IMG00202-20110430-1926

Iae galera.

Este é um review mais completo sobre minhas impressões em cima do BlackBerry PlayBook, do qual estou com ele em mãos e, após ter ficado ontem praticamente o dia todo mexendo, fuçando, brincando, rindo, chorando (de alegria) e tal, vou postar agora minha experência com o tablet da RIM.

A BlackBerry Magazine é o primeiro Blog no Brasil a postar sobre o PlayBook um review mais completo, e claro que isso ainda vai ser pouco, porém, ao longo dos tempos irei postando coisas novas sobre ele, aplicativos, games, dicas e tudo para que você não fique sem saber de nada ok?

Ao se conectar pela primeira vez ele já pede várias configurações como Wifi (principal e obrigatório). Caso não configure uma rede wifi nele você não pode começar e nem fazer nada com ele. Então, tenha pelo menos uma rede wifi em casa ou na empresa para poder usar o bixinho com alegria.

IMG00190-20110430-1320

Após configurar bonitinho e, após chegar na bateria os 20% ele vai aparecer a tela acima, que é a atualização que estiver disponível para download e instalação, que no caso é a versão do Tablet OS 1.0.1.1710.

Vamos a um resumo básico sobre as suas especificações, apesar de eu já ter falado em alguns tópicos anteriores, vou começar com ele.

Especificações:

  • Tela de LCD de 7”, 1024×600 WSVGA, sensível ao toque, multi-toque e gestos de apoio;
  • BlackBerry Tablet OS com suporte para multiprocessadores simetricos;
  • Processador Dual-core (Cortex A9) 1 GHz;
  • 1GB de memória RAM;
  • Memória de: 16gb, 32gb e 64gb (são nas 3 versões);
  • Bateria de 53000mAh;
  • Duas Cameras em HD (na parte traseira de 5MP e na parte Frontal de 3MP). Gravação de vídeo de 1080 pixels em HD;
  • Reprodução de vídeo: 1080p em HD. H.264, MPEG, DivX, WMV;
  • Reprodução de áudo: MP3, AAC, WMA;
  • Saída de vídeo: HDMI;
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n (good);
  • bluetooth de 2.1 + EDR;
  • Conectores: MicroHDMI, MicroUSB;
  • Plataforma de aplicação flexível com suporte para Webkit/HTML-5, Adobe Flash Player 10.1, Adobe Air mobile, Adobe Reader, Posix e OpenGL e Java;
  • Ultra fino e portátil;
      •   Medidas 5.1 “x7.6” x0.4” (130 milimetros x 193 milimetros x 10 milimetros)
      • Pesa menos de uma libra, cerca de 0,9 kilos ou 400 gramas
  • Outras características e especificações do Manual de BlackBerry serão compartilhadas ou na data em que o produto for lançado no comércio

A RIM também pretende oferecer modelos 3G e 4G no futuro.

Impressões do Tablet

playbook_on_your_hands

Primeiramente ele não é o BlackBerry que nós estamos acostumados a mexer ou trabalhar. Nem parece um BlackBerry rsrs. A sensação é de estar voando. A velocidade é superior a qualquer aparelho que eu já mexi até hoje, incluindo iPhone 4 e até mesmo o iPad. Já peguei um galaxy tab também porém tive pouco tempo para ter alguma impressão relevante.

Claro que este não é um BlackBerry qualquer. De todas as minhas experiências com aparelhos BlackBerry, desde os mais antigos 7100 até os mais atuais 9800, conheço todos os tipos de sistemas operacionais desde os oficiais até os hibridos que assolam a internet, este sistema é completamente diferente, o QNX, que a RIM comprou em abril do ano passado. Não tenho nada a reclamar sobre os sistemas BlackBerrys, desde os 4.1 até os atuais 6.0, que em cada versão foi-se aperfeiçoando e melhorando gradativamente.

Lembrando que a RIM tem praticamente 10 anos de existência desde seu primeiro e velho BlackBerry OS, e a compra desse sistema operacional QNX vai se prolongar para os próximos 10 anos, e com muitas melhorias e experiência de usuário, vocês vão ver, tem muita coisa boa pra vir. Isso é só o começo.

Ele é leve, cerca de 400 ou 500 gramas, fininho e cabe no bolso de qualquer jaqueta facilmente. Você pode andar cmo seu BlackBerry no bolso da calça e com ele na jaqueta.

ps.: claro que algumas de suas características acima eu meio que testei todas, mas algumas não condizem. Uma delas é o de reproduzir formatos WMV, do qual eu testei 4 vídeos e nenhum deles funcionaram. Mas isso é excessão e não suja em nada a imagem do aparelho.

Gráficos e Qualidades

Os gráficos são excelentes, a qualidade de vídeo e imagem são em full hd e qualidade do som também é muito superior aos que nós estamos acostumados a ouvir. Possui um efeito suround super show.

video-bbplaybook-bbmagazine

Processador / Performance

O BlackBerry PlayBook possui um ótimo processamento. Carregado com um processador Dual-core e parece ser muito estável, equipado também com seu sistema operacional QNX.

Seu multiprocessamento é perfeito, você pode abrir vários aplicativos de uma vez e ele aguenta perfeitamente sem dar nenhum lag e nenhuma travada.

Você pode manter jogos, aplicativos, vídeos e ainda ouvir música com uma qualidade perfeita sem travar. A velocidade na abertura de programas é perfeita, incluindo ainda com a conectividade que se mantem perfeita e rápida a todo momento.

IMG00207-20110501-1444

Touchscreen

A tela de 1024 x 600 parece muito grande, mas ela é perfeita. As cores e efeitos são ótimos também. Quando abrimos o site BlackBerry Magazine e o BerrySocial ficaram super bem, não com um suporte a wap pois ainda não existem plugin para o sistema operacional e o webkit que leva a versão do navegador, mas ele funcionou bem. (www.berrysocial.com.br)

IMG00200-20110430-1604

A tela é super rápida e super suave de se mexer. A sensação é de que você é quem comanda de verdade onde quer que toque ele tem um comando te esperando.

Já tive a oportunidade de mexer com o iPad e iPad 2 também e não senti a suavidade tanto quanto senti no PlayBook. Pode ser coisa de garoto propaganda e coisa de fã também, mas não é, preferencialmente e particularmente eu fico com a tela de toque do PlayBook, assim como prefiro o toque do Torch 9800 a do iPhone 4.

Teclado Virtual

Não há um teclado físico no PlayBook, o teclado é virtual e acho que para estes tipos de tablets um teclado físico só se for um externo com conectividade via bluetooth.

Mas o teclado virtual do PlayBook é muito sensível e suave, além de gostoso de digitar nele. Bem rápido e não é necessário um aperto na tecla, basta posicionar o dedo e teclar. Pode ser usado inclusive com todos os dedos facilmente pois o tamanho dele é perfeito e os espaçamentos entre cada letra também é simplesmente genial.

IMG00211-20110501-1658

Memória

O Tablet está disponível em três versões de memória. 16GB, 32GB e 64GB. Você pode escher o que for melhor pra você. Possui 1GB de memória RAM, porém parece que só o sistema operacional já pega muita memória. Estranhamente após a atualização do meu PB ele caiu de 1GB para 370MB. E olha que eu quase não instalei nenhum aplicativo, inclusive ainda acabei instalando uns aplicativos que vem por padrão nele, incluindo o Slacker Rádio que nem funciona aqui no Brasil, então pra que manter?

Bateria

A bateria de 53000mAh, de litiun, foi feita para durar até 8 horas em funcionamento direto sem parar, mas em stand by e sem operação ele chega a funcionar bem até 1 dia. Fiz este teste e usei por quase 24h sem estressar o processador nem nada.

Outro teste que também fiz foi, assim que receber o aparelho, deixei carregando totalmente os 100% e usei ele até não querer mais. Durou mais ou menos 6 horas e já tive que carregá-lo novamente.

Um detalhe que não pode faltar é que se ele cair de 20% para 19% você já não consegue mais utilizar o sistema operacional, ele fica apontando na tela do aparelho para você conectar e que só conseguira continuar trabalhando com a bateria em 20% ou mais. Diferentemente dos aparelhos BlackBerry normais, ele apenas para de funcionar a rádio quando chega nos 5%, em alguns casos em 10% ele já desliga o rádio e o sinal do aparelho e da rede não deixando você receber chamadas, nem ver vídeo ou até mesmo tirar fotos.

O caso do playbook é diferente, em 20% ele á pede para carregar e se desobedecer você fica sem usá-lo rsrs.. O negócio parece que tem vida própria.

Câmera

IMG_00000003

A qualidade da câmera na parte traseira é de 5 megapixel. Não é uma das melhores, clique na imagem acima e veja a imagem em tamanho maior. Ele não possui flash integrado (infelizmente). Aqui no meu ambiente agora está um pouco escuro por isso a foto saiu um pouco escura e um pouco tremida. Porém tirando-se fotos em um local aberto e com um clima bom você pode tirar o melhor proveito da câmera.

A câmera frontal possui 3 megapixel. A qualidade também não diferencia muito da imagem acima e também pode ser melhor em ambiente mais claro.

Sobre o vídeo e gravação, não é muito boa. Apesar de nas especificações dizer gravar em alta definição, eu particularmente não achei muito boa. Pra ser sincero esse não é o foco do aparelho.

Conectividade

Possui uma boa conectividade. Em WIFI ele navega numa velocidade extraordinária e, se o seu roteador for um roteador de alta performance, ele navega em todas as frequencias a/b/n/g em 802.11.

Abertura de site super show e rápido, e claro que também vai depender muito da velocidade da sua banda-larga.

Em Bridge ele também navega bem, ainda melhor caso seu BlackBerry tiver conexão 3G como nos casos dos Bolds, do Torch 9800 entre outros.

Sobre o Bridge farei em breve um tópico especial sobre ele também, pois é o modo de conexão que o PlayBook usa quando não está em uma rede WIFI, e ele vai depender de um aparelho BlackBerry com BIS/BES. Essa ponte é utilizado através do Bluetooth e precisa ter um aplicativo no seu BlackBerry para que ele o detecte, o aplicativo é free e pode ser encontrado facilmente na AppWorld, o nome dele é BlackBerry Bridge.

 

Aplicativos

IMG00199-20110430-1602

Hoje nós encontramos vários aplicativos já na loja AppWorld para o PlayBook, muitos deles em versão free.

Tudo você consegue acessar pelo Wifi, todos os aplicativos tanto nativos quanto os instalados, já vem com suporte ao Wifi.

Por padrão ele já vem com a loja BlackBerry AppWorld instalada, te dando a opção de baixar mais aplicativos na loja.

Para usar, como de costume, é necessário ter um ID para você fazer download, mas claro que isso já é pedido logo na primeira utilização do PlayBook.

Ele não vem com calendários nem mesmo com tarefas e também não vem com aplicativo para e-mail nem mesmo o BlackBerry Messenger, seu messenger oficial.

Quando você faz a ponte entre o PlayBook e o BlackBerry você tem acesso aos seus e-mails, enviando e recebendo mensagens…

IMG00203-20110430-1935

Reparem na tela acima, minha caixa de entrada com todas as mensagens recebidas e com as opções no rodapé para enviar, receber, encaminhar e tudo mais.

Respondendo pelo BlackBerry PlayBook ele automaticamente também mantém a mensagem enviada no seu BlackBerry não deixando você sem acesso a sua resposta fora do PlayBook.

Sobre o BlackBerry Messenger, infelizmente em ponte ele não pode ser usado, nem mesmo é sincronizado. Apesar do tablet possuir um PIN próprio, ele não pode ser usado para bater papo. Fazendo umas pesquisas vi que a RIM não conseguiu fazer esse sincronismo em tempo antes do lançamento e também dizem que em algumas semanas este aplicativo estará disponível para o PlayBook tendo-se então a grande chance de bater papo com seus amigos, clientes e contatos direto pelo PlayBook. Creio que será o tão aclamado BlackBerry Messenger 6.

Os jogos, por padrão já vem o Tetris e o Need For Speed Undercover, com gráfico e jogabilidade perfeita. O gráfico lembra um pouco o Playstation 3, sem brincadeira.

Navegador

IMG00201-20110430-1611

O navegador funciona super bem em qualquer site. Inclusive achei que abre qualquer site melhor do que abre em meu notebook.

A qualidade é ótima e tráz o famoso sistema de abas também assim como no BlackBerry OS 6 que vem no Torch 9800.

A diferença, e grande, que nem mesmo o iPad da apple tem, é o suporte ao Flash. Ele abre Flash com uma facilidade e perfeitamente bem.

A versão do navegador é o Safari 5, com webkit e suporte ao HTML 5, ou seja, uma ótima experiência de usuário e com usabilidade perfeita para qualquer tipo de site.

Ainda não se tem plugins para que os sites wap funcionem nesse navegador, creio que porque ele funciona bem e tem suporte a HTML 5, ou seja, com melhor suporte não existe, funciona bem qualquer site tanto sendo Full Site quanto Wap Site. Pelo menos todos que eu acessei funcionaram perfeitamente, youtube, uol entre outros… veja imagem:

gif_opens_site_playbook_bbmagazine

A versão real do navegador é: Mozilla/5.0 (PlayBook; U; RIM Tablet OS 1.0.0; en-US) AppleWebKit/534.8+ (KHTML, like Gecko) Version/0.0.1 Safari/534.8+

Um ponto que ficou em negativo é que não é possível instalar aplicativos em .JAD assim como se instala nos outros aparelhos BlackBerry e smartphones.

Não é possível instalar via navegador. O sistema não reconhece. Em breve vai ser possível a instalação de aplicativos feitos especialmente para este sistema QNX via browser.

Sobre leitura de documentos, ele vem equipado com o Documents to Go Suite e PDF to Go também.

Conclusão

Creio que a sua aquisição valha a pena. Porém quem quiser esperar para o próximo PlayBook que vira, com certeza, com super melhoras, mas esta primeira versão está boa também, com muitas utilidades e, por ser a primeira, está de parabéns. Eu recomendo a compra. Para leitura então é perfeito. Para ir viajar ouvindo um som e lendo um livrinho básico ou algum artigo na internet é uma mão na roda com esse PlayBook.

Este review ainda não está super completo, mas da pra tirar dúvidas de muitos usuários que estão interessado na sua compra.

Nós da BlackBerry Magazine recomendamos e, fiquem atentos, nos sigam no Twitter (@malluco) pois apartir de hoje terá uma sessão especial sobre PlayBook no blog, com dicas, games, aplicativos e tudo relacionado ao Tablet PlayBook da RIM.

 

Gostaram do Review? Comentem =)

  • Sergio

    Ainda estou muito curioso sobre o sistema Bridge para acesso a e-mails, agenda e contatos. Mande mais informações, por favor.
    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

  • malluco

    Vou fazer essa semana um topico sobre o bridge sergio 🙂

  • Valdeir

    Parabéns ao BB Magazine !!

    Show de post, voces são demais. Sempre saindo na frente. Já decidi vou comprar meu PlayBook.

    Valeu galera. Abraço

  • Eduardo

    Caracas…. está de parabens!!! nota 10!
    estou com o PB desde segunda… e realmente… vale a pena… só uma pena nao tem o 3G… mais tenho um bb… entao tá resolvido o problema…

    se esse já em supreendeu… imagina o proximo..hehe

    se precisar de algo pode contar comigo…

    abracos.

  • Sergio

    Os softwares da App Word funcionam todos ou devem ser específicos para o PB?

  • Pedro Oliveira

    Muito bom mesmo Malluco. Ficou show o preview! Parabens!

  • Peterson Pinheiro

    Comprei hoje o meu Playbook e fiquei um pouco decepcionado pela falta de aplicativos para ele. A base de aplicativos da própria Blackberry é bem deficiente. Aplicativos consagrados e indispensáveis, como Google Earth, Google Maps, Viigo, etc simplesmente não existem pro Playbook.
    Tomara que saia BEM RÀPIDO o suporte para aplicativos Android, pois sem isso a coisa fica difícil.
    Na verdade, o meu Torch tem umas dez vezes mais aplicativos que o meu Playbook.

  • eduardo

    sim, muito poucos aplicativos mesmo… porem nao uso mais meu notebook em cada, so o playbook…
    acho que ainda ten muito que melhoras esta no caminho certo… eh que nem carro eletrico…. ja tem para vender…

  • Peterson Pinheiro

    O fato é que eu gosto muito do Blackberry em si. Desde que tive meu primeiro aparelho, nunca mais pensei em usar outra solução para me manter conectado. Porém o Playbook hoje não passa de uma promessa que, além de caro, não tem aplicativos. O fato dele, num futuro que ninguém sabe quando, rodar aplicativos Android, confirma o que eu digo. No fundo a RIM pensou mais em “garantir” sua fatia no mercado e não pensou que hoje o playbook está mais pra um “gadget de luxo”. Sinto muito se contrario a opinião de muitos aqui, mas eu estou dizendo isso, porquê sou do tipo de usuário que não reclama em pagar por aplicativos, o problema é que eles não existem pro Playbook.

  • ta certo @Peterson Pinheiro . Mas coloque uma coisa na balança, ao contrário de android e ios do iphone, o blackberry possui muitos poucos desenvolvedores no mercado mundial. de 200 desenvolvedores de apps / games mobiles, 190 sao para iphone e android, o resto da meada sao para blackberry os, lembrando também que blackberry os é uma plataforma independente, nao depende de nada pra funcionar só dela mesmo. programadores nao existem no mercado muitos, e agora com o playbook e com o sistema qnx os desenvolvedores estao aparecendo aos poucos.

    mas o certo é enviar feedbacks pra eles, nada melhor, exponha sua opiniao diretamente para eles pois eles sempre ouvem seu publico-alvo. sabemos sim que há muito pouco aplicativo pro playbook, ainda, mas vamos ter um pouco de paciencia, vai fazer ainda 2 meses do lançamento dele, lembra-se, foi lançado em 19 de abril. paciencia né amigo 😉

    abs

  • Djalma

    Prezados,
    Adquiri um Playbook nos EUA e, para meu desespero, ao chegar no Brasil a instalação não foi completada, por causa de um problema já detectado e que, segundo divulgado em diversos sites, ensejará um recall. Alguém sabe como devo proceder e se tem alguma forma de contornar essa situação?

  • Djalma

    Antecipadamente, agradeço qualquer ajuda. Não preciso dizer que como o PB ainda não foi lançado no Brasil, estou desesperado!!!

    Abraços!

  • ricardo

    oi! parabens pelo topico! estou indo prar os E.U.A na proxima semana e gostaria de saber se posso comprar o playbook e um torch por la? vao funcionar aqui sem problemas? em portugues e tal? ja tenho um curve 9300.
    desde ja agradeço

  • @ricardo
    com certeza 😉

  • Parabéns o post ficou muito demonstrando o que tem de bom nesse tablet.

  • Matheus

    Os tablets da Blackberry tem sensor de gravidade? As imagens só mostram o aparelho em modo paisagem. Gostaria de saber se posso navegar também com ele em posição vertical.