Ajustando horário de verão no Windows para 2008/2009

O Horário de Verão 2008/2009 tem início à zero hora (00h00) do dia 19 de outubro de 2008, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, conforme pode ser verificado no site do Ministério de Minas e Energia.

Até este ano, o Brasil não possuía um Horário de Verão estático e as datas de início e término mudavam a cada ano, dificultando a atualização automática do sistema. A partir de 2009 o Horário de Verão passará a ter datas fixas, como pode ser observado neste decreto do Ministério de Minas e Energia. Entretanto, para este Horário de Verão 2008/2009 as alterações ainda precisam ser feitas manualmente.

Com o propósito de evitar transtornos para você, a Microsoft se antecipou a possíveis problemas que possam ocorrer e oferece aqui dicas de como fazer alterações manuais para refletir corretamente as datas de início e término do Horário de Verão no seu computador.

Neste ano, as datas de início e fim do Horário de Verão para o fuso horário (GMT -3:00) Brasília no Windows são as seguintes:

  • O horário de verão começa à 00:00 do domingo, 19 de outubro de 2008.
  • O horário de verão termina às 24:00 do domingo, 15 de fevereiro de 2009.

Os usuários do Windows Vista, Windows XP, Windows Server 2003 e Windows Server 2008 deverão solicitar um hotfix que atualizará as datas de seus sistemas automaticamente. Para obter esse hotfix, siga os passos abaixo:

  1. Acesse a página support.microsoft.com/kb/957201/pt-br
  2. Nessa página você verá todas as informações sobre o hotfix. Clique no link “Visualizar e solicitar downloads de hotfix” para acessar o formulário de requisição.
  3. Hotfix
  4. No final dessa página, selecione a versão do seu Windows. Plataformas
  5. Em seguida, preencha o formulário com seu email e digite os caracteres que aparecerem na imagem. Endereço de Email
  6. Clique no botão “Solicitar hotfix” e em breve você receberá um e-mail com as instruções para baixar o hotfix.
  7. Por questões de segurança, a Microsoft não envia e-mails para seus usuários com arquivos executáveis anexados. Dessa forma, você receberá um e-mail com o link para baixar o hotfix. Basta clicar no link para iniciar o download.
  8. Ao terminar o download, você verá que o hotfix está compactado em um arquivo ZIP. Clique duas vezes sobre o arquivo para iniciar o processo de descompactação. O programa irá solicitar uma senha. Essa senha está no mesmo e-mail que você recebeu com o link de download.
  9. Com o hotfix descompactado, clique duas vezes sobre ele para iniciar o processo de instalação.

Recomendação aos usuários do Windows Vista

Os usuários do Windows Vista que forem instalar o hotfix para o Horário de Verão devem, após realizar o download, seguir os seguintes passos:

Após o download, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo compactado e selecione a opção “Executar como Administrador”. É necessário que você possua os privilégios de administrador do Windows, caso contrário, solicite ao administrador do seu computador que efetue essa instalação para você.

  1. Após o download, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo compactado e selecione a opção “Executar como Administrador”. É necessário que você possua os privilégios de administrador do Windows, caso contrário, solicite ao administrador do seu computador que efetue essa instalação para você. Endereço de Email
  2. O arquivo será aberto e sugerirá que você descompacte o hotfix no diretório C: do seu computador, como pode ser observado na imagem abaixo. Endereço de Email
  3. Se o recurso “Controle de Contas de Usuário” do seu Windows Vista estiver ativo ao executar o hotfix sem elevar o privilégio, é possível que, ao tentar realizar o processo, surja a seguinte tela de erro: Endereço de Email

Para evitar que isso ocorra, basta descompactar o hotfix em outra pasta do seu Windows Vista, como “Documentos” ou “Downloads”. Lembrando que para aplicar o hotfix o usuário precisa de privilégios administrativos

[by Microsoft.com]

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.