[Dicas] Liberando mais memória interna no BlackBerry

blackberry_memory

Boa noite galera.

Hoje resolvi liberar uma lista de dicas para que você mantenha sua memória de aplicativos sempre com espaços disponíveis para você poder manter seus aplicativos/games/themas sem se preocupar com memória.

Muita gente me pergunta:

P: É possível instalar programas e jogos no cartão de memória para não usar a memória do BlackBerry?

R: Não. Infelizmente não há essa opção. Sim, alguns aparelhos de smartphones e até mesmo aparelhos mais comuns dão essa opção, mas o BlackBerry não. Porque? Pergunta pra RIM porque também não sei responder :s.

Existe programas pagos que, dizem, fazem isso. Basta saber procurar e/ou testar.

Editado: vejam dica do leitor trz, ele disse que utiliza o programa Aerize Card Loader. Testem e me digam o que acham.

Essa memória, ao qual estou falando, que serve para instalar aplicativos/games é uma memória que, se a pessoa for meio doida, acaba em dois palitos. Sai instalando tudo e acaba esquecendo de que as memórias internas nem sempre são um grande acumulo de informações. Os BlackBerrys, em sua maioria, tem um tamanho, dependendo do modelo, de 150mb de memória interna. Coisa bem pouca mesmo, mas da para se usar o suficiente  e ainda sobra muito espaço, pois os aplicativos não são lá grande coisa de absurdo.

Claro que, se desse para instalar utilizando o cartão de memória, daria para instalar o Windows no BB numa boa, né não??? =D

Algumas precauções podem ser suficientes para você ter memória disponível sempre que precisar, veja algumas delas.

Ps.: Faça um backup antes de prosseguir com as dicas dadas abaixo ok? No final do post tem uns links pro caso do seu BlackBerry morrer por causa dessas dicas :).

 

E-mails:

Esvazie do seu outlook do BlackBerry, os e-mails que não irá utilizar mais, principalmente os com anexo, pois ele pode ocupar uma boa parte da memória interna do seu aparelho; mantenha somente o que for utilizar ou os que ainda não baixou no seu computador e/ou esvazie totalmente a caixa de entrada, spans, lixeira…. recomendado 🙂

Outra opção de e-mails: Caso não queira apagar os e-mails, mude o tempo que as mensagens devem ser mantidas na caixa. Coloque uma quantidade de tempo. Vá em mensagens > menu > opções > opções gerais, vá em Manter mensagens por: Escolha 15 dias.

Capture22_26_30

 

Cache / Cookies:

Apague o cache e os cooks do seu navegador, tanto do nativo quanto de outros com o Opera-mini ou o Bolt;

Para excluir, vá no seu Navegador, clique em menu e depois em opções > configurações de cache. clique no botão Limpar Histórico, Limpar senhas e no Limpar.

Ele vai limpar o cache de conteúdo, conteúdo enviado, cache de cookies e tudo que tiver ocupando memória ali.

Capture21_47_59

Log de ligações feitas/recebidas:

Apague ali da lista as ligações recebidas e/ou enviadas que não lhe interessam. Caso já tenha todos os contatos na sua Address Book esvazie aquele log, ele ocupa uma boa parte da memória também.

Aperte o botão verde de ligação, chegando lá, vai selecionando o contato e pressiona a tecla Del. Escolha Excluir e pronto. Faça isso em todos.

Outra coisa é não manter certos tipos de logs de chamadas na lista, você pode desativar isso indo em logs novamente, clique sobre o menu > opções > Log de chamadas. Chegando lá, mantenha a opção “(x) nenhuma”, ativada.

Capture22_30_57

 

Apague aplicativos que não prestam:

Há aplicativos que não prestam mais e você os mantem, acaba esquecendo de apagar. Então, apague e deixe apenas o que você utiliza no seu dia-a-dia. Vá em opções > opções avançadas > aplicativos.

Lá possui toda a lista de aplicativos instalados no seu BlackBerry e que estão em um espaço da sua memória. Um aplicativo que já vem por Default e que não usamos, é o aplicativo Help (ajuda). É um aplicativo que ocupa um tamanho razoável. Pode apagar ele, pois não utilizamos pra nada. A ajuda que mais interessa pra vocês é o blog BlackBerry Magazine =D.

Selecione o itém Ajuda (help), pressione o Del e mande apagar sem dó. Após isso, reinicie o BlackBerry.

Capture22_17_0

Desinstale as linguagens que não lhe interessa:

Você possui em seu BlackBerry todos os idiomas instalados. Agora me diga. Pra que?

Se você não é nenhum poliglota ou precisa viajar pra vários países, não compensa manter todos os idiomas. Selecione e deixe apenas o que usa. Eu por exemplo deixo apenas o Ingles e o Português. Para desinstalar os idiomas é preciso utilizar o AppLoader (carregador de aplicativos) do Desktop Manager. Ligue o BB no USB do PC e abra o AppLoader. Desmarque as opções de linguagem que não lhe interessa e mande avançar.

Em outro post vou ensinar como fazer para instalar outros idiomas sem precisar ter que instalar o sistema operacional inteiro ok?

E os jogos???

Por padrão, os sistemas operacionais já mantém uns jogos instalados, os padrões é o BrickBreaker, Sudoku.. não joga nenhum deles ou não tem tempo de jogar? Apague então, pra que manter jogos inutilizaveis?

Vá em opções > opções avançadas > aplicativos. Selecione o BrickBreaker e/ou o Sudoku, ou outro, e delete como fez com o aplicativo Ajuda.

SMS, MMS e outras multimedias:

Remova mensagens SMS, MMS e outras multimedias que não serão usadas mais. Eu apago meus SMS’s e MMS’s a cada 2 dias ou menos. Não costumo manter nada ali, ocupa uma boa quantidade da memória também, manter mensagens não usadas ali.

Remova mais arquivos como:

Faça isso caso não use nenhum destes ok? Faça um backup antes de tudo isso também no caso de der algum problema é sempre bom manter um backup :).

Remova pelo seu BlackBerry Desktop Manager os modulos abaixo, irá te dar uma grande quantidade de memória interna.

Crie uma pasta chamada “Removidos” no seu cartão de memória, e mova os arquivos abaixo para lá. Qualquer coisa pode recuperar novamente.

    • Remover os papeis de parede
            • são os arquivos de modulos como o net_rim_bb_media_320x240_b.COD

        pq.: A resolução ali em 320×240 vai depender do seu aparelho ok?

 

É isso 🙂

qualquer dúvida, sugestão, críticas… comentem 😉

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.