[Dicas] Como economizar na sua bateria do BlackBerry

Falando um pouco e dando umas dicas sobre as Baterias.

bateria_fraca_blackberrymagazine

Falem a verdade. Quando aparece essa mensagem no BlackBerry, é de lascar né não? A raiva que dá é enorme… Ainda mais quando ainda são 2 horas da tarde e você precisa ir pra algum lugar resolver pepinos e não pode ficar sem receber seus e-mails. É a pior mensagem do mundo.

É um pé no saco ter que ficar carregando todos os dias. E se você viaja a noite então? Ai ferrou, como vai carregar? Enfiar no nariz? ou no….. embassado!

Bom, muita gente me pergunta, como faço pra economizar bateria no BlackBerry em Malluco? Respondo com algumas dicas, mas não são suficientes. Então resolvi, como dito no Twitter, falar um pouco sobre como economizar a bateria do BlackBerry.

Primeiro só quero dar antes a melhor dica de todo este artigo. Hoje existe um aplicativo chamado ForceRadioOn.

Que p.. é essa Malluco?

ForceRadioOn serve para, quando aparecer a bendita mensagem da imagem acima, você habilita este app e ele libera por mais algum tempo o Sinal até esgotar totalmente a bateria. É para aqueles casos extremos onde você NECESSARIAMENTE precisa utilizar no caso de urgência, como foi meu caso ontem. Para download, digite o endereço abaixo no seu BlackBerry e baixe direto por ele.

Agora vamos ao resto do artigo, é pequeno, porém valioso.

Para economizar a bateria, segue alguns detalhes que deve ser considerados por um heavy user do BlackBerry.

São elas:

  • Não deixe aplicativos abertos em “background” no seu celular, quando não estiver usando, feche clicando no botão “Sair” do app. Isso serve para todos os casos, msn, gtalk, twitter client, facebook e todos mais…
  • Não mantenha o sinal de Bluetooth ligado, pois é o que mais consome bateria, de verdade, consome mais do que todos os aplicativos abertos de uma só vez e com sinal de Internet oscilante. Então, desligue, ligue só quando for usar mesmo. Entendeu? Eu só deixaria meu Bluetooth ligado sempre, se meu ID do Bluetooth fosse meu número de telefone, pois assim se alguma garota localizasse o sinal por curiosidade já teria o número a vista ^^. Mulher que gosta de deixar sinal de Bluetooth ligado, nunca vi.
  • Quando estiver passando em locais com baixo, mas muito baixo sinal de frequencia, impossibilitando assim você de fazer aquela conexão desejável, desligue sua conexão, desative, pois toma um enorme consumo o sinal ligado tentando encontrar a rede, fazendo esse trabalho de tentar encontrar o sinal a bateria desgasta até mais que o próprio bluetooth ativado.
  • Caso utilize um Fone de ouvido Bluetooth, amigo, compre um mp4+ com essa tecnologia, garanto que vai economizar muito mais e se frustrar muito menos. Utilize o BlackBerry como MP3+ sim, porém, use um fone comum pra BlackBerry, economiza mais, porém não é também muito indicado ficar escutando por muito tempo, só o suficiente.
  • Caso seu BlackBerry tenha Wi-fi (wireless) integrado, mantenha esse sinal desativado/desligado quando não estiver usando ou quando não estiver em local com este tipo de sinal, pois ao tentar encontrar o sinal ele consome também a bateria. No mais, o Wi-fi conectado constantemente há uma rede sem fio por exemplo, gasta menos energia do que se imagina.
    Se você estiver em um local com Sinal Wi-fi e tiver também um plano de dados BIS, prefira utilizar o Wi-fi para navegar na web, ver twitter e coisas que podem ser utilizados sem o BIS/BES, é interessante desabilitar essa opção e deixar só o Wi-fi ligado. Para o navegador utilizar só o Wi-fi, vá em opções > opções avançadas > navegador. Escolha a opção “Navegador de hotspot“. Assim ele irá pesquisar sempre no sinal de rede wireless e não no sinal da operadora.
  • Uma dica bastante interessante é, reduzir o brilho da tela, de 100% para uns 60% ou 50%, até menos se quiser. Vá em opções > tela/teclado. Em “Brilho da luz de fundo” coloque lá o quanto quer, ao ir mudando ele vai diminuindo o foco da luz, o que te agradar deixe.
  • Caso seu aparelho tenha GPS integrado, mantenha desligado enquanto não utiliza, pois ele também consome uma grande quantidade de energia da bateria, drenando ela rapidamente.
  • No meio da noite, naquela hora de sono, mantenha o telefone desligado caso não esteja esperando nenhuma ligação importante. Caso esteja em casa, desligue, se alguém quiser falar com você, liga na sua casa, é mais conveniente e mais barato pra pessoa também.
  • Sobre a recepção de ligação e mensagem, em seu perfil, tire do modo vibratório, pois, desse modo, ele consome muito mais bateria do que o usual, ou seja, mantenha em perfil de toque, porém um toque baixo e suave. Abaixe o tom pois economiza bastante :).
  • A utilização do sinal 3G também consome uma energia enorme da bateria, principalmente naqueles locais onde ficam oscilando entre as redes 2G e 3G, como dito pelo amigo Sérgio Mafra, ainda estamos em total transição dessa rede 3G no Brasil, portanto essa oscilação é comum acontecer, onde também pode comer muito sua energia, o mesmo ainda da uma sugestão, que eu assino embaixo, é você utilizar a rede 2G na maioria dos casos, e passar para o 3G quando realmente for fazer algum download, ouvir músicas online e algo que necessita realmente de maior velocidade. Valeu a dica Sérgio.

Edit 1: 21/10/2009

  • Não recomendo ouvir músicas e ver vídeos no celular. Apesar de ser feito pra isso, os mp3/mp4 que ouvem e os vídeos que assistem pode consumir uma grande quantia de energia e pode descarregar a bateria rapido, portanto, seja moderado quando for ouvir vários títulos sequencialmente. Eu, particularmente, prefiro ter um mp3 player ao lado só para levar minha coletânea de músicas e ouvir, as baterias do player duram enormemente mais pois são feitos para isso mesmo. Vale mais ter tudo separado. Utilize os sons do celular ou vídeos quando estiver brincando ou mostrando aos amigos, ou quando for realmente necessário, em alguma apresentação ou coisas do tipo..

AA Battery

Prolongando a vida útil da bateria.

Todas as baterias, não só de celular, mas de notebooks e outros que usam bateria, possuem uma vida útil, ou seja, um dia ela morre, assim como todos os seres humanos e seres vivos da terra, temos a nossa bateria, com o passar do tempo a carga vai diminuindo, pra alguns a carga é sempre a mesma, mas para a maioria, principalmente pros sedentários, essa carga vai se esgotando cada dia que passa até esgotar por completo. E o que acontece????? dead.

A bateria tem a vida útil, geralmente indicada no manual de utilização do aparelho ou mesmo na bateria, dependendo do modo que você utiliza. Cada recarga que você dá ele vai perdendo mais essa vida, as baterias que possuem aquilo que chamamos de “ampêre”. Quantas vezes você vê por ai, escrito X mAh em uma bateria qualquer? Esse valor de X é o valor da capacidade da bateria e quantas vezes ela pode ser carregada. Esse é um fator muito importante na hora de comprar algum eletrônico que necessita de bateria. Sabendo-se usar direito, sua bateria é prolongada por muito, muito tempo, mesmo.

Geralmente ao se comprar algum aparelho novo que possui bateria, como celulares, notebooks, carrinhos de controle-remoto e etc, o indicado é, pra quem não ler manual não vai saber, sempre na primeira recarga, carregar ele 100%, depois drenar a bateria, ou seja, descarregar ele até chegar no 0%, e depois disso carregar 110%, isso mesmo, “cento e dez por cento“. Só assim você manterá a integridade da bateria e uma vida saudável da mesma.

Voltando ao ponto do mAh. mAh (mili Ampêre hora) é a  capacidade de carga da bateria, quanto maior a capacidade, maior a carga.

Quando é indicada como falei no texto anterior, é a capacidade de carga dela, ou seja, se estiver marcado 2500 mAh por exemplo, ele tem uma capacidade para 2500 (duas mil e quinhentas) cargas. Sendo assim, as dicas que eu dou, pela experiência vivida que eu tenho ^^. (tiozão)

Eu tenho dois blackberrys e dois notebooks. Um notebook de janeiro de 2008 e um outro de 2009. Ainda não precisei substituir a bateria do meu primeiro notebook, pois mantenho ela sob padrão de vigilância, tanto dos notebooks quanto dos blackberrys. E notebook eu utilizo todos os dias praticamente. Quando não é necessário utilizar a bateria, eu arranco e uso na força elétrica normal. Claro que o BlackBerry não da pra fazer isso ^^, ainda bem. Pensou um celular com fio? ahh não da não.

260px-TigerScooter-LGQ01Escolha sempre baterias de ion litio, pois são as mais utilizadas e as mais recomendadas. As baterias mais velhas que se utilizam de hidreto metálico de niquel (NiMH) são bem mais desgastantes do que as baterias de niquel cádmio (NiCd). Mas as mais indicadas são as de ion litio, pois, baterias anteriores a elas viciam, ou seja, a vida dela é muito menor do que as de ion litio. Se bem que hoje em dia são poucos os eletrônicos, principalmente celulares e noteboks, que são vendidos com modelos anteriores ao ion litio.

Muita gente tem preocupação em limitar por hora o carregamento da bateria, ou seja, ela bota na cabeça que tem que deixar lá 1 hora e 30 minutos e já está carregada. ERRO. As baterias de lition-íon não tem essa frescura. Pode manter carregando durante qualquer hora quiser que ela não tem o “efeito memória” como os outros modelos mais antigos de bateria, ou seja, como falei antes, não viciam.

Limpe os contatos da bateria e no celular, para telefones sem fio também é uma dica. Ao longo do tempo os contatos podem acumular sujeira. Limpe com um cotonete e um pouco de álcool para maximizar a eficiência da transferência de energia.

Enfim, baterias de BlackBerry são bem duráveis e bem utilizáveis. Muitas vezes eu já consegui utilizar a bateria já no seu fiapo de carga, e até por um tempo que me surpreendeu. Evite falar muuuito tempo também ao telefone, pois a ligação come muito a bateria também.

É bom manter o BlackBerry sempre dentro do estojo, pois ali ele mantém uma economia bastante durável.

Bom, apesar de toda essa economia, é de total necessidade portar seu carregador para todos os cantos. Pra quem tem carro, é bom comprar um carregador de BlackBerry para carros também. Nunca se sabe quando vai precisar de um.

Tentei, apesar do enorme livro, simplificar bastante, e disponibilizar aqui alguns dos truques que eu utilizo para manter minhas baterias os mais duráveis possíveis.

Edit 19/09/2010

As baterias dos novos modelos dos BlackBerrys de hoje vem muito mais durável, ou seja, usa-se bastante e gasta-se menos do que os modelos antigos. Do modelo Curve 8900 em diante, o Berry 8520 e o Bold 9700 dão um banho em economia nas baterias em qualquer um dos outros modelos.

Eu mesmo, após adquirir o Bold 9700 uso muito o BlackBerry, a bateria dura em média 36 horas, se for colocar na balança dos modelos anteriores pelo mesmo tempo de uso, o Bold sairia na frente umas 12 ou 15 horas a mais. Sua bateria é super útil e duradoura.

Portanto, se forem escolher um BlackBerry pela economia, escolham o Bold 9700

Faça isso e verá que irá economizar muito.

—————————>>>

Dicas de downloads e gerenciadores

Algumas dicas interessantes para gerenciar sua bateria e/ou aplicativos que consomem energia.

  1. RestartMe -> app que reinicia o BlackBerry simplesmente apertando-o e executando-o. Bom pra quando você ve uma lentidão no aparelho e, reiniciar é uma boa pedida.
  2. SmartBBattery -> um pequeno aplicativo que mostra em tempo real o status da bateria, ou seja, mostra quando esta cheio, na metade e no final. Uma utilidade bem usual.

—————————>>>

Ps.: Assim que for encontrando novas informações para ajudar, vou incrementando este artigo 🙂

Pode ser distribuido livremente, desde que citado a fonte.

Comente =)

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.