[dica] Abrindo e limpando o BlackBerry e/ou trocando sua trackball

blackberry magazine

Iae galera.

Hoje fiz uma troca do meu TrackBall no BlackBerry pois a antiga estava desgastada e estava funcionando mal. Então resolvi comprar uma nova e fazer a troca.

Eu estava pensando em fazer uma video-aula porém minha camera digital e sua bateria acabaram se defasando ao longo do vídeo, no meio dele acabou a bateria e então fiquei de mãos atadas. Então resolvi fazer uma seção de Fotos e dando as dicas de como abrir, desmontar e limpar seu BlackBerry e também como desmontar o mesmo pra trocar alguma peça, trocar a TrackBall, trocar a carcaça e etc…

Obs. 1: Tomem muito cuidado. Caso não tenham experiências com isso ou sejam hipertensos, não façam, pois pode ser que você tenha algum ataque por não estar conseguindo fazer o que eu fiz.

Faça isso por sua conta e risco, estou abaixo ensinando a desmontar e a montar, caso não consiga, tenha calma, respire, tome um cházinho e tente novamente.

Tentem utilizar ferramentas próprias para celulares ou ferramentas profissionais de boa qualidade para não acabar zoando os parafusos ou fazendo algum tipo de estrago no seu BlackBerry como arranhões, entortando alguma peça da carcaça, enfim, todo cuidado é pouco.

Este trabalho é feito por profissionais (vide pânico ^^)

O Começo

Vocês irão precisar de:

manut1

Obs. 2: Caso precise de carcaças novas, pode comprar no www.mundoblackberry.com.br. Comprando sua carcaça, você recebe a chave para poder fazer a troca da mesma.

No Mundo BlackBerry você também pode comprar as chaves para fazer a manutenção do seu BlackBerry também..

Tendo essas ferramentas fica fácil.

Primeramente que você irá abrir o BlackBerry usando as chaves Allen que você tiver. No começo já possui 4 parafusos pequenos, abra-os com cuidado:

snapshot20100418121246a

Reparem que eu marquei os quatro furinhos. Abra-os um-a-um e deixe-os em locais seguro pois se cair no chão é perigoso de não encontrar tão facilmente.. É um tempo que não queremos perder certo??? ;).

Depois de retirado os 4 primeiros parafusos, retire a parte superior do seu BlackBerry, a que aparece o nome BlackBerry:

snapshot20100418120957

Depois disso, precisamos também retirar aquela parte inferior do BlackBerry, atrás, parte de baixo, como na imagem que eu indiquei:

manut2

Tomem cuidado nessa parte, utilizem alguma ferramenta bem vina para apenas soltar os dois. É encaixado da pra soltar tranquilamente, mas precisa tomar cuidado para não amassar essa parte ou entortar, pois caso isso aconteça, ficará ruim depois para fechar. Com uma pequena ferramenta com uma pequena ponta, coloque do lado apenas para desencaixar. Fazendo isso, basta apenas você soltar com a mão mesmo sem muita força para não danificar o aparelho.

manut3

Depois de retirar a parte inferior trazeira do seu BlackBerry, como mostra a imagem acima, marque com circulo para facilitar o entendimento, você encontrará mais dois pequenos parafusos para serem retirados. Esses são os dois últimos, para poder abrir e retirar a capa protetora do chip e circuitos do seu aparelho. Abra com cuidado para não danificar o aparelho.

O meio

manut4

Retire então a capa protetora trazeira do BlackBerry com cuidado também para não danificar. É removível facilmente, ele é apenas encaixado:

manut5

Depois dessa etapa, vamos arrancar a parte dos conectores, ela é desencaixada também por alguns pinos que se encontram em suas laterais:

manut6

Tem dois jumperzinhos em cada lateral. No outro lado também possui mais dois. Pra abrir é simples, porém tome cuidado também nessa parte. Com o dedão ou o dedo indicador, ou até mesmo um clipesinho, faça uma força de cima pra baixo em cima dos jumperzinhos. Um pequeno esforço msmo, em cada um deles você irá ouvir um (clic), para mostrar que esta solto.

Após este passo, pressione com o dedo os dois lados com uma mão, e com a outra pressione vagarosamente a tela forçando-a para cima. Com muito cuidado para não estragar um pequeno elastiquinho que possui entre a tela e a sua margem.

manut7

Pronto. Está tudo desmontado.

Faça sua limpeza e/ou faça a sua troca, do teclado, do trackball e/ou da sua carcaça caso tenha comprado uma nova.

Recomendo para comprar com a minha patrocinadora Mundo BlackBerry, lá você pode encontrar todo tipo de peças pra BlackBerry. Pode também ser feito para encomenda, faça seus pedidos, suas peças e o pessoal consegue pra você, qualquer peça de qualquer modelo.

Hoje a maioria dos problemas é com a TRACKBALL. Muitas vezes tem um tempo de vida muito pequeno ainda mais dependendo muito do uso da mesma, ela pode se defasar muito fácil e vem os problemas da trackball parar de subir, descer e/ou ir para os lados.

Acontece que foi muito desgastada e ocorre este problema, a solução é a sua substituição.

Compre uma nova trackball e siga os passos acima para troca-la.

Chegando na tela do TrackBall, tome muito cuidado ao tira-la.

manut8

Atenção: Para sua troca, não esqueça das direções, portanto, coloque o trackball da maneira correta ok? Repare na trackball ela tem um conector plugado ao qual serve de referência para a direção:

trackball_bbmagazine

Reparem que ele está virado para cima, e é assim que tem que manter, se colocar errado vai ter que fazer o processo de abertura novamente, portanto, muita atenção nessa hora.

Depois de substituido, pode fazer a limpeza do restante das peças, use um cotonete para isso. No meu eu já dei uma limpada geral, na tela, nas peças, no teclado, troquei minha trackball e já está funcionando perfeitamente :).

Depois, pra fechar é mais simples, é só ir encaixando as peças e depois no fim ir parafusando os seis parafusos retirados no começo. Não tem erro :)

manut9

Claro que, para os modelos de BlackBerry o modo para abrir e fechar são diferentes, o modo de se retirar uma trackball de um BlackBerry Pearl 81xx é mais simples, retira pela frente não precisa de todo esse processo. Para limpar ai sim já pode ser aberto seguindo estes passos, tomando-se cuidado com as desavenças, pois ele não tem 6 parafusos como os Curves. Também diferente do modelo Pearl Flip 82xx

Já os modelos do Curve 8520 que é trackpad, o Storm que você só abriria pra limpar pois não tem trackpad nem trackball e o Bold 9700 que vem trackpad também já são muito diferentes pra substituir, ai já são sensores. Pra substituir um trackpad nos dois modelos, 8520 e 9700 é só abrir a tampa, retirar a bateria, abaixo da bateria eles possuem um compartilhamento abaixo da tampa, basta saber soltar e substituir esse sensor.

Eu não tenho um de cada em mãos para poder fazer um tutorial de cada um desses. Se vocês quiserem me doar um para fazer um manual de cada eu aceito :).

Bom, qualquer dúvida, entrem em contato que agente responde ok?

Forte abraço.

[o artigo pode ser reproduzido e copiado, porém é necessário manter os créditos no final do mesmo]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...