[App] Acessando o PC remotamente pelo BlackBerry com VNC

vnc_blackberrymagazine

É isso mesmo. O que você está vendo acima é a tela do Windows XP do meu computador na telinha do meu BlackBerry.

É possível sim acessar o computador Remotamente pelo BlackBerry utilizando um aplicativo chamado VNC.

Pra quem sempre quis um aplicativo assim, e acho que são muitas pessoas com esse interesse, vim aqui lhes apresentar essa ferramenta que vai ajudar muita gente por ai.

Sua utilização é simples, mais simples ainda se for uma rede interna, fazendo com que sua conexão wifi na máquina da sua rede, tanto empresarial quanto residencial, seja mais rápida.

Utilizando o aplicativo para o BlackBerry da MochaSoft, chamado VNC, você pode fazer isso. Tem também para outros Smarts como iPhone, Android entre outros.

Para o computador, vai um aplicativo servidorzinho remoto, os mais conhecidos, o RealVNC, o UltraVNC, até mesmo se você preferir, não precisa nem instalar nenhum aplicativo, basta você ativar a opção de “Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador” no Painel de Controle > Sistemas, na aba Remoto.

Vou ensinar vocês utilizando o RealVNC, que é o que eu acho mais simples e já, geralmente, vem pré-configurado com suas portas padrões de input/output (entrada/saída).

Veja um vídeo do aplicativo funcionando no meu BlackBerry e no meu PC.

Pra quem quiser saber, a música é TNT da banda ACDC,

Antes de mais nada, faça o download do aplicativo VNC da MochaSoft no link abaixo:

Ps.: A versão do aplicativo é trial, ou seja, só funciona por 30 dias. Depois desse prazo você vai ser obrigado a comprar a licença. Caso isso aconteça com você e você se apaixone pelo aplicativo como eu, entre em contato conosco para efetuar a compra.

Para comprar, envie um e-mail para:

  • app@blackberrymagazine.com.br <- podem adicionar também no MSN. (apenas para compras de aplicativos, para dúvidas e outros assuntos, utilizem o blog)

Agora, você precisa baixar um server, instalar ele no computador. Ele serve pra você se conectar pelo BlackBerry no seu computador.

Já deixo avisado. Vai depender muito do tipo de rede que você tem. Se você é o dono da rede, na sua casa ou na sua empresa, não vai ter problemas para fazer as configurações necessárias, caso você seja funcionário de alguma empresa onde possui uma rede wifi roteada, vai ter mais dificuldades para fazer essa conexão via TCP. Mas pode ser que você consiga usar a rede Interna normalmente, pois é o método mais simples de se fazer e é o que eu começo ensinando.

Após fazer o download do programa RealVNC para seu computador, instale-o, recomenda-se instalar apenas o Server e não o Cliente. Pois o Cliente é o que você vai estar utilizando no BlackBerry.vnc_bbmagazine_1

Clique em NEXT e mande ir instalando tudo normal. Depois pessa pra Rodar o VNC Server (Run VNC Server)

Vai aparecer o ícone do RealVNC Server do lado do relógio na barra de tarefas.

vnc_bbmagazine_2_systrai

Depois disso, instale o aplicativo no BlackBerry, no link acima, ou pode baixar via JAD no link –> http://mochasoft.dk/vnc.jad.

Caso de erro acesse pelo link alternativo: http://db.tt/V1ycQaH

Acesse diretamente pelo Navegador BlackBerry.

Instale-o, ele criará na pasta de Download o ícone do VNC.

Vamos dar as permissões:

No BlackBerry, vá em opções > Aplicativos ou opções de aplicativosAplicativos. Espere carregar e procure pelo aplicativo VNC. De as permissões do aplicativo e salve as alterações.

Capture16_45_38

Volte na home, vá no aplicativo, ele vai abrir a telinha a seguir:

vnc_blackberrymagazine_3_config

Clique no menu e depois em Edit, pra adicionar um novo server.

Preencha os dados conforme seus dados, abaixo estão os meus dados do meu computador em rede. Lembrando que este modo que estou passando é o modo de conexão remota via rede Interna, utilizando o WIFI da sua network ok?

Capture20_15_24

Minha rede aqui é Classe C, portanto, é 192.168.2.100, do meu servidor.

Coloque um nome e depois configure o IP. A porta, para padrão de rede interna para conexão remota é a mesma já pré-configurada, a 5900. Mantenha !!! Como no VNC também já vem pré-configurada, veja imagem abaixo na aba Connections:

vnc_bbmagazine_4_portas

Repare que para acesso remoto interno é a porta acima selecionada. A porta 5800 é a porta que iremos utilizar para conectar via TCP, porém podemos utilizar a padrão também 5900, ou você pode configurar qualquer porta Deixe como está, apenas não mexa ainda até que precise. Caso precise, deixe um comentário com seu problema.

Depois de pular a parte da Porta, vamos a conexão, para interno, deixe marcado pela rede WIFI mesmo ok?

O servidor vai ser obrigatório agente colocar uma senha para acesso, no programa VNC no seu computador, clique na aba Authentication e depois selecione a opção “(x) VNC Password Authentication”. Clique no botão [CONFIGURE]. Coloque uma senha, fácil pra você acessar.

vnc_bbmagazine_4_senhas

Depois de configurado a senha ai, no aplicativo do BlackBerry no campo VNC Password: coloque a mesma senha.

Beleza, criado a conta, volte com a seta de voltar e salve as alterações. Vai criar um novo Server na tela principal.

Clique nele e depois em Connect:

Capture21_2_22

Aguarde alguns momentos e logo vai conectar. Isso tudo via WIFI ok?

Quando conectado, aquele ícone lá do VNC que fica do lado do relógio, vai estar dessa cor:

vnc_bbmagazine_6_con_vnc

Aparecerá a sua tela do seu computador.. você pode escolher as opções dentro dele, se quer apenas que fique rolando a tela ou se você quer ter total controle do mouse e pode acessar tudo.

Capture11_20_11

Como você viu na imagem acima, você vai ter o controle sobre o sistema. Se você assistiu o vídeo no começo do post viu como funciona, é daquele jeito mesmo. Se não viu, recomendo que veja agora.

Abaixo uma imagem do VNC remoto do PC do nosso amigo Rony Scomparim, membro da equipe BlackBerry Magazine.

Capture22_35_21

Ele estava conectado no seu aplicativo de câmeras MobiScope para BlackBerry, conectado no Computador, fazendo uso como câmera…. (ta nosso amigo Rony mostrando seu poder corporal rsrsrsrs…)

Como falei anteriormente, o uso deste aplicativo para acesso remoto interno é fácil.

Agora, vamos tentar fazer sua conexão usando o TCP, ou seja, o IP que você utiliza no dia-a-dia pra conectar na internet.

Existem alguns casos do qual você precisa saber qual é o seu caso. Dependendo do caso vai ser bem mais complicado. Estarei falando deles, porém estarei falando do método mais simples para agilizar o processo de conexão do acesso remoto utilizando este aplicativo.

Você precisa saber primeiramente qual é o tipo de rede que você tem. Se a sua rede de acesso a Internet em casa for do tipo Roteada, vai ser mais difícil você fazer esta conexão, tendo-se que ter alguma pouca, ou muita, experiência para sua configuração.

Você tem uma conxão com a Internet na sua casa, independente da qual seja que não é roteada, ou seja, que é utilizada diretamente da sua linha telefônica utilizando um Modem conectado direto no seu computador via cabo RJ45, é a maneira mais fácil de você conseguir utilizar o acesso remoto, mas que também tem seus poréns. O porém é, se você usa uma Internet Residencial é mais difícil de ter um IP estático, ou seja, um IP FIXO.

Se for o seu caso, PARABÉNS, né não Rony?? :p. Assim você terá mais facilidade pra poder conectar remotamente utilizando o aplicativo. Se o IP for dinâmico, não se desespere, você pode usar o site www.meuip.com.br para saber qual é o seu IP. Se você é um desses que deixa o computador conectado o dia todo e só desliga ele de noite, esse site vai te ser útil. Claro que possuem outros métodos do qual eu prefiro não estar comentando por aqui pois pode levar mais tempo e vamos chegar de blablabla….

Caso 1:

Se você possui um MODEM, daqueles da telefônica, ROTEADO, ligado diretamente á um SWITCH, ai amigo, terá um problema e será mais difícil pra você poder fazer essa conexão, pois você terá que saber um pouco de configurações TCP e redirecionamentos de portas.

Para isso, dependendo do seu modem, existem diversos modens por ai e seus caminhos para configurações são totalmente diferentes de um para o outro. Mas geralmente, você precisa estar configurando as portas em direcionamento de portas, procure algo do tipo Port Forwarding, caso não esteja ativo, é preciso ativar o “Address Translation (NAT)”. O que é NAT? Leia clicando aqui. As informações no Wikipedia está perfeita para o entendimento.

Ativando o portforwarding, você precisa redirecionar o seu ROTEADOR para a rede do seu computador, veja um exemplo da imagem abaixo:

vnc_bbmagazine_7_pforward

Clique para ampliar. Repare que o meu IP é 192.168.2.100, esse é o IP da rede do meu computador dentre os outros de 100 à 256. Adicione a porta 5800 tanto para Public Port quanto para Local Port. Adicione e, se preferir, adicione também a porta 5900 para Public Port e 5900 para Local Port.

Pode ser que no seu caso, roteador ou modem, seja a tela diferente, mas as funcionalidades são mais ou menos parecidas.

Lendo-se o artigo sobre NAT do Wikipedia você vai entender melhor.

Parece estar meio confuso mas, se estiver prestando atenção está bem simples.

Caso 2:

Se você possui um MODEM, do tipo da telefônica também, ligado diretamente no computador e que utiliza aquelas autenticações do Speedy pra se conectar, será um forte felizardo de conseguir fazer funcionar, utilizando-se o mesmo método do WIFI, porém, alterando o IP que, ao invés de ser um IP Interno, será um Externo, geralmente de Classe B 180.*.*.* ou Classe C 200.*.*.*.

Para conectar, é só configurar, no meu caso, meu IP atual, sendo minha rede DINÂMICA, é o seguinte:

Capture20_15_17

As configurações são as mesmas para conexão WIFI, o que vai mudar é que você vai ter que escolher em NETWORK a opção TCPIP.

Ressaltando: Pra acessar via TCP você precisa configurar o APN da sua operadora ok? Se não, ele não vai conectar pra fora.
apn_bbmagazine

Sem esse APN você não consegue. Para saber o APN da sua operadora, pegue a lista completa de APN’s de vários paises, inclusive o BRASIL, que eu separei pra galera que precisar… CLICANDO AQUI (PDF)

Resumindo

O CASO 2 é o método mais fácil no caso de ser um usuário residencial de Internet, tornando sua conexão mais fácil.

Se você está em uma empresa onde á Internet funciona através de um roteador, converse com os Administradores de Rede que eles vão te auxiliar no funcionamento, com certeza. Pegue amizade com os caras :).

Concluindo

Este é sem dúvida um dos melhores aplicativos já encontrados pelo nosso amigo Rony ao qual foi repassado pra mim.

Todos os créditos ao amigo Rony. Que me desafiou praticamente falando que eu não sabia fazer e tal… tae :).

Gostaram?? Comentem =) .. Dúvidas?? Comentem =) !!! Sugestões? Comentem =) !! Críticas?? Comentem =].

Ps.: Fique a vontade para produzir este manual em seu blog, desde que cite a fonte da mesma.

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.