[Dicas] Conectando o BlackBerry como modem no PC

top_of_the_list_blackberrymagazine

Há uns meses, ou anos, atrás, eu fiz um tópico falando de como conectar na Internet em seu computador usando o BlackBerry como modem.

A explicação ali era muito difícil, pois tinha que configurar a conexão manualmente pelas configurações de rede até que se chegasse a um resultado satisfatório.

Hoje, com as novas atualizações, nós temos mais facilidades em fazer esse tipo de conexão, utilizando PC + BlackBerry facilmente. Então, vamos por a mão na massa.

Requisitos para fazer o funcionamento dar certo:

Eu já estava devendo este tutorial há muito tempo. Já havia feito um teste de conexão com meu antigo BlackBerry Curve 8900 usando Pacote BIS da OI.

Nesse tutorial, utilizei o BlackBerry Bold 9700, com pacote BIS também da OI.

Mão na massa………….

Primeiramente, após ter baixado o BlackBerry Desktop Manager, instale-o.

Abrindo o BDM, escolha a opção de IP-MODEM, como a imagem abaixo:

ipmodem_1_bbmagazine

Depois de clicado em IP Modem, você vai pra outra tela, onde irá aparecer ou não pré-configurado.

Veja na imagem:

bbdm_config_bbmagazine

Repare que em “Current connection profile” está selecionado a minha operadora, que é a OI. Mas, caso não apareça a sua, você pode configurar, clicando no botão Configure – marcado em vermelho.

Aparecerá a telinha para configuração, como a tela a seguir:

bbmodem_configuracao_bbmagazine

Na listagem em “Connection Profile” vem, geralmente, todas as operadoras e as configurações já pré-configuradas para você não ter nenhum tipo de problema. Escolha a sua na lista, e repare que em Username, Password e Access Point serão configuradas automaticamente. São elas que irão te dar permissão para usar o BlackBerry como Modem.

Após selecionar sua operadora, clique no OK e pronto. Vai voltar pra tela anterior:

bbdm_conectar_bbmagazine

Depois de clicar em conectar, vai aparecer uma mensagem muito importante, e é nesse ponto que eu queria chegar.

Veja a mensagem:

bbm_modem_conexao_provedorpreco_bbmagazine

O que quer dizer, em Malluco?

Bom, isso significa que, algumas operadoras cobram pelo uso do BlackBerry Como Modem, cobram pelos KBPS trafegados, ou seja, se você usa o Modem direto e faz downloads grandes, pode ser que você ganhe um bom “arrombo“ na sua conta no fim do mês.

A OI eu utilizei com meu BlackBerry Curve 8900 uma época e veio cobrando, pouca coisa, mas veio cobrando.

Edit: 11/06/2010

Já utilizando o Bold 9700 não me veio cobrando, e eu usei um tráfego de dados de mais ou menos uns 60mb. Minha conta fecha no dia 03 de cada mês e usei no dia 25 de Maio e, fazendo este tutorial no dia 29/05. Na minha conta não me veio cobrando.

Segue o contrato da oi, anexo em PDF, pra vocês ficarem ciente do que estou falando. No tópico 2.1.1 diz que será cobrado pela utilização do BlackBerry Como Modem.

Eu não encontrei o contrato com regulamento da TIM, CLARO e VIVO. Se alguém dispor de um destes, me envie para disponibilizar um link aqui pra galera ficar informada, ficarei muito grato.

* Recomendo que entre em contato com sua operadora para saber qual a posição deles quanto à isso.

Beleza, aceitando o contrato da sua operadora, clique em Continue. Caso não queira mais ver essa mensagem, selecione “[] Do not show this dialog again”.

conectando_modem_blackberry_bbmagazine1

Aguarde ele Conectar, como na imagem acima. Ele vai aparecer as informações, registrando na rede, conectando na rede e tudo mais. Aguarde até que a conexão se estabeleça…

Ai, ele já está conectado. Veja que aparece as conexões enviadas e recebidas.

conectado_bbmagazine_blackberrymodem

Espero que não venha um arrombo pra mim só por ter feito essa demonstração ahahaha…

A velocidade de conexão vai depender da fonte de onde está baixando. Ontem me conectei e fiz um download de 60mb, a mais ou menos 150kbps. Simplesmente super-rápido, mais até que o Speedy da telemerda.

Hoje, conectado, fiz o download de outra fonte, e veio na velocidade de:::

download_blackberry_modem_ubuntu_bbmagazine

Veio na metade da velocidade anterior, mas também não deixa de ser pouco :).

Repare que, enquanto você está conectado usando o BlackBerry como Modem, ele aparece escrito no visor do BlackBerry que você está com “Modo de modem habilitado”.

Capture14_59_34

Só tem um problema. Quando se está conectado usando o BlackBerry como Modem ele não navega, ou seja, só vai navegar pelo PC mesmo. Não vai funcionar BlackBerry Messenger, não vai funcionar BlackBerry AppWorld, não vai funcionar Twitter, Gmail… SIMPLESMENTE NADA !!!

Ontem fazendo o teste eu ainda consegui conectar, porém eu abri uma página que estava no cache da memória, dei até a informação errada pro Abade porém ele tem toda razão em dizer que enquanto está habilitado como modem a Internet do BB não funciona.

Eu acho que não é bem um impecilho, pois, quando precisamos fazer este tipo de conexão é pra utilizar alguma coisa rapidamente e não pra ficar o tempo todo conectado por ele certo? Pelo menos o meu caso é esse. Se utilizo como Modem eu uso pra fazer alguma tarefá rápida e básica e isso quando preciso, quando não da pra fazer pelo próprio BlackBerry. Mas na maioria das vezes o BlackBerry já me satisfaz e consigo fazer tudo por ele sem precisar ligá-lo como modem.

Gostaram da dica ???

Comentem =)

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.