Mais uma forma de pagamento online

Só pega fila de bancos hoje em dia, quem quer mesmo !!!

Nosso celular já é multimídia. Agora vai virar cartão de pagamento. Foi o que anunciou Visa e Banco do Brasil em recente coletiva de imprensa. A tendência do mobile payment – que permite o pagamento de compras apenas com o celular, já chegou ao Brasil, primeiro país da América Latina a usar a tecnologia. O serviço está sendo oferecido pelo Banco do Brasil em parceria com a bandeira Visa – para celulares de qualquer operadora.

É uma quebra de paradigmas se pensarmos que daqui a algum tempo poderemos deixar a carteira em casa e obviamente será uma mudança e tanto de cultura e comportamento para os brasileiros que ainda não se habituaram com a novidade.

Para se ter uma idéia, os serviços de mobile banking, por exemplo (no qual é possível pagar contas, fazer consultas e transações na internet do celular), são utilizados por menos de 3% dos clientes bancários brasileiros. Mas, segundo especialistas em tecnologia, é um movimento inexorável. Estudos apontam que até 2010 cerca de 10% das 50 bilhões de transações bancárias serão feitas pelos celulares.

Mas embora seja uma tendência, ainda é um movimento lento. Por aqui, apenas quatro estabelecimentos já estão cadastrados pela Visa para receber via celular: Pizza Hut (no Distrito Federal e Fortaleza), Disque Bifarma (São Paulo), DHL Expressa e Droga Fuji (Distrito Federal).

A aposta é que a moda pegue mais rapidamente nos serviços de entrega e delivery, os quais se tornam especialmente mais ágeis e seguros com os pagamentos via celular. Para o consumidor e o lojista, basta se cadastrar junto ao banco e a segurança é a mesma de qualquer transação realizada com cartões.

Na coletiva de imprensa, o diretor executivo da Visa, Eduardo Chedid disse que “ao tornar real a convergência das tecnologias de meios eletrônicos de pagamento e de celulares, há maior conveniência para consumidores e para o comércio”. Chedid mostrou também um vídeo em que uma consumidora fazia a feira e pagava as frutas e verduras com o celular, trocando mensagens com o feirante. “O celular está virando banco”, resumiu.

[by Ticiana Werneck, editora ClaroBlog]

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.