[dicas] Instalando sistema operacional no BlackBerry Curve 8350i Nextel

Iaeee galeraa !!!
Ps.: Antes de efetuar qualquer atualização deste tópico no BlackBerry Nextel 8350i, clique aqui e leia a nossa matéria sobre este modelo.
Mais um tópico útil pra galera que venho trazer. Apesar de já ter um passo-a-passo para instalar o sistema operacional no BlackBerry, venho trazer este outro post também com o mesmo objetivo. Instalando o SO no BlackBerry modelo Curve 8350i Nextel. Os passos aqui apresentados podem ser utilizados também para qualquer modelo de BlackBerry ok?
AVISO IMPORTANTE:
GALERA. MUITO DOS PROBLEMAS PODEM SER RECUPERADOS E RESTAURADOS SEGUINDO ESTE PASSO-A-PASSO. PORÉM É PRECISO LER COM MUITA, MAS MUITA CALMA MESMO, PRESTANDO BEM ATENÇÃO EM TODOS OS DETALHES, POIS SE LEREM MUITO RÁPIDO ACABA PASSANDO ALGO DESPERCEBIDO E PODE ACONTECER DE TER PROBLEMAS LA PRA FRENTE, MOTIVO ESSA DE MUITAS DUVIDAS E PROBLEMAS QUESTIONADAS AQUI E RESPONDIDAS, PORÉM, SEGUINDO BEM O MANUAL NÃO VÃO TER ERRO NENHUM. FIZ ESTE MANUAL COM O APARELHO E FAZENDO O PASSO-A-PASSO DE MODO QUE NÃO SOBREM NENHUMA SOMBRA DE DÚVIDAS.
Se vcocê tentou instalar o novo Sistema Operacional no seu BlackBerry Desktop Manager e não cosneguiu, vamos utilizar o BBSAK…
Só peço ma coisa, não esqueçam, jamais, de fazer o backup dos seus dados no BlackBerry. É de suma importância este passo. Caso não saiba, leia o manual abaixo:
Depois do backup, vamos fazer por etapa…
Primeiro de tudo, você precisa fazer o download do Sistema Operacional para o BlackBerry que, também, foi recém lançado pela operadora Sprint. Faça o download no link a seguir:
Pode baixar para o Nextel no link acima, ou pode achar o seu OS do seu aparelho no link
Após o download, instale-o…

Assim que terminar, aparecerá a seguinte tela:

Não selecione a opção “Yes, I want to start the BlackBerry Desktop Software”.
Pressione Finish e beleza.
Após isso, apra o Windows Explorer, vá na seguinte pasta: C:\Arquivos de Programas\Arquivos Comuns\Research In Motion\AppLoader.
Lá dentro, tem um arquivo chamado VENDOR.XML. Apague-o…

Agora, plugue o seu BlackBerry no seu computador via cabo USB.
Se você por um acaso, tentou instalar pelo Desktop Manager e teve a desagradável mensagem:

Vamos utilizar então o nosso querido BBSAK, pegue no link abaixo e, também, faça download do Shrink-A-OS também.. vamos precisar.
Instale os dois, primeiro o BBSAK, depois o SHRINK-A-OS.
Primeiramente, abra o Shrink-A-OS, ele vai aparecer, como mostra a tela abaixo..
Clique para ampliar

Deixe conforme está acima, ou selecione o que quiser.
Em “Select your OS Install Folders” lá em cima no programa, selecione a pasta onde está instalado o OS ao qual iremos utilizar.. Meu Windows está em Inglês, mas o passo para a pasta é C:\Arquivos de Programas\Arquivos Comuns\Research In Motion\Shared\Loader files\8350iAMEA_v5.0.0.807_P3.2.0.31. (esse é o caminho do OS que instalei agora do Nextel).
Após isso, selecione a opção “Shrink-A-OS is in my current OS Folder (not Java or CDMA/GPRS/UMTS) [No need Browser]”.
Agora, Clique no botão Shrink My OS!
Vai aparecer duas telas, clique OK nas duas, falando sobre tamanhos..

Pronto, vamos para a próxima parte.
Abra o BBSAK, se aparecer uma mensagem solicitando uma senha, clique em OK, deixe a senha em branco e continue…
Abrindo o BBSAK, aparecerá algumas opções.. Vamos clicar no botão Wipe Device, na tela que aparecer clique em Yes…

Ele vai resetar o BlackBerry, você vai ver uma mensagem de erro na tela do BlackBerry chamado, Reload Software 507.. Não se desespere.
Agora, no BBSAK, tente clicar no botão RECONNECT. Se ele continuar aparecendo seu PIN está ok, ele está detectado. Se não aparecer, tente tirar a bateriar e clicar em Reconectar, depois que reconectar sem a bateria, continuemos sem a bateria até a fase em que eu falar pra colocar a bateria…
Clique em Load OS. Aparecerá a tela abaixo, caso apareça em Conexão, o PIN, clique em Next.

Aguarde fazer a conexão e ler todas as informações do dispositivo atual, WIPADO, e selecione o OS que aparecer na tela do computador, ou seja, o nosso novo e querido OS 5.0.

Depois que carregar todos os módulos acima, vamos a tela mais importante, de seleção do OS e de seus componentes como os aplicativos, jogos, utilitários, componentes e tudo mais…
Preste atenção nessa tela e, selecione a lingua Portuguesa para não ter problemas futuramente. Leia módulo a módulo e veja qual você quer instalar ok??
Selecionei os mais interessantes na minha opinião e, clique em Next…

Depois do Next, vamos para a tela abaixo onde mostra o que será instalado, incluindo o OS 5.0.

Clique em Finish para finalizar o processo e ele irá começar a instalar o novo Sistema Operacional no seu Curve 8350i Nextel…
O BlackBerry vai apagar a tela branca de erro e acender o Led vermelho.
CASO TENHA TIRADO A BATERIA, ESSE É O MOMENTO DE COLOCAR NOVAMENTE.
Agora, apenas relaxe e deixe que o computador faça o resto..

Beleza.. terminando… ele irá finalizar e reiniciar o BlackBerry Nextel..
Clique em Fechar e veja se o seu nextel ficou bom..

Agora é só esperar abrir o Sistema no BlackBerry. De primeira vai demorar pra caramba, você vai achar que travou, mas deixe que ele vai abrir. Relaxe e continue tomando seu cafézinho e, se for num fim de semana ensolarado, tome uma cervejinha. Como diz o amigo Pedro Albani, cerveja só se for maior de 18 rsrs..
Apesar do que todos falam, o sistema que acabei de instalar no Nextel está super rápido e estável.

As opções abrem rápidas, normal, como se estivesse a versão 4.6 ainda instalada.
Bom, quem tiver dúvidas ae, é só postar. Mostrei como é simples instalar o Sistema Operacional no BlackBerry Curve 8350i Nextel. Como um passo-a-passo. Serve também para qualquer modelo de BlackBerry como dito acima.
Qualquer incremento a este tópico, fique vontade de comentar
. A maioria das dúvidas são sempre tiradas, não apenas pelos nossos tópicos mas sim pela interação entre a galera pelos comentários
. É um ajudando o outro.
Forte abraço…
Tópicos Relacionados a Nextel
- Fazendo Backups no BlackBerry
-
Compor SMS no BlackBerry Curve 8350i Nextel sumiu?
-
Abrindo um BlackBerry Curve 8350i Nextel
-
Como habilitar o navegador e o sms no BlackBerry Curve 8350i
-
S Oficial 5.0.0.807 para BlackBerry Curve 8350i Nextel – Operadora Sprint L. P.
Filed Under: BlackBerry Dicas
















como faço pro Shrink A-OS reconhecer o Aparelho ? aqui ele não reconheceu direto!
AI TENTEI FAZER ISSO E DEU O ERRO 507 QUANDO EU TIRO A BATERIA ELE DESLIGA E FICA COM UM SINAL DE “SEM BATERIA”, E NÃO RECONECTA, O Q FAAZER??
@Thiago Ferreira
o shrink nao reconhece o aparelho, ele é usado em conjunto com o bbsak pra voce mostrar onde está a atualização que foi instalada….
@EDUARDO
ele da erro, como falei, é normal. Depois do erro, clique no botao Load OS e mande instalar o novo SO.. mas tem que seguir como está no blog, mostrando no shrink a fonte do novo OS ok?
abs
Esquece o q eu falei..”sou uma besta mesmo”!!
não tem erro
.. o link do OS que eu instalei no nextel aqui está disponível no post pra download
Bem, gostaria de saber se alguém encontrou algum problema na utilização do novo 5.0
estou pensando em atualizar. por que minha versão 4.6.313 não consigo enviar sms só consigo responder o sms.
abraço.
Ai Vlw pelo tutorial “MALLUCO” tudo funcionando “belezinha” agora estou voltando meu BKP e vou futucar pra ver se da alguma “zica!
PS:Só tive um problema mas foi burrice minha, mas pra falar a verdade te xinguei de tudo q foi nome! hahhahahaha desculpa!!
vlw mesmo, um abraço!
Fui!!!!
@@jeanzinsousa
.. mas como falo, faça por sua conta e risco, atualize mas antes faça backup dos seus dados para nao se dar mal depois e não me xingar como o @EDUARDO fez rsrsrs
nao tive problema até agora. o sms ta funcionando de boa
absss
[...] This post was mentioned on Twitter by malluco, malluco. malluco said: [dicas] Instalando sistema operacional no BlackBerry Curve 8350i Nextel -> http://tinyurl.com/27ty88f [...]
Muito bom.. até agora tudo certinho !
Muitas modificações no icones…. o visual esta mais legal, alem de algumas funcionalidades a mais, como por exemplo colocar no mudo ou no viva voz durante a ligação.. ficou mais facil !
muito boa dica Malluco.. parabens
Po eu tinha a outra versão 5.0 so que atualizei pra essa e ficou muito mais rapida.
Vlw Malluco e toda galera do BBMagazine.
fiz ate a parte que fica na tela de erro, dou o load e quando ele reinicializa fica dando erro de usb.
me ajudem please
@livi
tenta refazer os passos.. veja se o cabo ou a entrada usb do seu aparelho nao estão zuada tal….
abs
num eh. o rolo mesmo eh que estou fazendo em um imac, com windows xp na virtual machine… tou reconfigurando as portas usb pra aceitarem o bb sem passar pelo sistema mac primeiro. se der certo dai vc posta como fazer isso a partir de um mac rsrsrsrs eita complicacao. se conseguir, vou tentar acertar meu relogio de pulso usando luvas de box. hahahahah
Po Malluco, queria saber como eu faço pra colocar em portugues…me ajuda ae…de resto essa versao de OS é muito boa.
haha… to perdido aqui, troquei a OS coisa linda… acabei de descobrir que não vamos mais precisar do Buzz me para ele vibrar e tocar ao mesmo tempo, tem essa opção no menu agora, muito bom !
pois bem.. travava o teclado pressionando a tecla “A” dai ele entra em modo de espera.. o que signifina que o teclado esta travado…. dai vem ..haha
não to conseguindo destravar, e aparece a seguinte msg.. em modo de espera, pressione a tecla mudo para destravar! mais a tecla que tem o falante não destrava… pressionando a e o botão verde(ligação) tb não vai !
alguem me ajuda… haha
abraços
MALLUCO… sem palavras!! meus parabens! o processo da minha instalação não deu problema algum!! mesmo eu sendo novato em BLACKBERRY’S, consegui fazer tudo!! parabéns MALLUCO! show de bola.
Só um problema MALLUCO: O menu COMPOR SMS, ainda não apareceu, como eu disse no outro comentário mais cedo que vc me respondeu me orientando a instalar essa versão 5.0. oque faço??mesmo fazendo o procedimento de ir em SMS, mudar o lance de UCS2 e &Bits tirando a bateria e religando, nao apareceu nada. será que a algum modo de desbloquear o SMS do meu aparelho?? se tiver, me indica que faço tudo. Abraços!
segui todos os passos do tuto, mas quando mando atualizar depois de alguns minutos aparece uma mensagem de erro de conexão e o aparelho comtinua com o erro 507.
por favor me ajuda !!!!!!!!!!
já não sei mais o que fazer !!!
alesbm eu acabei de fazer no meu deu deu tudo certo, estou restaurando meu backup amanhã vou testar tudo.
faz o seguinte começa tudo de novo que deve funcionar.
certo, e quais são atualizações? o que tem de novo?
Ola Malluco vc sabe como bloquear o teclado sem senha nesse novo sistema… No antigo eu usava a tecla de cortesia para esta função agora vi que nao da para fazer ou eu to comendo bola.
eu notei 2 coisas novas, o visual é diferente, o sistema é mais rápido, corrigiu meu problema com sms.
único problema e que ele apresenta um erro quando eu dou um reset nele…ta escrito o seguinte:
uncaught exception application registry .wait for (0x9850447e783b0596) timeout
eu clico no OK e ele funciona normalmente;
O que pode ser isso?
O meu tb apareceu essa mensagem esquisita @jeanzinsouza… MALLUCO, to aguradando sua resposta sobre meu coment do menu COMPOR SMS acima. abraços!
@Rei
..
tem um topico no blog, ao lado direito ai nos links / manutenção, tem como passar o idioma pra portugues
@Thiago Ferreira
..
la em cima no celular tem dois botoes, pressione o do lado esquerdo do celular, sem ser o que tem o cadeado
@Leandro
http://www.blackberrymagazine.com.br/2010/08/bbdicas-compor-sms-no-blackberry-curve-8350i-nextel-sumiu/ leu isso? botou o numero de serviço?
@alesbm
. O erro é normal como eu falo no post…
refaça amigão.. não tem como errar seguindo o passo-a-passo acima
@Marcelo
mais rapido, mais agil, o sms agora identifica também os remetentes…. opcoes mudou algumas funcoes também.. tem mais suporte a novos aplicativos..
@Eduardo Rodrigues
pressione # e segure. Funciona normal pra mim. Ou em cima tem a opcao de travar.
@@jeanzinsousa
. Digite LGLG segurando alt e veja mais detalhes sobre o erro.
pode ser o erro de algum app que deu um pauzinho na iniciação do dispositivo.. mas, é erro normal.. nada que vá prejudicar o funcionamento
abs
abs
Malluco… já fiz isso umas 8 vezes… botei o número de serviço, reiniciei tirei a bateria, e nada. até nesse novo OS 5.0 que instalei, também fiz. e o menu COMPOR SMS não apareceu mesmo assim. vc sabe me dizer por qual motivo isso acontece só no meu?? tm alguma outra forma de desbloquear via SOFTWARE?? ABRAÇOS.
E O MAIS ESTRANHO: ELE IDENTIFICA OS REMETENTES DOS SMS RECEBIDOS NORMALMENTE… SÓ NÃO APARECE O MENU COMPOR SMS. ESTRANHO… ME AJUDE!
@Leandro
antes de voce instalar esse OS o compor SMS aparecia ou não?
NÃO APARECIA NÃO… OQ DEVE SER MALLUCO??
Reparei que a opção de enviar contatos sumiu nessa atualização será que é algum app que eu não instalei ou alguma opção que tem que marca?
So pra deixar claro estou fazendo no meu BB agora vamos ver como vai ficar ?!?!
ai malluco o bbsak nao reconhece o meu aparelho aparece uma mensagem de nenhum aparelho conectado. oq fazer?
aparece o seguinte erro uncaught exception application registry .wait for (0×9850447e783b0596) timeout
caros amigos meu problema estava no laptop, estou fazendo em ouro laptop e até agora esta dando tudo certo. Quando terminar volto pra falar o resultado.
Galera, tenho a versão 4.6.1313, acho que é bem antiga e fuciona tudo oque vc´s tão querendo aí, tipo…”compor sms” botão de travamento de teclado, indentifica o remetente do sms, posso responder direto quando recebo e tal, ainda tenho dúvidas se quero atualizar mesmo, gostaria que alguem que atualizou listasse uma série de vantagens que fazem a diferença pra poder atualizar. porque atualizar só pra poder falar “meu sistema operacional é v5.0.0.807″ ??? e daí? oque vc ganhou em produtividade com isso ???
aguem esta tendo problemas com o bbsak nao reconhece de jeito nenhum ja tentei em outro computador e tenho a mesma resposta. por favor ajudem
Desculpem pela demora, pois dormi fazendo a atualizacao do OS, enfim perfeito o post exelente a esplicacao e mais o novo OS veio com algs mudancas significativas e melhorias consideraceis a melhor e poder alternar entre 1 ou mais programas Show e parabens pelo POST.
Leo! Também estou com esse problema!! O bbsak nao reconhece meu bb!!! Oq faço????
Já tentei mil vezes!
Atualizei 2 equipamentos para esta versao foi tudo ok usei JLCOMANDER e depois segui os passos de tirar o Vendor.xml e em seguida na mesma pasta dei um click no Loader e selecionei as caixinhas e deixei tudo por conta dele demora para reiniciar mais vale a pena como dizem, final de semana sempre final de noite sem preocupacao com a hora relaxe e espere resultado satisfatorio.
estou com o mesmo problema do Thiago Ferreira, o BB está entrando em modo de espera automaticamente e depois não sai, mesmo apertando a tecla de mudo… o que fazer alguma dica??????
Meu camarada Malluco, teu tutorial é 10000, mas acho que tem um pequeno problema…coloca lá em cima do post que tem que fazero o backup antes, sei que vc ja escreveu isso mil e quinhentas vezes aqui mas tem uns AVOADOS( como eu) que esquecem isso, fiz diretinho a atualização, ficou dez, nem precisei tira bateria nem nada e ainda me voltou um aplicativo que tava atrás a muito tempo que é o protetor de senha…mas não fiz o backup…perdi tudo…só não sentei e chorei porque tenho um backup muito antigo aqui, que dizer não perdi tuuuuudo, mas perdi uns 3 ou 4 meses de contatos e ainda um tel de uma gatinha que ia encontrar hj….agora tenho que esperar ela entrar no msn pra pegar de novo…rsrs…abraços.
Malluco, hoje fui acessar e usar os aplicativos normalmente que uso no Blackberry C/nol integration e não estou conseguindo acessar nenhum, primeira vez que acontece isso. estou desconfiado que é o OS 5.0 não está lendo mais o Service Book teria algum disponível que alguém esteja usando para me passar.
Jean tudo bem?
Vi suas mensagens, tinha feito o mesmo upgrade e tive os mesmos erros que o seu, o envio de contatos via PTT tinha sumido, e aparece aquele erro “uncaught exception”..outra coisa é que quando digitava um contato direto no CELULAR ele nao aparecia, um saco, ai fiz downgrade para a versão .313…
bom galera, ouvi boatos de que o NOL INTEGRATION foi desativado pela Nextel. Ainda não sei se é oficial, apenas ouvi boatos. Tem algum consultor da NEXTEL por ai?
abs
Também tive este problema qdo fiz a atualização. entra em modo espera e nao só sai tirando a bateria e colocando novamente….
Por isso fiz downgrade.
mais eu ja uso o nol a 1 mês como será que eles vão tirar assim?
vo fazer o downgrade pra ver no que vai dar.
alguem está tendo esse mesmo problema ??
Apagou tudo no meu cel. Graças a Deus eu fiz um backup!!
Eu fazendo a restauração ele volta pro OS anterior?
como volto para o meu os anterior?
Olá pessoal, to aqui pra reportar o erro que tive ao fazer o upgrade.
Eu fiz um backup completo com o DM, ai fiz o upgrade pra OS 5.0 até ai fiz tudo na boa terminei e instalei meu backup, só que ai eu não consegui acessar o navegador do BB com o wifi, só consegui com o Nol que ja tenho configurado.
Malluco eu usei hoje o dia inteiro a internet pelo Nol e nao tive nenhum problema de conexao, só com a conexao sem fio.
Outra coisa eu qndo restaurei meu backup eu reinstalei o caderno de serviço que libera o acesso pelo Nol.
Acesso pela conexao sem fio nada agora o Nol eu uso numa boa.
Eu ja ouvi falar sobre esse boato que o serviço vai ser cancelado, só que até agora eu estou utilizando sem problema algum.
Sera que poderia me ajudar com a conexao sem fio?
Quem estiver com problemas de conexao pelo Nol pode falar que eu passo o caderno de serviço que estou utilizando.
Abraços a todos
Gente consegui desfazer o erro.
a unica coisa que precisei fazer foi desligar o modem esperar dez segundos ligar, ir no meu BB apagar o registro e começar novamente a instalar a rede sem fio.
Ta funcionando legal agora.
Espero ter ajudado o pessoal ai tbm.@Rei