[dica] Abrindo e limpando o BlackBerry e/ou trocando sua trackball

blackberry magazine

Iae galera.

Hoje fiz uma troca do meu TrackBall no BlackBerry pois a antiga estava desgastada e estava funcionando mal. Então resolvi comprar uma nova e fazer a troca.

Eu estava pensando em fazer uma video-aula porém minha camera digital e sua bateria acabaram se defasando ao longo do vídeo, no meio dele acabou a bateria e então fiquei de mãos atadas. Então resolvi fazer uma seção de Fotos e dando as dicas de como abrir, desmontar e limpar seu BlackBerry e também como desmontar o mesmo pra trocar alguma peça, trocar a TrackBall, trocar a carcaça e etc…

Obs. 1: Tomem muito cuidado. Caso não tenham experiências com isso ou sejam hipertensos, não façam, pois pode ser que você tenha algum ataque por não estar conseguindo fazer o que eu fiz.

Faça isso por sua conta e risco, estou abaixo ensinando a desmontar e a montar, caso não consiga, tenha calma, respire, tome um cházinho e tente novamente.

Tentem utilizar ferramentas próprias para celulares ou ferramentas profissionais de boa qualidade para não acabar zoando os parafusos ou fazendo algum tipo de estrago no seu BlackBerry como arranhões, entortando alguma peça da carcaça, enfim, todo cuidado é pouco.

Este trabalho é feito por profissionais (vide pânico ^^)

O Começo

Vocês irão precisar de:

manut1

Obs. 2: Caso precise de carcaças novas, pode comprar no www.mundoblackberry.com.br. Comprando sua carcaça, você recebe a chave para poder fazer a troca da mesma.

No Mundo BlackBerry você também pode comprar as chaves para fazer a manutenção do seu BlackBerry também..

Tendo essas ferramentas fica fácil.

Primeramente que você irá abrir o BlackBerry usando as chaves Allen que você tiver. No começo já possui 4 parafusos pequenos, abra-os com cuidado:

snapshot20100418121246a

Reparem que eu marquei os quatro furinhos. Abra-os um-a-um e deixe-os em locais seguro pois se cair no chão é perigoso de não encontrar tão facilmente.. É um tempo que não queremos perder certo??? ;) .

Depois de retirado os 4 primeiros parafusos, retire a parte superior do seu BlackBerry, a que aparece o nome BlackBerry:

snapshot20100418120957

Depois disso, precisamos também retirar aquela parte inferior do BlackBerry, atrás, parte de baixo, como na imagem que eu indiquei:

manut2

Tomem cuidado nessa parte, utilizem alguma ferramenta bem vina para apenas soltar os dois. É encaixado da pra soltar tranquilamente, mas precisa tomar cuidado para não amassar essa parte ou entortar, pois caso isso aconteça, ficará ruim depois para fechar. Com uma pequena ferramenta com uma pequena ponta, coloque do lado apenas para desencaixar. Fazendo isso, basta apenas você soltar com a mão mesmo sem muita força para não danificar o aparelho.

manut3

Depois de retirar a parte inferior trazeira do seu BlackBerry, como mostra a imagem acima, marque com circulo para facilitar o entendimento, você encontrará mais dois pequenos parafusos para serem retirados. Esses são os dois últimos, para poder abrir e retirar a capa protetora do chip e circuitos do seu aparelho. Abra com cuidado para não danificar o aparelho.

O meio

manut4

Retire então a capa protetora trazeira do BlackBerry com cuidado também para não danificar. É removível facilmente, ele é apenas encaixado:

manut5

Depois dessa etapa, vamos arrancar a parte dos conectores, ela é desencaixada também por alguns pinos que se encontram em suas laterais:

manut6

Tem dois jumperzinhos em cada lateral. No outro lado também possui mais dois. Pra abrir é simples, porém tome cuidado também nessa parte. Com o dedão ou o dedo indicador, ou até mesmo um clipesinho, faça uma força de cima pra baixo em cima dos jumperzinhos. Um pequeno esforço msmo, em cada um deles você irá ouvir um (clic), para mostrar que esta solto.

Após este passo, pressione com o dedo os dois lados com uma mão, e com a outra pressione vagarosamente a tela forçando-a para cima. Com muito cuidado para não estragar um pequeno elastiquinho que possui entre a tela e a sua margem.

manut7

Pronto. Está tudo desmontado.

Faça sua limpeza e/ou faça a sua troca, do teclado, do trackball e/ou da sua carcaça caso tenha comprado uma nova.

Recomendo para comprar com a minha patrocinadora Mundo BlackBerry, lá você pode encontrar todo tipo de peças pra BlackBerry. Pode também ser feito para encomenda, faça seus pedidos, suas peças e o pessoal consegue pra você, qualquer peça de qualquer modelo.

Hoje a maioria dos problemas é com a TRACKBALL. Muitas vezes tem um tempo de vida muito pequeno ainda mais dependendo muito do uso da mesma, ela pode se defasar muito fácil e vem os problemas da trackball parar de subir, descer e/ou ir para os lados.

Acontece que foi muito desgastada e ocorre este problema, a solução é a sua substituição.

Compre uma nova trackball e siga os passos acima para troca-la.

Chegando na tela do TrackBall, tome muito cuidado ao tira-la.

manut8

Atenção: Para sua troca, não esqueça das direções, portanto, coloque o trackball da maneira correta ok? Repare na trackball ela tem um conector plugado ao qual serve de referência para a direção:

trackball_bbmagazine

Reparem que ele está virado para cima, e é assim que tem que manter, se colocar errado vai ter que fazer o processo de abertura novamente, portanto, muita atenção nessa hora.

Depois de substituido, pode fazer a limpeza do restante das peças, use um cotonete para isso. No meu eu já dei uma limpada geral, na tela, nas peças, no teclado, troquei minha trackball e já está funcionando perfeitamente :) .

Depois, pra fechar é mais simples, é só ir encaixando as peças e depois no fim ir parafusando os seis parafusos retirados no começo. Não tem erro :)

manut9

Claro que, para os modelos de BlackBerry o modo para abrir e fechar são diferentes, o modo de se retirar uma trackball de um BlackBerry Pearl 81xx é mais simples, retira pela frente não precisa de todo esse processo. Para limpar ai sim já pode ser aberto seguindo estes passos, tomando-se cuidado com as desavenças, pois ele não tem 6 parafusos como os Curves. Também diferente do modelo Pearl Flip 82xx

Já os modelos do Curve 8520 que é trackpad, o Storm que você só abriria pra limpar pois não tem trackpad nem trackball e o Bold 9700 que vem trackpad também já são muito diferentes pra substituir, ai já são sensores. Pra substituir um trackpad nos dois modelos, 8520 e 9700 é só abrir a tampa, retirar a bateria, abaixo da bateria eles possuem um compartilhamento abaixo da tampa, basta saber soltar e substituir esse sensor.

Eu não tenho um de cada em mãos para poder fazer um tutorial de cada um desses. Se vocês quiserem me doar um para fazer um manual de cada eu aceito :) .

Bom, qualquer dúvida, entrem em contato que agente responde ok?

Forte abraço.

[o artigo pode ser reproduzido e copiado, porém é necessário manter os créditos no final do mesmo]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Filed Under: BlackBerry Dicas

Tags: , , , ,


 

Sobre o autor do post

Membro da equipe BlackBerry Magazine. Admin da Berry Social BR. Consultor, Analista de Sistemas e Redes, Webdesigner, Programador e crítico tecnológico.   Siga-me: Twitter || Facebook || Linkedin || Youtube || Flickr Assistência Técnica BlackBerry = BlackBooster Facebook da BlackBerry Magazine

Comente usando o facebook

Não tem facebook? Comente abaixo

Commentarios (48)

Trackback URL | Comentarios RSS

  1. marwaiza disse:

    ahazou no site ! mto bom !
    bjokas

  2. Bruno disse:

    Belo Tutorial!!!
    So uma pergunta, gostei do seu jogo de chaves allen… Compro na net esse kit? To precisando de um assim que dure bastante..
    abçs

  3. _oBRu_. disse:

    Fala Malluco, blz?!
    Esse processo é igual para todos os modelos? Tenho um 8100 funfa da mesma forma?

    Abs.

  4. Malluco disse:

    @marwaiza
    ma ma mamarwaiza, mama mamarwaiza mama mamarwaiza, marwaiza marwaiza ahehaehae.. valeu em… qualquer coisa estou a seu dispor

    @Bruno
    opa, esse jogo é show, la no começo do blog eu coloquei o link pra quem quiser comprar ele no mercado livre.. não esquece de dizer que eu indiquei ok? :)

    @_oBRu_.
    depende, o que quer fazer? só limpar? trocar a trackball? pra trocar a trackball do pearl não precisa abrir como falei acima, basta com uma pinça sou algum objeto fino soltar o trackball pela parte frontal mesmo na frente… veja ai, caso nao consiga, faço um tuto pra abrir um pearl tb.. nem sempre sao todos o mesmo estilo, mas os curves e a maioria é o mesmo esquema, as vezes alguns vem com menos parafusos e tal.. é que eu nao tenho em mãos mais modelos pra poder fazer um tutorial pra cada, se tivesse eu fazia de boa, um storm mesmo é bem mais complicado… tem o pearl flip também que é diferente……

    abss

  5. Marcos disse:

    O link para comprar o jogo de chaves não está funcionando! Está apontando para http://tinyurl.com/y4o99c4, mas aparece navegação cancelada.
    Por favor me envie o endereço correto.
    Abs,

  6. Malluco disse:

    @Marcos
    blz marcos, tente agora no link novamente

    abss valeu pela dica

  7. Roberto disse:

    Malluco, boa noite!
    Tenho um 8310 e estou querendo fazer uma limpeza no trackball (que nunca fiz!) antes de optar pela troca da peça…Porém, vendo seu tutorial acima me deparei com uma duvida, pelo que vi no meu bb ele não tem seis os quatro parafusos que aparecem na 1ª etapa da desmontagem, pelo que vi, no meu são só dois parafusos. É isso mesmo? Outra duvida, pra limpar o trackball, no meu caso, tenho que desmontálo, ou dá pra fazer pela parte frontal?
    Fico no aguardo da sua preciosa ajuda.

    Abs

    Roberto

  8. Dioguiinhoo disse:

    ola amigo gostaria de saber como faço para trocar a carcaça do meu black berry 8100..

    obrigado.

  9. Malluco disse:

    @Roberto
    Ola amigo. Desculpe mesmo pela demora da resposta ok? creio que este modelo voce pode tirar pela parte fronta, assim como nos modelos 81xx Pearls. Tente com alguma ponta fina arrancar o anel que envolve a trackball, caso consiga pode tirar pela frente mesmo. Caso ele de trabalho, faça o procedimento que mostrei, no caso, são menos parafusos porém a retirada é sempre a mesma coisa na sua maioria das vezes.

    @Dioguiinhoo
    como citei e falei ao Roberto, a desmontagem é praticamente a mesma. Mas precisa ter as chaves necessárias ok? Compre chave alen tamanho 6 ou 5 se eu não me engano, pois são esses o tamanho que os parafusos do BB utilizam. De resto é só seguir o manual :) . Caso queira comprar carcaça, compre com meu patrocinador no site http://www.mundoblackberry.com.br

    abs

  10. Gustavo Torres disse:

    Pow, to tentando trocar o trackball do meu 8350i mas nao to conseguindo, alguem sabe como faço? o meu tb só possui 2 parafusos e algumas travas de plastico, consegui soltar algumas mas tem duas que nao soltam nem a pau…se alguem puder ajudar eu agradeço

  11. Malluco disse:

    @Gustavo Torres
    tenta ver esse post
    http://www.blackberrymagazine.com.br/2010/06/blackberryvideo-abrindo-um-blackberry-curve-8350i-nextel/

    o procedimento pra abrir, e pra trocar é só arrumar um ganchinho fino e com cuidado voce troca a trackball, é bem simples

    abs

  12. @babimagalhaess disse:

    Olá, meu Bberry é o 8900, precisa dessa manobra toda pra trocar a trackball? Vc ja ouviu falar de alguem em Belo Horizonte que saiba fazer isso?

    Meu twitter é o /babimagalhaess qualquer coisa, se quiser me responder por la, ta otimo tb!

    obrigada!

  13. Pedro Henrique disse:

    Tenho um Bold 9000, meu trackball está com problemas a algum tempo, ele desliza normalmente para os lados e para cima e para baixo, mas, não clica, não consigo selecionar nada, preciso utilizar o enter mas não funciona em todos os programas. o que fazer, trocar o trackball ou fazer oque??

  14. luciana disse:

    Malluco e Roberto!!

    Comprei no Canada uma carcaca nova do BB Curve 8310 porque a minha original ja esta toda descascada, porem estou com medo de desmontar o celular e quebrar alguma coisa, não conhece nenhuma assistencia em sao paulo ,manaus ou rio(ou outras cidades) que facam essa troca da carcaca?

    Outra duvida tb, para não correr o risco de novamente descascar aproveitei e comprei o Invisible Shield (aquela pelicula protetora que protege 100% o aparelho) e eu tambem estou com medo de criar bolhas de ar e tudo mais, voce não tem nenhuma demonstracao ai pra mostrar?

    Ps: se possivel,posta depois o video da troca do seu aparelho? Obrigada!
    Meu email eh luciana@acaoi.com.br gostaria saber do Roberto se ele conseguiu trocar a carcaca do dele, ja que o blackberry dele eh igual ao meu.

  15. paulo disse:

    Bom tutorial mas para no bold 9000 o trackball tem uma carcaca sobre ele , como remove-la e fazer a troca ? Muito obrigado

  16. EVO 4G User disse:

    Well, my friends, i don’t know what kind of BlackBerry users you are (seens kinda skilled dues to all parts change and stuff) but BB s*cks at every way. On the early past I would recommendd you to move Windows Mobile, but now it s*cks like everything of micro$oft. I sugest you to pick Android devices, the new ones (with 2.2). I’m just writing in english because if you really want to use your device TO THE MAXIMUM (even for BlackBerry) you must (YES, YOU MUST) know english. I’m a brazillian (brasillian or brasileiro to us) and I own a HTC EVO 4G. Think about it, BlackBerry is just like Apple, but ugly (the only BB device I think is nice is the 9800, Torch).

    Abraços,
    usuário do EVO 4G

  17. Vinícius disse:

    Bom Dia.
    Meu gerente tem o mesmo bb que eu (curve 8520) porém notei que a qualidade da câmera e das fotos é superior ao meu bb. Já atualizei meu bb para o SO5 e também já voltei para o original e nada mudou, será que o problema é sujeira na lente da câmera? Caso seja é muito estranho, pois a olho nu nem eu nem ninguém consegue ver alguma sujeira na lente.
    help;…

  18. Alinne disse:

    Olá, boa noite.
    Tenho um BB Bold 9700.
    Ele caiu e arranhou a tela e a parte de aluminio. É possivel trocar essa parte prateada tbm?
    Ah, o site sitado a sima não está funcionando. http://www.mundoblackberry.com.br

    Atenciosamente
    Alinne!

  19. Kassio Chaves disse:

    Olá pessoal! Achei que seria dificil abrir meu Curve 8900, mas quando levei-o a uma assistencia tecnica para trocar o TrackBall, lógo imaginei que seria super fácil após ele dizer o valor (RS70.00). E olhe lá se ele iria mesmo trocar, neh!**
    Pois bem. Eu ja estava aguniado em não puder direcionar o ponteirinho do navegador ou as opções do menu, até que uma mensagem do Google Maps me obrigou a colocar uma opção a qual eu estava impossibilitado a optar. Sempre que ligava o aparelho, aparecia lógo a mensagem. Criei coragem, lí o tutorial de nosso amigo MALLUCO e abri meu Curve. Deu tudo certo (depois que o led vermelho acendeu) hehehe. Fio moleza! O TrackBall estava apenas sujo com bastante poeira, coisa normal de uso. Mais uma vez, obrigado a turma do blackberrymagazine.com.br e a todo o pessoal aqui presente. Valew, Malluco! Abraços.

  20. Malluco disse:

    @Kassio Chaves
    opa.. que bom que deu tudo certo :)

    abss

  21. Ivo disse:

    ola tenho um storm 9550 poderia me ensinar trocar a lente?

  22. Matheus Emiliani disse:

    Onde é o compartimento para abrir o BlackBerry 8520 ? não entendi onde vc falou que é, alguem me fala?

  23. Malluco disse:

    @Ivo
    é complicado e você precisa ter as ferramentas necessárias como chaves t5 e t6 e alguma palheta para poder abrir sem danificar sua carcaça, além de um pouco de experiência e cuidado. Caso queira, entre em contato com a galera da BlackBooster

    @Matheus Emiliani
    cara, esse é um dos modelos mais chatos e dificeis de se trabalhar e abrir. Tome muito cuidado pois pode acabar danificando a sua carcaça. Ela é bem resistente e um pouco dura para se desconectar, tome cuidado e, se não possui ferramentas necessárias, não tente. Ele possui 6 parafusos e vai precisar de chave torx 5.

    qualquer coisa entre em contato com a galera da BlackBooster (www.blackbooster.com.br)

    abs

  24. Luiz disse:

    Por Favor,eu preciso trocar o teclado e o t.ball doBB 8100,e não consigo achar na rede.Você poderia me ajudar?Agradeço desde já.Abraços Luiz

  25. Luiz Carlos Teixeira Vieira disse:

    Bom dia, tenho um BlackBerry Bold 9700 e gostaria de trocar somente a trava do teclado, ou seja, remover a que possuo pois está toda arranhada e colocar uma nova. Alguém poderia me ajudar?

    OBS: A Trava é que fica abaixo das teclas ["aA", "0", "space", "sym", "aA"] e acima do cromado, ou seja, entre eles.

  26. Caio Zanettin disse:

    Qual a medida da allen usada?

  27. Malluco disse:

    @Luiz Carlos Teixeira Vieira
    precisa arrancar o teclado primeiramente e com uma ponta fina por baixo voce vai tirando vagarosa e cuidadosamente para nao danificar o teclado. O dificil é achar essas peças para repor, creio que sai mais em conta e mais rapido um teclado novo. tenho a venda por R$ 55,00 + frete.

    @Caio Zanettin
    nao é allen, é chave torx. mas depende do modelo que tem, varia de T3 a T6. os mais usados sao t5 e t6

    abs

  28. Camila disse:

    O meu blackberry tá com problema no auto falante. Saberia me dizer se tem conserto?

  29. Alessandro disse:

    Boa Noite , o meu BB Curve 8350i caiu na agua e oxidou a placa , sequei com secador , não liguei , depois de muito tempo

  30. Alessandro disse:

    Boa Noite , o meu BB Curve 8350i caiu na água e oxidou a placa , sequei com secador , não liguei , depois de muito tempo que vim liga-lo, naõ funcionou de cara, mas depois de 3 meses desligado , ele voltou a funcionar , mas tmb por pouco tempo 2 meses , agora ele não está dando sinal, as funções estão normais , só mesmo o sinal , sabe de alguma solução????
    grato
    Alessandro

  31. José Carlos disse:

    Boa tarde! Fiz estes procedimentos para trocar a capinha do blackberry, mas agora ele não toca mais nem consigo ouvir pelo auto falante, só pelo fone, estraguei? Você sabe o que pode ter acontecido e se tem concerto?
    Obrigado

  32. Flor disse:

    Ola! Bom dia, acabei de encontrar seu post, porque meu blackberry parou de funcionar por umidade e pedi para arrumar em uma loja nao autorizada, porem o homem que o fez voltar a funcionar, acabou com a carcaça não tem mais encaixe. E aqui na minha cidade, somente esse homem que abre blackberry. E é dificil, abrir e trocar a carcaça só? nao quero levar lá outra vez.

  33. Malluco disse:

    galera, desculpem a demora. respondendo perguntas de muitos ai, sobre blackberry oxidado ou outro problema referente o hardware, podem enviar para nosso parceiro BlackBooster.com.br eles sao specializados em BlackBerry e tomarão conta dos seus aparelhos. Lá eles são profissionais, senão, não estariamos divulgando-os.

    Flor, caso queira mandar para a galera da BlackBooster eles fazem isso sem danificar a carcaça. Mas depende do modelo do aparelho, se for um modelo dificil de abrir nao é qualquer pessoa que vai abrir nao. o modelo que usamos no tópico é bem simples de abrir e mexer, mas outros sao dificeis e mesmo um cara que mexe com celulares comuns nao sabe mexer neles ok? Recomendo buscar profissionais.

    abs

  34. eduardo izidio barro disse:

    boa noite, tenho um black barry 8350i que quando tento usa-lo tanto com o teclado ou com o trackball o mesmo nao responde(so rola), segundo a autorizada o defeito seria na placa do teclado. Queria saber se isso procede e como faria essa conserto?

  35. Michele disse:

    Olá,

    Tenho um Blackbarry 8520, troquei a carcaça completa, mas na hora de encaixar a parte da frete onde segura o teclado não encaixa de jeito algum na parte superior do celular. O que pode ter acontecido, fiz alguma coisa errada?
    obrogada.

  36. Malluco disse:

    Michele,

    esse modelo é encaixado, colocando de cima pra baixo, da parte superior tem dois conectorzinhos onde voce encaixa na parte de borracha. de uma olhadinha nisso que voce vai conseguir ok? depois vai encaixando de cima pra baixo ok?

    abs

  37. ALANIR disse:

    Bom dia MALUCO!
    Tenho um BB 9000 e ele está apresentando seguinte problema;
    Raramente não esquenta. Porém determinadas vezes após trocar chip ele começa a esquentar e sua bateria não dura 05 horas. Teria alguma sugestão?
    grato por sua atenção.

  38. Glauco disse:

    o trackball do meu 835i não estava funcionando para rolar o cursor para baixo. Peguei aquele spray de limpa contatos e apliquei no trackball, voltou a funcionar, fica a dica.

    abs

  39. nuno lima disse:

    Viva,
    Tenho um curve 8520 e comprei umas novas capas mas na estrutura que segura o corpo (a que tem a borracha) esta vem so a parte de plastico sem os componentes.
    Tenho que mudar os componentes da parte antiga para a nova? E será facil ou melhor recorrer a um professional!
    Obrigado
    Nuno

  40. alessandra disse:

    olá, eu tenho um bb 8900 ele está apresentando o seguinte problema o trackball está descontrolado.. eu aperto pra um lado ele vai para outro.. ai de vez em quando ele vai só pra baixo e nao quer parar de jeito nenhum.. e as teclas quando eu vou digita alguma coisa, sai letras diferentes como caracateres estranhos!
    preciso de ajuda!
    aguardo, beijos.

  41. maurici disse:

    boa tarde !

    comprei um 8520curve , via mercadolivre , veio com problema no autofalante , tento conversar com o vendedor mas não consigo . Tem alguma dica de como solucionar este problema

  42. Willian disse:

    Desmontei meu aparelho e fiz a limpeza, e agora ele não consegue estabilizar o sinal, fica caindo toda hora, alguém tem alguma ideia do que pode ser? outra dúvida, onde fica a antena dele? Grato Willian

  43. Jacqueline disse:

    Olá,

    Tenho um BB 8520 e as teclas A e Alt não estão funcionando… Acredito q deve ser sujeira. Gostaria de saber se posso abrí-lo somente para limpar.

  44. julio disse:

    ola amigos estou com 9800 que não esta funcionando o trackball eos botões de voltar e de fazer chamadas mas se ele estiver desligado ele liga mas não desliga

  45. Malluco disse:

    Julio, ele é um pouco mais complcado de mexer, recmendo mandar pra uma assistencia especializada, veja com http://www.blackbooster.com.br

    abs

  46. daniel disse:

    bom dia. troquei a carcaça do bb 8520 completa. de 2 fiz 1. e agora nao reconhece a antena. o modelo é o mesmo. alguem pode me ajudar?

  47. daniel disse:

    bom dia. troquei a carcaça do bb 8520 completa. de 2 fiz 1. e agora nao reconhece a antena. o modelo é o mesmo. alguem pode me ajudar? no lugar do sinal aparece Tx


Atenção


Os comentários que não estiverem de acordo com o conteudo do topico ou com links pessoais, serão automaticamente deletados.


(você pode usar a opção "Site/Twitter" para divulgar seu endereço; use o menu principal e localize uma página adequada para deixar comentários fora do tópico, ou faça uma pesquisa no campo de Busca.). Obrigado pelo seu tempo!

Comentar




Se quer uma imagem na sua resposta, pegue um Gravatar.