BlackBerry Developer Day trouxe novidades :)

IMG00616-20100311-1341

Parcerias, alianças, chaves de assinaturas, API’s, Java, JavaScript, Webkit + WebStandard, AJAX, Adobe Flash, Push, Mail Server, Forms, BES, BIS-B, MDS, Widgets…………………

Ufa !!! Você cansou? Isso não foi nem o início.

Isso tudo rolou hoje, 11 de março no evento BlackBerry Developer Day em São Paulo no Hotel Caesar Park na Vila Olimpia.

Fora estes assuntos, como mencionei, foram abordados diversos assuntos, quem pensou que fosse só para Desenvolvedores, pensou errado, além de ter perdido um almoço de primeira.

Claro que o público-alvo eram os desenvolvedores pois foram abordados vários assuntos técnicos para área de desenvolvimento de aplicativos mobile, porém foram abordados outras ferramentas e também algumas novidades que a RIM (Research In Motion) está para trazer, principalmente para nós, do Brasil :D.

Vou falar aqui um pouco de cada coisa que foi falado lá, ou as poucas coisas que eu posso lembrar neste momento ^^.

USA/ O que mais achei interessante foi o próprio presidente da RIM, alias, não propriamente ele, mas mandou avisar, que está trazendo novidades para o BlackBerry, a melhor foi eles terem falado que em breve a RIM estará produzindo seus aparelhos aqui mesmo no Brazil e America Latina.

Uma boa notícia, não acham??

Dentre outras novidades, foram falados bastante sobre as API’s do BlackBerry para os desenvolvedores poderem utilizar em suas aplicações.

Parceiria / Alliance

Foi falado muito sobre alianças e parceirias com a RIM (BlackBerry Alliance Program). Foi um assunto bem abordado, onde explicam os prós de as empresas serem parceiros da RIM, ganharem descontos em vários programas da RIM, eventos e, o mais interessante. Qualquer um pode ser parceiro da RIM, onde participarão destes eventos e descontos, porém tocaram num ponto interessante ao qual acho que poucos sabiam. Falaram que, empresas parceiras recebem aparelhos antes do seu lançamento, ou seja, os parceiros antes de o dispositivo/produto ser lançado nas operadoras e em outros lugares, eles enviam aparelhos para os parceiros para eles testarem as plataformas e o dispositivo em geral, porém, tem um detalhe, só os Parceiros da ELITE que testam, ou seja, precisa estar lá, bem lá em cima no topo da piramide da RIM Partners :D. Vai brincando vai !!

Também outra coisa legal, que para os Parceiros da RIM possui uma seção única chamada BlackBerry Solutions Catalog, uma área com milhares de downloads de aplicativos apenas disponível para os parceiros da RIM. Quer ser um parceiro? Entre em contato lá com eles.

Webkit

blackberry_webkit-256x300 Outros pontos fortes mesmo foram a parte de desenvolvimento, foi falado muito sobre o Webkit e seus emaculados objetos especiais. O JavaScript vai ser um ponto forte no desenvolvimento desta tecnologia, trazendo os Widgets. O Webkit trará novidades inovadoras para a plataforma e principalmente para o navegador BlackBerry, onde terá suporte pra AJAX e será totalmente Web Standard, ou seja HTML e CSS terá muito a ver :), certificado pela W3C.

Sobre o Webkit também, falaram sobre o Adobe Flash, disseram que essa tecnologia não será implantada agora, porém vão fazer um acordo com a Adobe para poderem implantar juntamente no lançamento do Webkit, trazendo duas novidades de uma só vez :).

Vejam o vídeo que foi demonstrado no evento:

Push Content

Também da tecnologia Push Content, utilizando formulários de contatos através da tela do BlackBerry.

O que seria Push Content?

Imagine você acessando um site comum no seu computador de mesa ou notebook e ao preencher o formulário sua conexão cai e você não percebe, após preencher o formulário de 250 campos, cansado de preencher tanta coisa, você envia e mostra aquela tela chata de “Não foi possivel conectar no servidor”, voltando, o que acontece? Os campos todos em branco. A tristeza aparece e você falta arrancar os cabelos.

No Push Content não terá problema, no caso, você estará preenchendo pelo navegador do BlackBerry e, caso venha a acontecer este problema da conexão cair pouco antes de enviar o formulário, dará o erro, porém ao voltar estará lá bonito com tudo preenchido conforme voce havia deixado :). É a inovação dos developers da RIM trazendo facilidades pra gente.

Outra coisa, ao contrário do que falei neste post sobre o BlackBerry Enterprise Server Express, onde falo que é limitado, pelo contrário, seu uso é Ilimitado e você pode cadastrar quantos usuários que quiser, além de ser totalmente Free, podendo ser utilizado tanto para Enterprisers (empresas corporativas) quanto para o BIS (BlackBerry Internet Service).

Bom, tudo que estou falando, webkit e tudo mais é para as plataformas 5.0 ok galera?

Simulador BlackBerry

Outra coisa que falaram também, que daqui uns meses irão lançcar um novo Simulador BlackBerry que trará muitas novidades, uma delas e a mais interessante é, pra quem testou um simulador e foi instalar um aplicativo sabe que demora é ele iniciar o BlackBerry, portanto, a melhoria maior é nisso, ao instalar um app ou iniciar o Simulador não precisará mais esperar essa demora de boot, tecnologia essa chamada de Hot Swappable, pra quem não sabe o que é Hot Swappable, é uma tecnologia utilizada em vários sistemas de tecnologia, como computadores e outro tipo de eletronico, ou seja, o que é utilizado/instalado sem precisar ser reiniciado, um exemplo são os plug and plays conhecidos, ou melhor exemplo, uma memória Flash (Pendrive), entradas USB em geral. Ao ser colocado alguma coisa nessa entrada, automaticamente ele detecta e instala, reconhecendo o mesmo sem precisar ser reinicializado :). Isso que o Hot Swappable faz.

Também no mesmo simulador, você vai poder fazer testes de Push Mail Server (MDS), e também o legal é que vai vir com suporte pra você poder interconectar o próprio simulador no BlackBerry Enterprise Server Express, show de bola em?

Sabendo-se que o Simulador BlackBerry é um Software que é realmente identico ao aparelho/dispositivo e identico também com suas funcionalidades. Não muda nada do aparelho portatil e do Software.

Fórum Oficial em PTBR

Junto também, irá sair um fórum totalmente voltado ao público Brasileiro, ou seja, um fórum oficial da RIM com suporte ao Português para o pessoal poder tirar dúvidas.

BlackBerry Academic Program (Programa Academico BlackBerry)

A RIM (Research In Motion) faz parceirias com diversas instituições de Ensinos em diversos Países da America Latina, ou seja, essas parceirias academicas são usadas para insinar e certificar alunos interessados nas instutuições de ensinos superiores a treinamentos sobre BlackBerry e suas funcionalidades e, principalmente, sobre desenvolvimento para o dispositivo BlackBerry utilizando suas API’s, treinando os alunos da Universidade para terem um bom conhecimento na área sobre BlackBerry, criando assim oportunidades de empregos ainda maiores no ramo.

Hoje o BlackBerry anunciou que já possuem parceirias aqui no Brasil com 3 (três) Faculdades, só não me lembro o nome de 2 (duas), a única que me lembro é a Unip (Universidade Paulista). Vamos ver o que vai ser dessa parte, espero dar certo pois trará oportunidades pra quem quer se aprofundar mais no assunto BlackBerry…

Para saber mais, acesse www.blackberry.com/academic.

Bom, ao todo, teve mais algumas informações aos quais foram dirigidos ao OS 5.0+ apenas, ou seja, funcionalidades que só irão funcionar e serem desenvolvidas para as plataformas 5. Uma delas e que achei interessante foi uma chamada de Crowd-Sourcing.

Ratificando, 12/03:

Ontem quando postei falei sobre Crowd-sourcing, é uma outra coisa, acabei confundindo as informações, na verdade o texto abaixo se refere a Super Apps.

superapps Por cima pelo que eu entendi, é mais ou menos uma integração entre os aplicativos do dispositivo, ou seja, os aplicativos passam a se reconhecer, a conversarem entre si, mesmo não sabendo quem desenvolveu o que. Isso sim, é Super Apps.

Ele mostrou um exemplo em vídeo que tentarei achar e colocarei pra galera.

Para saber mais, leiam no site oficial clicando aqui.

Depois de tudo isso, ainda teve sorteios de BlackBerrys no final, sorteio de 6 (seis) BlackBerry Bold 9000 no total.

No mais, fica por isso, valeu o dia e o conhecimento obtido nesse evento. Show de bola, conheci bastante pessoa lá, dei meus cartões, meu networking aumentou um pouco, inclusive com a presença da amiga que pude conhecer pessoalmente Mari Sposito 🙂

Forte abraço e comentem ae galera :). Espero para o próximo evento ver todos por lá.

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.