Segurança e Eficiência: BlackBerry em suas mãos

Nosso leitor/usuário do blog do malluco Daniel esteve presente no evento da NAVITA/RIM em São Paulo e enviou-nos um comentário sobre o evento e o que ele trouxe de bom em novas tecnologias para os usuários do blackberry.

———————————

Por: Daniel Longo
Terça-feira (26/08/08) participei de um evento apresentado pela NAVITA/RIM onde o tema é SEGURANÇA e EFICIENCIA: BlackBerry em suas mãos, onde estavam presentes pessoas importantes de ambas as empresas.

Neste evento foram abordados vários aspectos sobre o sucesso de crescimento do BlackBerry no meio corporativo, serviço este que cresce em paralelo com as operadoras de telefonia, assim oferecendo os serviços de acordo com o que a rede das operadoras podem suportar. Foram abordados também vários aspectos sobre sua segurança que utiliza uma criptografia de 256 bits AES ou triple DES, e foram feitos estudos que informam se um dado for roubado no trafego BES – Smartphone ou vice-versa, demoraria em torno de 40 anos para conseguir descriptografar.

BlackBerry vem dando uma visão diferente sobre o que é um smartphone, ágil, rápido, bonito, um estilo bem executivo e com diversas funções que auxiliam diariamente em suas tarefas diárias. Foi constatado que uma pessoa que possui um BlackBerry tende a diminuir sua carga diária em 1 hora, devido a mobilidade de serviços oferecida, ou seja, você consegue responder a e-mails importantes, agendar reuniões, criar suas notas, visualização, criação, edição de documentos WORD, EXCEL, POWER POINT (através do Documents TO GO), e ainda de quebra possui outros serviços como navegador GPS (utilizando o NAV4ALL, que funciona muito bem), diversos jogos, temas e uma coisa básica porém útil, você tem a possibilidade de ter 2 ou 3 baterias, assim nunca deixando você na mão quando você mais precisa.

A NAVITA apresentou um case de sucesso do banco MAPFRE, onde por sua vez criaram uma aplicação onde é possível fazer toda a aprovação/negação de passagens aéreas e diversos outros serviços que por sua vez eram feitos somente em dentro da empresa, e melhor com toda a segurança oferecida pelo serviço BlackBerry.

Foram apresentados algumas aplicações que são muito úteis no dia-a-dia de pessoas que trabalham com a tecnologia, também para quem é um viciado como eu por ex. …rsrs… Segue algumas delas :

Impatica
Site : www.impatica.com

Produto: A impatica fornece um produto muito legal chamado Showmate, no qual você pluga um dispositivo no DATA SHOW e via Bluetooth você pode mostrar por exemplo uma apresentação em Power Point, livrando assim do peso de notebooks, ou até evitar o roubo, pois ladrões hoje em dia já sabem que uma pessoa que esta de social com uma mochila provavelmente possui um notebook.

Microvision
Site:
www.microvision.com

Produto: A Microvision possui uma solução muito legal para inventariar ativos ou qualquer outro produto que possui código de barras, para isso é utilizado um leitor de código de barras Bluetooth e é instalada uma aplicação no BlackBerry, onde todo código que for lido através do aparelho a informação é armazenada no BlackBerry, onde futuramente você pode fazer o download dessas informações e inserir em alguma aplicação.

ROVE
Site: www.rovemobile.com

Produto : Existem ferramentas pagas e ferramentas FREE, que são muito úteis no dia-a-dia:

Rove Mobile Viewer for BlackBerry (FREE) – Esta ferramenta mostra a tela de seu BlackBerry na tela de seu computador, tem um delay de 2 a 3 segundos mas é muito boa.

Mobile File Manager (FREE) – Esta ferramenta como o nome já diz, é um EXPLORER de seu BlackBerry, também é muito boa e alem de você conseguir ver os arquivos dentro de seu BlackBerry, pode-se também ver os arquivos em rede, ou seja se há locais públicos no servidor de sua empresa (isso tem que configurar), com ele você pode acessar esses arquivos.

Dentre outras tem MOBILE DESKTOP (Um Terminal Service em seu BlackBerry), MOBILE ADMIN (Ferramentas para administração de servidores), MOBILE SSH (Você pode usar Secure Shell, ou até TELNET através de seu BlackBerry).

Esse foram alguns das ferramentas apresentadas no evento.

Tive também a experiência de pela primeira vez pegar o novo BlackBerry Bold em mãos.

O aparelho além de ser bonito, robusto, tem uma estética muito amigável, e já conhecendo todos os serviços que temos com o BlackBerry pude constatar que ele virá para deixar mais uma marca forte no mundo dos smartphones. Tive esta impressão quando eu peguei o iPhone pela primeira vez também, que era um smartphone show, que tinha diversas funções e tudo mais, mas pude constatar que ele não passa de um player bonito, touchscreen e que tem a função de um aparelho celular, mas não passa disso, o que é o contrario do BlackBerry Bold, que tem todas essas qualidades estéticamente falando (com exceção do toutchscreen), e se torna muito útil no dia-a-dia.

[Daniel, obrigado pela participação]

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.

banner-bbmagazine-blackbooster