[Dicas] MobiShark – Acesso a Internet no PC via BlackBerry

mobishark_bbmagazine

Vocês conheciam o MobiShark ou o SharkModem? Não? Caso queira conhecer, leia este post, vai ficar sabendo para que serve.

No mês passado, Maio, fiz um tópico falando sobre Como conectar na Internet usando o BlackBerry como Modem. Uma dica simples e útil para aqueles que necessitam estar sempre viajando, porém, ainda necessita conectar no notebook ou algum PC no meio do caminho.

modempic-shark-bbm

Com o Mobishark você pode conectar mais ou menos como na dica que eu dei no post citado acima. Porém ele é um pouco mais complicado, mas acho que ele é mais útil em shark_modemtermos de conectividade, ou seja, tão útil quanto seguro. Você pode fazer uma rede em seu escritório utilizando este aplicativo, deixando o PC/Notebook que estiver conectado no BlackBerry como servidor, fazendo com que outros computadores façam uso da sua conexão através de proxy.

Já vou adiantando. Esse esquema acompanha um aplicativo pra BlackBerry e um Software para ser instalado no seu computador PC ou Notebook. Através do sistema que é instalado no PC ele vai fazer, automaticamente, essa ligação com o aplicativo que está instalado no BlackBerry. Esses dois softwares tem um preço, e não é barato. O valor dele é de mais ou menos $50, (cinquenta dolares) e você pode comprar via CARTÃO DE CRÉDITO ou via PAYPAL clicando aqui.

Você pode entrar no link acima e baixar a versão trial, de testes, pra você ver como funciona e se funciona legal pra você também.

O BlackBerry Magazine recebeu, de antemão, um serial para fazer esse teste e divulgar o produto pra galera.

Verei se consigo fazer arrumar pra sortear alguns também.. como a febre esta sendo os sorteios de seriais para aplicativos pagos aqui no BlackBerry Magazine, então vamos tentar para este app ok?

Vou tentar fazer um post explicadinho e o procedimento de como fazer a Internet funcionar no seu PC/Notebook utilizando este SharkModem ok? Ele é um pouco mais complicado do que o modo tradicional usando o Desktop Manager. Mas não é nenhum bixo de sete cabeças.

Vou ensinar você configurar no Internet Explorer e no Firefox também, pra eles poderem reconhecer a conexão do SharkModem no BlackBerry.

Primeiramente você vai precisar fazer o download do aplicativo e do programa a ser instalado no computador. Para isso, pegue nos links abaixo:

Use o Desktop Manager para instalar o ALX/COD como dito acima, depois de instalar no BlackBerry, instale o Programa no seu computador e ai sim iremos continuar a fazer funcionar essa parada.

Diferentemente da conexão via Desktop Manager que é só plugar o cabo USB no BlackBerry e ir na opção de IP-MODEM no BlackBerry Desktop Manager e pedir que ele conecte, essa conexão via SharkModem vai utilizar do APN da sua operadora, ou seja, tomem cuidado que com certeza alguma cobrança vai vir. Eu particularmente não confio muito nesses APNs ai não. Mas, por via das dúvidas, estou fazendo os testes, sabendo que irei ser cobrado, só pra trazer a informação pra vocês ok?

Então, como saber a APN da sua Operadora? Eu fiz aqui um post que fala sobre APN’s e uma lista pequena de APN das operadoras brasileiras. Porém, sei que muita gente procura, hoje pela manhã fiz uma pesquisa pela web e achei um site que possui todas as APN’s de todas as operadoras do mundo inteiro, não separadas e fácil para serem utilizadas, pois estavam separadas por pais em um combobox selecionável. Então, peguei uns 20 minutos do meu tempo e fiz um arquivo PDF com todas as APNs das operadoras, separadas por País e com usuário e senha. Faça download do arquivo PDF abaixo.

Guarde essa lista, pode ser que você não a encontre nunca mais futuramente. Caso queira compartilhar com a galera, coloca-la em seu blog ou site, fique a vontade também, desde que citado a fonte da mesma.

Após ter pego sua lista de apns, vamos conectar o BlackBerry no computador via cabo USB.

Lembrando a galera quem o SharkModem tras duas opções de conexão. Via USB e Via Bluetooth.

Esse manual eu vou apenas ensinar o modo de conexão via USB, pois acho que nem todos os notebooks possuem Bluetooth e nem todo mundo tem o adaptador Bluetooth também no computador.

Porém, depois irei atualizar esse post com a opção de Bluetooth também pra galera ver como pode também funcionar tanto por um quanto por outro modo de conexão.

Ambas podem satisfazer a sua vontade, porém, via Bluetooth a sua bateria vai embora rapidinho, portanto, recomendo conectar apenas via Cabo USB do que Bluetooth pra poder economizar a sua bateria e não deixar que ela desapareça rapidamente como eu falo nesse post sobre econômia de bateria.

Beleza, após conectado, vamos configurar primeiramente o BlackBerry e sua APN.

Pra isso, vai em:

  1. Opções
  2. Opções Avançadas
  3. TCP
  4. Configure o APN de acordo com sua operadora….
    tcp_ip_bbmagazine

No meu caso, minha operadora é a OI, então o APN da oi é gprs.oi.com.br, usuário e senha em branco. Salve as configurações e abra abra o SharkModem que foi instalado no seu BlackBerry.

Capture15_32_48

Ao abrir, se ele pedir serial para ativação você  cancela essa parte, apenas iremos fazer um teste ok?

Capture15_35_1

Indo pra tela inicial do Shark Modem você vai poder configurar o modo de Conexão, se vai utilizar o Direct TCP que vem a ser o uso do APN apenas, ou se vai usar o seu plano de dados BES/MDS.

Capture16_7_1

Ps.: No manual do usuário do SharkModem, dizia que só podia ser usado com um plano BlackBerry Enterprise Server. Porém, eu consegui fazer funcionar no meu BlackBerry Internet Service normal. Deixando selecionado a opção BES/MDS..

Após Instalado o seu App no BlackBerry, instale também o SharkModem no seu computador, pois como falei, através dele que iremos fazer a conexão com o BlackBerry Modem.

sharkmodem_bbmagazine1

Após instalado e aberto, ele cria um ícone no canto direito infeior ao lado do relógio.. Coloque o cabo USB no PC e no BlackBerry, e abra o SharkModem App no BlackBerry, ele ficará com essa tela no BB:

sharkmodem_bbmagazine2

Abrindo o SharkModem no Computador, o software, ele vai aparecer do lado do relógio um ícone que diz estar conectado…. como na tela abaixo:

sharkmodem_bbmagazine3

O que está marcado com um circulo vermelho, é o ícone do SharkModem operando e conectado. Quando ele está desconectado, fica com essa carinha:

sharkmodem_bbmagazine4

Reparem um X nele, é que está desconectado…

Bom, em caso de estar Conectado como na primeira imagem do circulo vermelho, iremos então configurar os navegadores para que eles reconheçam o Shark Modem e utilizem dessa conexão como a conexão padrão para abertura de sites e utilidades Internetárias. (essa foi boa rsrsrs).

Configurando o Proxy no Internet Explorer:

Eu utilizei o IE 7 e a  versão do meu ta em Inglês. Mas o procedimento é o mesmo para o Português.

Abra o Internet Explorer, clique em Tools/Ferramentas > Internet Options / Opções de Internet > Vai na aba Connections/Conexões > clique no botão Lan Settings/Configurações de LAN.

Na tela que abrir, selecione a caixa “[x] Use a proxy server for your LAN  / Usar um servidor proxu para a rede local”

Como a tela abaixo: Clique na imagem para ampliar

sharkmodem_bbmagazine5

Já coloquei em ordem pra ficar mais fácil pra vocês.

Dentro da caixinha, você vai configurar o seguinte número IP e porta:

  • Address/Endereço: 127.0.0.1
  • Port/Porta: 3128

Depois de configurado, dê OK em todas as janelas. Reinicie o Navegador e pronto. Estará pronto pra conectar via Shark Modem no seu Internet Explorer.

Configurando o Proxy no Mozilla Firefox:

Um dos navegadores que eu mais utilizo, sua configuração também é fácil. Veja: (Clique na imagem para ampliar)

 sharkmodem_bbmagazine6

Vá em Tools/Ferramentas > Options/Opções > Clique na aba Advanced/Avançado > depois na aba Network/Rede > Depois no botão Settings/Configurar Conexão

Na janela que abrir selecione a opção “(x) Manual proxy configuration/Configuração manual de proxy”

Configure conforme a janela acima, o seguinte IP e Porta:

  • Http Proxy: 127.0.0.1
  • Port: 3128

Depois selecione “[x] Use this proxy server for all protocols / usar este proxy para todos os protocolos”

Depois disso, dê OK em todas as janelas e reinicie o navegador Firefox.

Após conectado, você pode perceber que no programa instalado no seu PC, Shark Modem, vai estar listando todas as conexões e monitorando todo tipo de entrada e saída.

 sharkmodem_bbmagazine7

Na minha primeira conexão, como eu estava com o Tweetdeck aberto, ele já apareceu uma mensagem pra eu poder habilitar o API do Twitter..

Untitled-1

 

Caso apareça essa mensagem pra você, por qualquer outro tipo de conexão ou aplicativo que for, pra autorizar selecione YES. Caso contrário o aplicativo vai ser bloqueado pelo servidor proxy.

Pode utilizar MSN, Gtalk e outros programas normalmente. O MSN, geralmente, reconhece as configurações automaticamente.

Caso não reconheça, você pode estar indo manualmente em Ferramentas > Conexões > Configurações avançadas.

Lá, voce vai em TCP e clica no botão TESTAR. Ele vai identificar automaticamente. Pelo menos no meu caso foi assim.

Você pode configurar a porta do Proxy também, clicando na aba Option do programa Shark Modem, você terá a seguinte tela:

sharkmodem_bbmagazine9

Essa configuração é simples de fazer e acho que não precisa explicação.

Você pode também configurar no seu leitor de e-mails, como outlook/thunderbird…

Simples. Basta apenas você editar as configurações de POP3 e SMTP, deixando da seguinte maneira:

sharkmodem_bbmagazine10

Em POP3 e SMTP você escreve LOCALHOST.

Em seguida, no programa Shark Modem, configure os dados conforme seu servidor, no meu caso, configurei o POP3 e SMTP conforme o servidor do BlackBerry Magazine:

sharkmodem_bbmagazine11

Mantenham os dados das portas, 110 para POP3 e 25 para SMTP.

Clique em Apply e pronto. Você vai poder fazer download dos seus e-mails no seu leitor de e-mail tranquilamente também utilizando o Shark Modem.

Bom, pra quem tiver alguma duvida ou deseja fazer algum comentário, fiquem a vontade. Estarei a disposição pra tirar qualquer dúvida que esteja ao meu alcance.

Caso você tenha interesse em registrar o seu aplicativo no BlackBerry, nós podemos vender um serial pra vocês, caso não tenham condições de comprar com cartão internacional ou não tenham conta em Paypal.

Creio que não esqueci nenhuma informação….. se esqueci e for lembrando, irei atualizando o tópico.

Comentem =)

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.