IRC para BlackBerry ??? Sim, existe !!

É um APP, e seu nome é jMIRC.

Você deve estar se perguntando. “Mas que diabo é isso de IRC??”

Bom, vou resumir em poucas palavras, ou pelo menos tentar.

IRCInternet Relay Chat é uma maneira de bater papo também, assim como o MSN, GTalk e/ou Yahoo Messenger, o IRC também serve pra bater papo, só que sua interface é totalmente diferente e, pra quem não ta acostumado, é totalmente estranho a primeira vista, porém, se adequando a essa onda você passa a se apaixonar, assim no meu caso foi amor a primeiro acesso. Uso IRC desde 1998 quando vi pela primeira vez rodando em linux ainda, achei bem tosco porém muito interessante e intuitivo. Ele, antigamente, era usado por vários grupos de geeks de todo o mundo, até hoje ainda é usado, aqueles grupos de hackers ou crackers e até mesmo phreackers se encontravam via IRC e invadiam vários sites e servidores por ai a fora. Antigamente, mais precisamente até meados de 2005 existia uma rede chamada Brasnet, a mais conhecida rede nacional do IRC e que tinha uma concorrente muito forte, a BrasIRC, que perdia de letra pelos acessos da tal e, de uma hora pra outra, os geeks da BrasIRC resolveram então se juntar e derrubar a tão querida Brasnet, depois de muitos anos tentando e lutando contra, a Brasnet, não sei porque, resolveu ceder aos ataques e acabou caindo, e caiu feio, repercutiu muito na internet essa batalha e infelizmente veio a falir, os donos abriram mão do servidor, enfim, foi pro beleléu. Pois bem, não vim aqui falar da história do IRC porque demoraria uma eternidade e o banco de dados aqui não suportaria (vish ehhe).

Pra quem não conhece, tirei alguns screenshots do que eu utilizo via Cliente no meu computador. Apenas para você ver como é a interface.

irc1
clique para ampliar

Este é só um exemplo do cliente que eu utilizo no Windows, no Linux é um chamado X-Chat. A interface é quase a mesma e o estilo de “chatear” é o mesmo.

Agora, para os usuários viciados e que possuem um BlackBerry com plano de dados também podem ter acesso ao irc, utilizando um programa chamado jMIRC, cliente de IRC para BlackBerry.

irc2

Bom, no IRC é preciso saber alguns comandos básicos para iniciar sua navegação. Abaixo relacionei as mais básicas para você poder entrar nos canais, não é Sala como bate-papo uol ou terra, chama-se por Canal, seguido de um “#” antes do nome do canal, como vê na imagem acima o canal #z80

Ok. para se conectar, após instalar o jMIRC no seu BlackBerry, ele está em .jar, então, para instalar arquivos .jar caso você não saiba, leia este manualzinho.

Após instalar, abra, clique com o menu e escolha a opção Profiles. Clique menu novamente e escolha a opção Add new profile.

Edite as informações.

Profile name “nome”
Nick “seu nick”
Alternative nick “nick alternativo”
IRC server (aqui é um servidor de sua preferencia, eu utilizo o IrcHighway, então seria: irc.irchighway.net)
IRC port (sempre a porta 6667, então coloque apenas “6667”)
Channel (seguido do simbolo “#”, o que eu frequento é #zegames)
Username “nome qualquer”
Real name “nome qualquer”

Beleza, já configurou, basta salvar e  depois selecionar o perfil salvo. O perfil será salvo com o nome que você colocou ok?

Em irc server, existem vários espalhados pela internet, muitos nacionais, mas milhares internacionais, eu frequento o que mencionei acima que é tanto nacional quanto internacional, existem canais nacionais la dentro, mas frequento também o irc.freenode.net que é um serv mais gringo que brasileiro, onde estão os canais que eu sempre frequento, inclusive o canal #BlackBerry.

Pois bem, depois de salvo o profile e conectado nele, ele irá se conectar e ficara parado, basta digitar os comandos abaixo para fazer alguma coisa:

/join #canal = entra em um canal específico.
/nick “nick” = troca para o nick que você quiser. (Cuidado, se o nick tier registrado você não poderá usar ok? então, caso seja novato e o nick seja seu nome e ainda não tenha registrado, você pode fazer usando o comando abaixo).

/nickserv register seu@email.com suasenha
Será registrado o seu nick atual e enviado para seu@email.com com a suasenha ok?

Bom, os comandos básicos são estes, você pode procurar mais por ai, caso tenha duvida deixe um comentário que eu lhe auxilio ok?

Download

Para baixar o jMIRC basta clicar aqui, está em .jar como dito acima, faça download tanto para o windows depois transfira para o celular, ou caso tenha internet, que precisa ter, baixe direto pelo seu navegador digitando o endereço: http://www.blackberrymagazine.com.br/downloads/apps/jmirc/jmIrc-0.95.jar

Legal né?

Comentem 🙂

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.