Saiba tudo sobre Pacote de dados, BIS/BES e outros !!!

Muito se ouve falar de pacote e/ou plano de dados para BlackBerry e outros Smartphones por ai. Que para uso de Internet neles você precisa de um tal de pacote de dados.
Poucas pessoas conhecem essa terminologia, portanto, venho explicar um pouco detalhado o que é para meus leitores ficarem sabendo :).

Vou mostrar um pouquinho do meu conhecimento pra galera, afinal, compartilhar faz parte da minha bagagem… Me corrijam se eu estiver errado em minhas palavras ok? Posso estar um pouco defasado sobre tal informação, mas vou falar só o que eu conheço. Algumas informações também foram tirados de alguns sites como HowStuffWorks.

Vou tentar explicar um pouco do funcionamento e falar também um pouco dos pacotes do BlackBerry BIS e BES para os leigos.

Pra  começar, tudo que se faz na Internet, gira em torno de pacotes de dados, então tudo quanto é informação enviada e recebida é um pacote de dados que ta sendo processado. Exemplo disso, enquanto você entrará nessa página foi um pacote que você recebeu, quando enviar um comentário é um pacote que você ta enviando. Em redes que enviam dados com pequenos pacotes de dados são chamadas de rede de comutação de dados.

Cada pacote possui um certo tamanho de informação que o ajudará a chegar ao seu destino, o IP do remetente, o IP do destinatário…, é assim que a rede divide em partes por exemplo uma mensagem de e-mail pela Internet, isso tudo em um certo tamanho de bytes.

Cada pacote é enviado através da melhor rota disponível. Uma rota pode ser seguida por todos os pacotes na mensagem ou nenhum deles, tornando assim a rede mais eficiente.

A maioria dos pacotes são divididas em três partes:

  • Cabeçalho -> contém instruções sobre as informações contidos no pacote que incluem tamanho do pacote, sincronizações, nº do pacote, protocolo utilizado (e-mail, http, etc…), endereço de origem e endereço de destino.
  • Corpo -> chamados de dados do pacote, é o dado principal que o destinatário estará recebendo e visualizando, por exemplo um corpo de um e-mail onde você digita a mensagem que quer entrega e/ou alguma imagem ou arquivo anexo…
  • Rodapé -> normalmente contém bits que avisam ao receptor que o fim do pacote foi atingido, fazendo com que seja fechado qualquer outro tipo de recepção por meio daquele pacote. Também pode haver algum tipo de verificação de erro. A verificação de erro mais comum utilizada nos pacotes é a Verificação de Redundância Cíclica (CRC). A CRC é bem clara. É assim que funciona em certas redes de computador: ela considera a soma de todos os bits 1s contidos no corpo do pacote. O resultado é armazenado como um valor hexadecimal no rodapé. O disposotivo receptor soma os bits 1s contidos no corpo do pacote e compara o resultado com o valor armazenado no rodapé. Se os valores coincidirem, o pacote está adequado. Se não coincidirem, o dispositivo receptor envia um pedido de reenvio do pacote ao dispositivo de origem.

Bom, esse é mais ou menos o que acontece em uma transmissão e como funciona o gerenciamento de pacotes de dados, isso tanto para Internet em seu computador quanto para os pacotes de dados instalados em seu celular enviados através da sua operadora após assinar um plano com eles.

Falando um pouco sobre BIS e BES.

O que é BIS afinal ?

BIS é BlackBerry Internet Service, é um serviço da BlackBerry que te da acesso a Internet. Diferente dos planos da sua operadora, o BlackBerry Internet Service te da acesso ilimitado a Internet e com alguns outros serviços extras. Já o plano que sua operadora lhe vende, dependendo do valor você pode ou não ter internet ilimitada, e ainda por cima as vezes cobram serviços extras, tem suas vantagens e desvantagens. A, já ia me esquecendo. O BIS é um plano para pessoa física e não pessoa jurídica, ao qual direi mais abaixo.

O que é BES afinal?

BES é BlackBerry Enterprise Server, é um serviço disponivel apenas para empresas corporativas, assim como uma intranet, onde, diversos serviços são disponibilizados para você com acesso restrito dentro de uma rede, pode ou não te dar acesso a Internet, isso depende da boa vontade do administrador de TI e das políticas vigentes e também o mais interessante nesta rede BES é a sua segurança, seus dados trafegados são muito mais criptografados e bem mais seguros do que um outro acesso normal.

Ta bom Malluco, eu entendi, e qual a diferença dos dois??

Bom, já falei mais ou menos a diferença, então vou tentar ser mais direto.

Tanto BIS quanto BES te dão acesso a Internet, como dito acima, podendo você receber e-mails, acessar sites, se comunicar via chat MSN, GMAIL e outros da sua preferência. Também te da acesso a serviços de terceiros como MobFuell, Bolt entre outros… Quando é trafegado os dados vão para os servidores BIS /  BES e assim sendo, se comunicam com o mundo exterior, em seu nome, retornando para você os dados que você solicitou :).

A diferença mais concreta é o nível de segurança em que os dados são recebidos e enviados, como falei, o BES é uma rede muito mais segura por ter um sistema de informação bem mais encriptada.

No caso do BIS também possui dados criptografados, porém, fica a mercê do próprio usuário, que na sua maioria é usuário leigo em assuntos de segurança na Internet e não tem noção nenhuma de como se proteger acessando sites que não conhece, ou seja, pode-se utilizar uma segurança de TI também tendo um BIS porém é necessário que o user tenha noção do que e como fazer, as precauções são diversas, como, antes de usar qualquer aplicativo de terceiros que não conheça, faça uma busca para saber se aquele aplicativo é confiável. Na dúvida pergunte para os mais experientes.

No BES como falei a segurança fica a mercê do próprio departamento de TI, do qual controlam totalmente todos os aspectos do servidor BES e com certeza ficam sempre num local agradável, sentado e confortável.. somos administradores de TI né gente, não podemos trabalhar em pé na frente do PC :).

Então, Malluco, eu estou totalmente fora de segurança utilizando meu BIS?

Não, alias, não totalmente. No BIS funciona tudo como uma rede pública. Seus dados da operadora para o seu telefone são também criptografados, mas ao mesmo tempo, a operadora está se comunicando com a Internet o que não é exatamente o auge de um ambiente seguro sacou? A sim a probabilidade de alguém interceptar seus dados e usar de má fé, não quero te assustar amigo(a) ok? Mas, pra te deixar mais animado e com menos peso na consciência, posso te assegurar de que o BIS é um ambiente MUITO mais seguro do que a internet usada em sua casa como Telefonica(speedy) ou outro e também muito mais seguro do que usar rede sem fio (wifi) e/ou bluetooth, pode ter certeza disso. Mas, não se preocupe, como falei, não acesse locais que você desconheça. Leia alguns artigos sobre segurança que aprender um pouco como se defender e tal.. não fique alarmado, mas é bom prevenir :).

Enquanto que no BES (nossa, ta enjuando né???) é totalmente uma rede privada e fechada, seu BB tem um ambiente muito seguro, um link que vai direto para o ambiente corporativo, uma vez que o BES é um servidor e geralmente está dentro do TI da empresa, onde, geralmente também, analistas de TI de uma empresa possuem uma vasta experiência com segurança de informação, é preciso saber né.. A única maneira de alguém interceptar os dados do seu BB através do servidor BES é ele infiltrar em sua empresa como um espião hehehe.. A não ser que seja uma Microsoft, uma Sun ou Google, não vale a pena ser espião nessas horas…

Bom, falando um pouco mais do BES, ele realmente é muito seguro, eu acho que falei bastante mais ainda fui bem simples nas esplicações, o BES faz mais do que simplesmente ler e-mails, ele funciona como uma VPN (Virtual Private Network – Rede Particular Virtual). Assegurando de que tudo que você faz no BlackBerry seja realmente criptografado, e essas informações criptografadas, nem mesmo um Transltr da NSA consegue decifrar eheheha..

Então, continuando, imagine você ter 297 aparelhos blackberry configurado na sua rede BES e você precisa instalar um aplicativo em cada um deles, um aplicativo comum assim como o MobFuell do amigo Ricardo da empresa Highlan. Com esse servidor BES e seus 297 aparelhos cadastrados, você não precisa nem tocar no aparelho fisicamente pra instalar esse app neles, você nem tem que se preocupar com o usuário final, é tudo feito automaticamente através da REDE, totalmente seguro :). Incrível né?

BES também permite você limpar, resetar, bloquear um celular, é bem útil para os esquecidinhos de plantão que vivem perdendo coisas.

RESTRIÇÕES

Nem todas as operadores oferecem o mesmo nível de serviços do BIS. Eu já vi casos em que muita gente é cobrada por usar um programa de terceiro em seu blackberry utilizando um serviço de internet da operadora e não do BlackBerry. Significa que, se você instalar aplicativos fora do padrão da operadora e que usam um pacote de dados excedente, você vai ser, demasiadamente, roubado :). No BES não existe cobrança nenhuma, pois o depto de TI que vai te dar permissão do que você deve/pode e não usar. Quer Windows Live Messenger mais não quer GTalk? Eles configuram pra você. Quer GTalk e Yahoo Messenger mais não quer Windows Live? Calma, o pessoal libera também…. simples assim :).

Então, minhas recomendações, se for utilizar um plano de dados de internet em seu BlackBerry, caso for usuário doméstico/pessoa física, utilize o BIS, se for corporativo, configura um BES, é caro, mas vale cada centavo. Deixe sua operadora chupando dedo…

Qualquer outra ponderação será bem vinda.

Abraços… e desculpem o longo texto.. hoje estou inspirado em alguma coisa…

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.