[BBReview] Testamos o novo BlackBerry Bold 99xx

bold99xx-blackberry-magazine

Iaeee galera

Como vocês podem ver nós da BlackBerry Magazine estamos sempre na frente e somos o primeiro Blog BlackBerry do Brasil a falar sobre o novo modelo BlackBerry Bold 9900/9930.

Essa semana ainda teremos também um pequeno review sobre o BlackBerry 9810 que também estamos efetuando testes para ver o seu bom funcionamento. Só digo que são muito bons aparelhos.

Vamos por partes, o review será breve mostrando algumas funcionalidades do aparelho como conectividade, aparência, performance, memória e aplicativos entre outros que der para falar, ok?

Conectividade:

IMG00401-20110912-1303

A velocidade da conexão é muito boa, tanto por wifi quanto por 3g. Na imagem acima é o site da BlackBerry Magazine aberto, mas abrimos outros como uol, terra, globo.com entre outros e a velocidade é boa. O youtube também se permaneceu estável. O único problema e que todos nós temos com aparelhos inferiores é a compatibilidade com sites em flash, do qual infelizmente a BlackBerry pecou em não colocar no sistema operacional OS 7. Deveriam ter colocado pois iria ser um enorme diferencial. Infelizmente o flash player é só para o nosso querido BlackBerry Playbook.

O navegador possui as funcionalidades padrões do OS 6 contendo abas e as funcionalidades de abrir várias páginas utilizando as tradicionais abas, possui também opção de marcadores e adicionar página ao histórico, assinar feeds, adicionar marcadores, enviar endereço da página por e-mail e etc…

Só lembrando que, ao contrário do que muitas pessoas falam, sobre o navegador do sistema operacional 6.0, é possíve abrir várias abas simultaneamente com páginas abertas sim. Já ouvi muitas pessoas falando inclusive sei que já caiu em provas esse tipo de pergunta e que as respostas estavam erradas Smiley piscando.

 

Aparência:

Guarulhos-20110912-00235

 

O visual do novo Bold se parece muito bom o antigo bold 9000, porém ele vem com algumas diferenças básicas na tela que o novo modelo é touch e o trackball virou trackpad, marca de navegação da BlackBerry.

O teclado também está mais macio e o tamanho não mudou do antigo. Pra ser sincero, no começo em algum tempo você acha estanho pois não está acostumado com este tipo de modelo com o touch. Pra quem usa um BlackBerry Torch 9800 até se acostuma pois a tela fica sob o teclado em modelo slider, porém este novo modelo confunde um pouco pois você se acostuma a mexer com o trackpad e esquece que a tela dele também é touch, mas nada que atrapalhe a boa utilização. O bom da tela touch é que agiliza, e muito, na utilização de aplicativos, abertura e fechamento dos apps.

Guarulhos-20110912-00240

 

A parte traseira também muda. O flash e a camera estão na horizontal, enquanto do modelo anterior era na vertical e tinha aquela parte “feia” na tampa, eu acho muito feio rsrs. Mas a quem goste.

O falante também estão em lados diferentes, ou seja, enquanto que no Bold 9000 o alto falante era próximo ali na parte “feia” da tampa e o som sai na cabeça (parte de cima) do aparelho, o modelo novo atual bold 9900/9930 o alto falante é embaixo da tampa da bateria, veja:

Guarulhos-20110912-00240

A qualidade de som é impecável. Uma boa qualidade e muito alto.

Nas laterais também tem algumas mudanças se colocar de lado com a versão anterior. Ele é mais fino e muito mais leve e a disposição dos botões do lado esquerdo, se reparar na imagem abaixo, o botão de Discagem por voz do lado esquerdo não tem mais, apenas o conector USB e o fone de ouvido integram esse novo modelo do lado esquerdo:

Guarulhos-20110912-00238

já do lado direito, possui também os botões de volume e o botão de câmera, porém com uma diferença. Entre os botões de volume possui um botão de play, que te possibilita pausar e continuar um respectivo som, facilitando o acesso. Assim como no curve 8520 que tem o botão de play também na parte superior do aparelho.

Guarulhos-20110912-00237

Performance:

IMG00405-20110912-1328

O aparelho possui uma boa performance, é rápido e eficáz em todos os sentidos. Para abrir aplicativos ele é perfeito e a velocidade é superior aos demais aparelhos. O OS 7 tem uma boa usabilidade, com alguns ícones pouco diferentes do OS 6, porém com recursos mais poderosos.

A memória interna dele é de 6gb. Memória para aplicativos é de 512mb. Infelizmente não tem como usar a memória interna para instalar aplicativos.

bold9900-armazenamentodeapp-bbmagazine

Ainda na loja appworld não existem muitos aplicativos para estes modelos, há uma pequena gama que promete crescer com o passar do tempo, assim como acontece com os aplicativos para PlayBook.

Este sistema, OS 7 juntamente com o poderoso hardware do aparelho tem uma coisa que nenhum dos outros dispositivos, tirando o Playbook, tem. Qualidade em HD e alguns jogos estão sendo desenvolvidos em qualidades 3D, mostra que vai ter um grande potêncial em ter suporte ao OPEN GL 2.0. Tem um jogo próprio pra ele em 3D chamado “3D Rollercoaster Rush Jurassic 2”, é um jogo de montanha russa que você pode manejar usando o aparelho pelo seu sensor de sensibilidade, muito maneiro. Usa a performance gráfica deste aparelho.

354191

O jogo acima, vejam o gráfico, é melhor funcionando, só quem tiver a oportunidade de pegar o aparelho na mão conseguira ver a maravilha que é o gráfico desse aparelho.

Outra coisa bacana é o vídeo que vem é o vídeo de exemplo que vem na memória, em alta definição e imagem impressionante, veja o vídeo abaixo:

 

Desempenho e vida útil da bateria:

IMG00407-20110913-1447

A bateria dele parece durar muito, em 2 dias eu não precisei carregar, e olha que usei muito mesmo até não querer mais, testando todas as suas funcionalidades e capacidades, sons, videos, jogos, vários programas abertos e a bateria nem sequer esquentou.

Sabe aquela ampulhetinha/reloginho que fica rodando na tela quando carrega? Em nenhum momento ela durou mais de 2 segundos. Ela aparecia e já saia tão rapidamente que mal conseguia contar rsrs. É um sistema veloz e a bateria superou todas as expectativas.

Câmera:

IMG-20110913-00005

A qualidade da câmera do aparelho é muito boa, com um sensor de 5 megapixel. Com foco claro ao infinito, faz disparos em macro visão muito boas, alias uma das melhores, achei até mais superior do que a do Torch 9800, sendo que ambas possuem as mesmas resoluções de 5mp.

Claro que não é uma super câmera profissional e não pode ser usado para trabalhos de arte final, mas para uma diversão, tirar aquela foto com a família, na praia, no campo ou sítio ou em algum local paradisiaco, é uma boa câmera e que da para usar tranquilamente.

Vídeo também não possui uma boa qualidade, eu já achei que o torch 9800 possui uma melhor filmagem, lembrando que a tela do torch é maior do que a do bold 99.

Aplicativos e BlackBerry 7:

9930-screens-2011-08-16-600-01

Se você não gosta de mudanças e está habituado com o antigo sistema operacional 5.0, vai ter que começar a pensar mais pra frente, pois o novo OS 7 veio para ficar e vai ser muito explorado daqui pra frente.

Ele vem com visual muito agradável, se comparando com o OS 6, seus ícones ficaram maiores e mais soltos e alguns deles até com mais vida, um deles é o ícone do navegador e de vídeo, também o ícone de gerenciamento de conexão, entre outros.

Claro que para melhorar muito mesmo só colocando sistema operacional QNX que em breve também estará ocupando a memória dos futuros aparelhos da BlackBerry e incluindo também a versão do flash-player para os celulares Smiley piscando.

O navegador vem com apoio ao HTML 5. Ele abre qualquer navegador na web, exceto como falei antes, o nosso querido e estimável Flash, isso logo teremos. Mesmo páginas complexas podem ser abertas rapidamente nesse navegador e usando tanto o trackpad quanto a tela touch você vai ter uma navegação tão suave quanto se utilizar em um torch, um storm ou até mesmo em um android da vida ou iphone…

A função de “Pesquisa avançada” no novo Sistema permite uma pesquisa integrada que te possibilita achar rapidamente e facilmente um contato, um favorito, um e-mail ou mensagem.

9930-screens-2011-08-16-600-16

Você também pode usar a pesquisa por voz, facilitando ainda mais a busca por algum processo, eu achei muito útil, entra no quésito acessibilidade.

Ambos os modelos e sistemas são todos integrados com o BES (BlackBerry Enterprise Server).

O modelo Bold 9900 funciona muito bem em qualquer operadora hoje no Brasil com plano BIS, porém o modelo 9930, por ser cdma e tecnologia e frequencia diferente do padrão utilizado nas operadoras, não vai funcionar, principalmente na operadora TIM.

Em poucas palavras, digo que este OS 7 é rápido e fácil de usar te possibilitando chegar em qualquer local em apenas alguns lances com os dedos e encontrar qualquer coisa dentro dele, incluindo suas configurações, atalhos e muito mais.

Pra finalizar…

Os novos BlackBerrys estão no inicio de uma transição, por enquanto isso é o melhor que a RIM pode fazer, creio eu. A empresa não está afim de perder seus clientes, por isso estão trabalhando duro e pesado para mudar o quadro. Eles não estão crescendo tão rápido, mas estão fazendo o melhor para se manter dentro da escala entre as melhores.

Vamos esperar para ver as próximas versões do Sistema Operacional e quem sabe até melhores aparelhos com super performances afim de bater de frente com outras empresas do ramo.

Como falei, é um pequeno review sobre o aparelho, mas queria deixar bem claro e avisado pra vocês que tem interesse em trazer um deste de fora, não comprem o modelo Bold 9930. Caso queiram, comprem um Bold 9900 e Torch 9810 ou 9850 também..

NÃO COMPREM MODELO BLACKBERRY BOLD 9930 DA VERIZON. NÃO VAI FUNCIONAR NO BRASIL, A NÃO SER QUE SE TENTE NA OPERADORA VIVO QUE É MAIS CERTEZA DE FUNCIONAR, E NA CLARO NÃO É 100% DE CHANCE DE FUNCIONAR. MAS A TIM E A OI INFELIZMENTE NÃO VÃO FUNCIONAR. EM ALGUNS CASOS E CLIENTES DISSERAM QUE FUNCIONOU E ESTÁ FUNCIONANDO, MAS VAI SABER, POR VIA DAS DÚVIDAS, COMPREM UM 9900.

Acho que mais avisado impossível rsrs.

Comentem =)

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.

banner-bbmagazine-blackbooster