Como reinstalar o OS do blackberry

Agora pouco, o malluco fez um tópico de como restaurar o sistema do blackberry.

Esse é diferente, esse é como reinstalar o software quando seu blackberry trava e/ou o computador não o reconhece mais. Sabem quando a ampulheta não sai da tela, pois é.. vamos ver se essa dica resolve o problema da galera.

Como sempre vai em passos, só não coloco imagens ilustrativas, sei que fica mais bunitinho e tal, mas demora, então assim é mais rápido e eu não tenho muito tempo, desculpem :)

  1. Instale o Desktop Manager (de preferencia o mais atual ou um que não dê pal, eu utilizo ainda o 4.2, mas já tem o 4.5 e 4.6 que parecem ser bons também).
    Caso ja tenha feito, caso está aqui porque seu blackberry deu pau no OS quando foi atualizar, entre na pasta c:Arquivos de ProgramasArquivos ComunsResearch in MotionAppLoader e apague o arquivo vendor.xml

  2. Instale o seu firmware do seu Sistema Operacional do Blackberry. Tente pegar a última versão, seria bem melhor, pouparia tempo. Lembrando que, para cada modelo, o firmware é diferente, então tomem cuidado. Pode pegar a última versão do seu aqui no site da Blackberry.com. Recomendo pegar o último homologado pela sua operadora, assim daria menos dores de cabeça pra você.
  3. Tire a bateria do blackberry, vamos ficar um tempo sem ela. Então, ligue o cabo USB no bb e no computador.
  4. Vá em Opções, depois em Configurar Conexão
  5. Selecione o PIN USB, pode demorar um pouco, pois está sem bateria, você pode até precisar selecionar manualmente um dispositivo pra conectar
  6. Isso no desktop manager, escolha o ícone aplicativo loader
  7. Selecione tudo que pretende instalar
  8. Vai dando next/próximo ou avançar, até aparecer o botão “Concluir”, mas, importante não apertar concluir, ir em avançado sempre.
  9. Certifique-se de que as caixas estão selecionadas. Vá em frente, até ele perguntar se quer fazer backup automatico de restauração, exija que ele faça esse backup, não passe em branco.
  10. Deixe ele fazendo o processo de restauração depois ele irá começar a reinstalação. Tome cuidado pra não tirar o cabo por acidente ok? Vá em frente até ele pedir para colocar a bateria, se não pedir até no final, pode colocar normalmente.

E terá o seu black restaurado. Pode falhar ou dar uns erros na primeira ou segunda tentativas, mas não desista, tem que dar certo. Não se desespere ok? Caso necessite, leia esse passo-a-passo de como instalar e/ou atualizar o OS do blackberry.

Bom, continuando, se tentar pela 3ª vez e não der certo, faça o seguinte:

Baixe o kit de desenvolvimento do Java, JDM e tudo mais, no site java.com você acha, encontre um arquivo chamado javaloader.exe e mova-o para o c:.
Vá no prompt cmd (iniciar > executar > cmd – aperte enter), vá no c:  e digite: javaloader-usb wipe

Serve de última alternativa, para limpar o seu handheld

Abraços, boa sorte

Maneco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filed Under: BlackBerry Dicas

Tags: , ,


 

Sobre o autor do post

Estudante de TI, skatista e surfista nas horas vagas. Vive a vida aproveitando o melhor que ela pode proporcionar. Em casa, sou companheiro, na rua nada muda. Adorador de BlackBerry desde o seu nascimento e Santista por perfeição.

Comente usando o facebook

Não tem facebook? Comente abaixo

Commentarios (68)

Trackback URL | Comentarios RSS

  1. Herbert disse:

    A perda da minha coragem em atualizar foi por causa do R$100,00 gasto no reparo hehehe

    Meu aperelho está usando a versão 4.5.0.52.
    Está muito desatualizado?

  2. Malluco disse:

    ta certo Herbert.. então ta bom esse é um dos atuais :)
    abs

  3. Herbert disse:

    Surgiu um pequeno problema. Essa versão 4.5.0.52 não me disponibilizou a opção de envio de MMS.
    Como eu faço para ter essa opção disponível no bb?
    abs

  4. vigarista1 disse:

    Ola, noisdf, estava com o um problema em parte igual o seu, meu primo, com o bb8310 dele, estava tudo ok, ate que ele desligou e quando ligou, so acendia a luz vermalha e apaga e entrava na tela com a imagem de uma bateria preta com um corte vermelho, fiz de tudo, tentei atulizar e tudo mais, negativo, so que, meu problema no fim, nao foi de software e sim no hardware, depois de abrir o aparelho eu pode constatar que o defeito estava em uma sujeira em um dos 4 contatos da placa no lugar no conector da bateria estava com uma sujeira, um crosta micro, apos limpar os contatos com uma borracha daquela de colegio de apagar e liguei, bingooooooo, o celular ligou normal, so que deu o erro 507 (isso pelas tentaivas de atualizar ele mal sucedidas), agora esta tudo certinho e meu primo si safou, espero que isso te ajude ou ajude outros no mesmo dilema..

    Rbson Sena.

  5. Flavio disse:

    Alguem sabe como tirar o logo da operadora do blackberry? Já reinstalei o fw e ele ao iniciar abre com o logo da operadora. Fiz de tudo mas….nada !
    Se alguem souber, eu agradeço
    Abraço

  6. Malluco disse:

    @Flavio
    É teoricamente impossível, mas é praticamente possível, desde que alterando a ROM, memória onde geralmente são gravadas as informações deste tipo, sabendo-se a linguagem de baixa plataforma talvez você consiga, ou, creio eu, que o programa MML (MFI MultiLoader) faça isso… tem uns procedimentos que faça, mas não é totalmente seguro, então, caso vá fazer algo do tipo faça por sua conta e risco, ou ache algum hacker e/ou cracker que esteja afim de brincar com um sisteminha diferente..

    abraço

  7. Flavio disse:

    Malluco
    Muito obrigado pela sua informação. Onde consigo o MML?
    Abraço

  8. Malluco disse:

    @Flavio
    Você consegue em torrent.. ou se procurar no google achará alguns links ainda disponíveis pra downloads em sites gringos.

    abs

  9. Augusto disse:

    olá, ganhei essa semana o Blackberry 8100 dos meus pais, meu pai usava ele, porém eu não sei onde foi parar o cd de instalação dele e resolvi procurar na internet sobre isso. Instalei vários Desktop Maneger’s no computador e nada de funcionar, até que li esse tutorial que me parece muito bom, só que tem mais um problema, eu baixei a versão 4.2 SP2 se eu não me engano, que é o correto para o meu computador, só que também não funcionou, o computador lê o driver como desconhecido e depois some, e o cabo USB esquenta MUITO, até deixei um pequeno ventilador nele enquanto deixo o blackberry conectado ao pc. Tentei fazer esse esquema de retirar a bateria e conectar ao pc só que foi em vão, nada funcionou.

    Teria alguma dica para o novato aqui? :)

    desculpe a ignorância.

    Att

  10. Malluco disse:

    @Augusto
    ola..

    quando bota no usb ele reconhece o celular normal? Na tela do BB aparece alguma mensagem após conectar o cabo usb? no desktop manager ele reconhece o blackberry/PIN?

  11. debora disse:

    Meu Blackberry 8900 desligou sozinho e em seguida liguei novamente e apareceu essas duas Mensagens, agora fica travando direto qdo acesso a pasta de MMS e SMS, alguém sabe me dizer o que está acontecendo e o que eu faço???

    As 2 mensagens que aparece:

    Uncaught exception: Aplication net_rim_bb_messaging_app(67)is not responding; process terminated

    Foi inserido um cartão de memória que contem erros. Para corrigir o erro, use um ultilitario de verificação de disco no computador. OK

  12. Malluco disse:

    @debora
    hmm.. recomendo fazer um backup dos seus dados e fazer uma reinstalação do SISTEMA OPERACIONAL do seu curve.. acho que vem bem a calhar..

  13. Daniela disse:

    Olá, Perdi o meu BB da VIVO e ganhei um Blackberry 8310 curve da TIM. Sei que preciso desbloquear para utilizar o sim da Vivo. A minha duvida é se posso restaurar o OS da VIVO no lugar do q esta da TIM depois do desbloqueio. Com a ajuda do site já achei o arquivo da vivo: 8310M_PBr4.5.0_rel81_PL2.7.0.68_A4.5.0.55_VIVO.exe
    Posso tb restaurar o meu backcup do BB antigo (mesmo modelo).
    att,
    Daniela

  14. gonzalez disse:

    ola td bem tenho um blackberry e coloquei um cartao de memoria
    agora fica aparecendo uma menssagem que foi inserido um cartao de memoria que contem erros e pra corrigir o erro pra mim usar um utilitario de verificaçao de disco . como faço isso??

  15. Robson disse:

    Caro(os) Amigo (os),

    Recentemente adquiri um BlackBerry usado, e estou adorando, mas, estou
    com um problema e já procurei inúmeras pessoas para ajudar, mas, infelizmente
    sem sucesso.

    Tenho um celular BlackBerry Storm, modelo 9530, mas, ele não aparece
    a tecla de configuração, conhecida como uma chave inglesa, e desse jeito
    não tenho acesso a configurações do celular e o programa
    desktop manager 6.0 ou qualquer outra versão não reconhece o celular
    conectado pelo cabo USB, mas, meu Windows 7
    reconhece o celular (windows explorer), inclusive reconhece duas unidades, uma de 2 GB e outra de 20MB.

    Já tentei todas as tentativas que encontrei na internet, inclusive as que estão logo acima

    Agradeço atenção!

    Robson Santos

  16. Bahiano disse:

    ola, tenho um blackbarry curve 8520 desbloqueado da tim,e gostaria de saber se for possivel como retirar o logotipo da operadora? Desde já fico agradecido.

  17. André Luiz disse:

    Olá, tudo bem?

    Por favor se alguém já passou pelo mesmo que eu ajude-me.

    Meu bb 8310 após eu tirar a bateria nuncamais ligou nem pisca a luz vermelha.

    Bateria totalmente recarregada e levei numa assistência e falaram que tem que fazer uma atualização.

    Como sou adepto do faça vc mesmo, estou aqui na net quebrando a cabeça para conseguir atualizá-lo.

    Por favor me ajudem.

    Grato,

    André Luiz

  18. Carol disse:

    Oi, tudo bom?? Será q vc podia me ajudar???
    Sou da claro mas comprei um aparelho desbloqueado da vivo, o bb torch 9810 e ele fica travando o tempo todo! Toda hora tenho que retirar a bateria para reinicializar….
    Já fiz aquele reset total e ai celular parou de reconhecer varias coisas do memory card! Tipo minha agenda…e continua travando! O que devo fazer?


Atenção


Os comentários que não estiverem de acordo com o conteudo do topico ou com links pessoais, serão automaticamente deletados.


(você pode usar a opção "Site/Twitter" para divulgar seu endereço; use o menu principal e localize uma página adequada para deixar comentários fora do tópico, ou faça uma pesquisa no campo de Busca.). Obrigado pelo seu tempo!

Comentar




Se quer uma imagem na sua resposta, pegue um Gravatar.