Blackberry 8100 e 8110 como filmadora | parte 2

Iae, sou eu de novo.

Na semana passada criei um post falando sobre filmar vídeo usando o blackberry 8100 e 8110. Porém em alguns comentários os usuários não conseguiram a façanha após atualizar para a versão mencionada no mesmo post que era o OS 4.5.0.92/4.5.0.69 para blackberry 8100 e OS 4.5.0.92/4.5.0.69 para blackberry 8110.

Bom, neste domingo pela madrugada eu venci meu sono e abri meu computador e meti a cara, sabia que alguma coisa ia falhar ou seja, na minha mente estava o famoso VDM, pra quem não conhece, profissionais da área de design, projetos e etc (como eu) utilizam essa sigla VDM (VAI DAR MERDA) pois não gostamos de criar expectativas e nem esperanças 🙂
Continuando, o VDM não saia da minha cabeça, é VDM dali, VDM daqui e VDM pra todo lado. Pois bem, instalei a versão do OS 4.50.92/4.50.69, e fiz alguns ajustes em alguns arquivos. Só ressaltando, quando instalar esta versão, não vá direto abrindo o Desktop Manager pois ele não irá atualizar ou notificar que tem uma atualização (ainda). Portanto, siga estes passos para poder fazer sua atualização corretamente. No final deste post eu digo se vai dar certo ou não.
Dica: Se quiser ir direto para o final fique a vontade, pois assim você poderá escolher entre continuar lendo ou desistir, fica a seu critério.
Nota: Façam isso por sua conta e risco.

Bom, continuando², antes de instalar o OS citado acima, faça o backup, independente de qualquer coisa, FAÇA O BACKUP, FAÇA O BACKUP, FAÇA O BACKUP. Passo importante para a restauração com sucesso!!!

Dae, depois de “fazer o backup pliss” e instalar o OS, siga os passos abaixo.

Vá na pasta para C:Arquivos de ProgramasArquivos ComunsResearch In MotionLoader Files8110-v4.5.0.69_P2.7.0.72, para windows inglês é a pasta C:Program FilesCommon FilesResearch In MotionSharedLoader Files8110-v4.5.0.69_P2.7.0.72. Reparem que o nome da pasta é do blackberry 8110. Mas se for a pasta 8100 não tem problema, é ela mesmo.

Depois abra o arquivo PkgDBCache.xml no bloco de notas/notepad e vamos editá-lo. Pressione o control+F(ctrl+F) ou F3 ou vá no menu Editar/Procurar (edit/find), e procure por 8110. Substitua todas as palavras “8110” por “8100“.

Fazendo isso, salve e feche o arquivo. Faça o mesmo com o arquivo Platform.alx e com o arquivo Specification.alx (este pode não estar presente na pasta, se não estiver ignore este arquivo).

Agora, caso a sua pasta seja, como citei acima, 8110-v4.5.0.69_P2.7.0.72, copie todo o conteúdo dela, incluindo as pastas “GPRS e JAVA”, para a pasta C:Arquivos de ProgramasArquivos ComunsResearch In MotionLoader Files8100-v4.5.0.69_P2.7.0.72, para windows em Inglês é a pasta C:Program FilesCommon FilesResearch In MotionSharedLoader Files8100-v4.5.0.69_P2.7.0.72. Substitua todos os arquivos normalmente.

Agora, vá até a pasta C:Arquivos de programasArquivos comunsResearch In MotionAppLoader, para windows em Inglês é a pasta C:Program FilesCommon FilesResearch In MotionAppLoader. Chegando lá, abra o arquivo Device.xml no bloco de notas/notepad, vá até onde está a tag , e onde estiver escrito Camera=”True” digite o complemento videoRecorder=”True”, depois salve e saia.

Na mesma pasta, apague o arquivo Vendor.xml.
Nota: Antes de apagá-lo, faça uma copia do mesmo ok?

Agora sim, abra o Blackberry Desktop Manager e ele falará que você tem uma atualização nova. Aceite e deixe atualizando. Não mexa no blackberry, pois o cabo pode se soltar ou dar uma pane e ae ja era, Ferrou tudo, ou seja, VDM =). Ae siga o passo-a-passo para instalar o sistema operacional

—–

Pois bem, eu fiz todo esse processo, porém INFELIZMENTE o VDM venceu. Mas, eu voltei e contornei a situação, meu Blackberry PAROU totalmente de funcionar, aquela tela branca e linda apareceu com o erro APP LOADER ERROR e tal, lindo. Simplesmente solucionei retirando a bateria, deixando fora uns 2 minutos, coloquei novamente e surgiu a tela de novo, quando surgiu essa tela, coloquei o cabo usb e abri o desktop manager, abri o AppLoader e pedi para reinstalar o OS novamente. Depois de instalado, ele ficou com uma tela engraçada, toda vetorizada, parecia os nokias antigos tudo estranho e tudo monocromático. Simplesmente fiz a restauração do backup, parte importante no processo, e retornou para minha tela normal com as minhas milhões de cores e ícones agradáveis. O OS 4.5.0.69 ficou instalado agora, porém a câmera de vídeo não funcinou, o SONO me venceu e eu desisti – por enquanto – de tentar mais. Caso alguém queira tentar e meter a fuça para forçar a Gravação de Video no bb8100 fique a vontade, ficarei grato e feliz de receber a notícia de que alguém conseguiu.

Como disse acima, faça isso por sua conta e risco. Estarei disposto a ajudar em caso de problemas nesse processo ok? Mas, faça por sua conta e risco. Eu apenas estou colocando aqui porque sei que além de mim, existem vários outros curiosos de plantão.

Espero que tenham mais sucesso do que eu nessa tarefa.

Abraços a todos e tenham um ótimo começo de semana… Segunda-feira ninguém merece viu !!! :s

Fui

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.