Versão 4.5.0.37 no Blackberry 8100

EDITADO – ATUALIZADO: LEIAM O ARTIGO: VERSÃO 4.5.0.55 NO BLACKBERRY QUE RESOLVE O PROBLEMA COM A CÂMERA DO PEARL 8100

———————————–

Ola !!!

É com imenso prazer que anuncio aqui agora que a instalação da versão do OS 4.5.0.37 para o Blackberry 8100 foi instalado com sucesso, e totalmente multilingua, legal que na hora da instalação, você escolhe as línguas, eu só coloquei Inglês, Português(Brasil) e Espanhol.

Diga-se de passagem que fiz isso meio com um pé atrás, depois de muito papo com a galera do Pinstack no chat do mIRC e, depois de alguns dizerem ser uma má idéia (bad idea, bad idea, you blackberry will dead, your carrier doesnt support)…… era isso que eles falavam, até de retardado ou de otário me chamaram (i think that if you updated, you are a tard)”””””

Pois bem, fui um retardado de tentar instalar e acabei conseguindo……………

Demorou mais ou menos 45 minutos para finalizar por completo a instalação. Comecei ontem (17/06/2006, às 10:20:13 pm e acabou às 23:04:52), pois é, cronometrei tudo mesmo…

Primeiramente fiz um backup utilizando o Bberry Desktop Manager para o caso de der problema eu poder restaura-lo tranquilamente sem dor de cabeça.

Em seguida, fechei o BDM (blackberry desktop manager), instalei a versão 4.5.0.37 para 8100 e ao término, conectei meu blackbery na USB do meu notebook, ah, foi tudo no Windows Vista Home Premium e foi tudo tranquilo, sem erro de nada. Depois da instalação ter concluída, abri o BDM novamente e ele já me perguntou se eu queria atualizar da versão antiga para a nova versão, escolhi sim e ele foi fazendo etapa por etapa, desde verificação do sistema, apagando sistema antigo e instalando sistema atual. Eu só comecei a cronometrar mesmo depois que eu abri o BDM após ter instalado o aplicativo atualizado, as 10:20:13 pm. Demorou entre 15 à 20 minutos pra apagar e instalar o novo OS. Demorou uns 10 minutos no primeiro reboot, as imagens abaixo eu fui tirando do celular no decorrer do processo. Só me desculpe pela má qualidade das fotos, pois minha digital estava descarregada e eu fui tirando usando a webcam do notebook, com míseros 1.3 de resolução apenas :-(. Demorou um pouo pra apagar o fundo deixando apenas o telefone, não quero assustar os leitores, em algumas imagens sairam meio tortas pois fiquei com o dedo na frente!!

A 1ª imagem é do bb8100 enquanto estava processando a instalação, ou seja, no seu primeiro reboot:

Na 2ª imagem eu fiquei com medo, achei que meu phone tinha morrido, losted hehehe…. Ficou uns 5 minutos assim:

Bom, ai depois desse período, na 3ª e 4ª imagem, deu sinal de vida, foi quando deu sinal também no computador dizendo estar conectando no dispositivo, foi quando vi que ele estava ligado esperando eu digitar o PIN e depois perguntou se eu queria desbloquear o fone, algo do tipo !! 🙂

Na 5ª imagem foi solicitando se eu queria disponibilizar conteúdo em massa com meu notebook, pois ele estava ligado na usb 🙂

Nessa 6ª imagem já mostra o aplicativo “media” , mudou totalmente o visual, achei o máximo, é o mesmo visual do 4.3 do blackberry 8130 e dos outros modelos atuais.

Nota: A versão do OS que eu tinha no meu blackberry 8100 era 4.2.0.67, antiguinha né???

Resolvi então fazer essa atualização, apesar da demora no boot e para abrir os aplicativos na primeira vez, vale muito a pena, pois demora mesmo tudo só da primeira vez, as outras ele fica rápido, não tão rápido quanto a versão anterior é claro, mais vale a pena atualizar.

Ele automaticamente detectou meu cartão SIM e meu cartão de memória também. Minutos antes de instala-lo, vi um usuário no Pinstack solicitando ajuda, pois o mesmo fez essa atualização e não conseguia ouvir musicas nem ver vídeos, e ele tem o mesmo 8100 que o meu. Ao contrário dele eu não tive problema nenhum quanto a isso, e muito pelo contrário, eu achei que ficou até mais rápido para serem executados. Meus wallpapers abriram muito mais rápido em thumbnails e depois de executados. Minhas músicas também abriram muito mais rápidos, a camera não mudou nada, apenas as configurações que mudou o look.

Outras mudanças mui radicais ^^

Na minha versão anterior eu não podia:

Gravar qualquer tipo de som/vóz e adicionar como melodia, now i can ^^
Não podia instalar aplicativos direto do meu mobile como .jad/jar, now i can ^^
Não conseguia executar uns themes que eu havia instalado, depois disso eles apareceram na lista and, now i can ^^
Não conseguia adicionar e-mail, now i can ^^

Foram liberados algumas das milhares de funcionalidades que eu não conseguia fazer no OS antigo como enviar arquivos por MMS e SMS, fora o visual que mudou bastante, principalmente da parte de midia, o explorer mudou também, a forma com que aparecem as disponibilidades das pastas, também no media player aparece por categorias como autores, banda, nome de música, bem bacana.

Eu sou usuário da Operadora CLARO, foi só configurar a APN também que funcionou de boa.
APN: claro.com.br
usuario: claro
senha: claro

Por fim, mostro a todos voc̻s uma foto que tirei agora a tarde Р̼nica hora que me deu tempo Рda verṣo instalada do meu OS 4.35!!

Clique para Ampliar

Recomendo todos de fazerem essa atualização, não fiquem com medo como eu fiquei, mas mesmo assim enfiei a cara e decidi fazê-lo, mesmo porque, eu tinha certeza também de que poderia restaurar para a versão anterior caso desse algum problema ou incompatibilidade, ou alguma coisa de que eu não gostasse ou desse pau de vez. É um erro falar, como o povo do chat do pinstack, que esse processo é irreversível e que se fizesse tal ato o celular ia pro beleléu, ia escafeder, ia morrer de vez, ia dar pau no chip blablabla.. baboseira isso, os caras que me falaram isso, um era noob e o outro fazia parte da staff do pinstack e, era vendedor/tecnico autorizado pela RIM nos Estados Unidos…

Foi legal depois que instalei, e configurei, depois que fucei nele todo para ver as novas funcionalidades, os prós e os contras — alias de contrá a única coisa que eu vi foi que o meu opera-mini não ta instalando, vou ter que deletá-lo e instalá-lo novamente mas sem erro, e o mais pró, é que automaticamente meu Service Book já possui algumas entradas, sendo assim, consigo cadastrar meus e-mails e navegar utilizando o browser, gostei também que o ícone do browser apareceu na lista de aplicativos, é tão lindo, quase chorei ;_; — entrei no canal do Pinstack e conversei com esse técnico ai, falei que ele deveria saber das coisas antes de falar merda, pois assim desencoragava as pessoas de fazer certas coisas, falei que antes dele falar deveria estudar um pouco ou conhecer melhor as paradas, até chamei ele de burro em Português, ainda bem que não entendeu, pediu que eu falasse em Inglês e ainda me chamou de bicha !! Graças ao amigo dono do Blog Blackberry World BR de Luciano Alves de Oliveira que me disse que era reversível SIM essa alteração, eu resolvi fazer isso…

Mais ta valendo, a experiência vale mais do que tudo… Fui durmir era mais de 2 da manhã.. calma, calma, não fiquei fuçando no celular não, fiquei fazendo meu projeto para hoje 🙂

Dica dada, atualizem suas versões 🙂

Abraços

Malluco

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.