Fazendo Backup dos seus dados no BlackBerry

backup-blackberry-to-doc

Boa tarde povão.

Sempre, em meus posts, eu aviso que antes de fazer qualquer alteração no BlackBerry é necessário, antes de mais nada, fazer backup dos seus dados.

Dados estes que são as configurações atuais como serviço de dados, livro de endereços e tudo que for de importante e que não podemos perder.

Abaixo segue como fazer um backup manual dos seus dados no BlackBerry utilizando o BlackBerry Desktop Manager.

Primeiramente você precisa ter o BDM (BlackBerry Desktop Manager) instalado no computador.

Depos, vamos as screenshots.

Plugue o cabo usb no PC e no BlackBerry. Aparecer a seguinte mensagem na tela do seu BlackBerry:

 

Capture13_35_1

 

Escolha a opção “NÃO”. Se escolher a opção “SIM” ele vai se conectar como pendrive abrindo um novo drive no seu pc.

Depos disso, abra o Desktop Manager e ele irá fazer o processo de detecção do aparelho e depois de tudo estaremos prontos para fazer um backup dos dados.

Na tela principal do BDM escolha a opção Backup and Restore:

backup1_bbmagazine

 

Clicando abrirá esta próxima tela:

backup2_bbmagazine

 

Clique no botão “ADVANCED”, abrira a tela para fazer o backup dos dados que você pode selecionar…

backup4_bbmagazine

 

Do lado esquerdo é o BD do seu computador, ele inicia vazio. Do lado direito, são os bancos de dados do seu celular BlackBerry, dos quais você poderá selecionar ou ou mais e fazer o backup, movendo-os para o lado direito. Reparem que eu selecionei alguns bancos de dados, Address Book – All que é são meus endereços da agenda e os outros Service Book que são os dados de registro do meu BlackBerry Internet Service, Handlheld Key Store são os registros de senhas e tudo mais.. poderia selecionar quantos ou todos se quisesse, porém este é só um exemplo de backup mais importante.

Depois de ter selecionado o BDs de backup, clique no link File do seu lado esquerdo:

backup5_bbmagazine

 

Depois clique na opção Save As… que é Salvar Como. Salve em algum local do disco, um local seguro de preferencia e de fácil acesso também por você.

Eles geralmente são salvos com a extensão .ipd. Você pode, caso necessite, utilizar o software MagicBerry, leitor de arquivos IPD’s.

Após salvar, ele aparecerá uma telinha perguntando se você quer encryptar o arquivo salvo (IPD), onde poderá colocar uma senha que somente você terá acesso a este arquivo, ou seja, na próxima vez que for restaurar os arquivos de Backup para o celular, ele irá pedir essa senha de segurança. Eu recomendo colocar uma senha. Escolha a opção sim e depois defina uma senha…

backup6_bbmagazine

 

Definindo a senha, clique em OK e pronto. Seu backup foi criado e você pode fazer o que quiser com seu BlackBerry, pois seus dados já foram gravados e estão seguros para uma futura restauração, isso no caso do BlackBerry der pane e você precisar destes arquivos novamente.

Pra poder restaurar, como falei, na tela abaixo você clica no botão Restore:

backup2_bbmagazine

 

assim ele abrirá aquela tela que terão as divisões do banco de dados do celular. Clique no menu “FILE” e depois em “OPEN”.

No momento que abrir, ele irá solicitar uma senha, se lembra? aquela que colocamos para encryptar o banco de dados salvo. Caso não t enha colocado a senha no momento que solicitou, ignore essa parte.

backup7_bbmagazine

Abra o arquivo salvo .IPD e ele aparecerá no lado esquerdo da sua tela.

Selecione o que quer restaurar, ou ou mais bancos, e pressione o botão no meio de enviar os Bancos para o lado do celular (lado direito).

E pronto, de resto é só seguir as instruções na tela.

Ele pode também fazer esse backup todas as vezes que você vai atualziar o Sistema Operacional do BlackBerry, ele te da essa opção de fazer o backup também, ai ja é o modo automático né, isto que eu ensinei aqui é o modo manual, ao qual você pode fazer a qualquer momento que achar necessário.

Abraços

Comentem =]

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.