[BBReview] Testamos o novo BlackBerry Torch 9850

torch9850-bbmagazine (2)

Iaee galerinha

Nesse fim de semana recebemos um BlackBerry Torch 9850, o novo modelo do Torch que teve um grande UP na sua aparência. Como sempre a BlackBerry Magazine saindo na frente dos outros blogs Smiley piscando.

Ele vem com uma gigante tela touch e dispensou o famoso Slider e o Teclado dele. Por padrão se manteve o teclado padrão que são as quatro teclas e o famoso trackpad:

torch9850-bbmagazine (5)

O design é muito legal, mais fino e elegante e com uma tela super sensível. Eu particularmente achei muito perfeito o toque, assim como a tela do novo Bold 99xx.

Os modelos Bold 99xx e Torch 9850 e Torch 9860 foram lançados no mesmo momento. Suas funcionalidades e operacionalidade são praticamente as mesmas, equipados com o Sistema Operacional 7.0 e com um processamento de 1.2ghz. O que você precisa saber ou se perguntar é se você quer uma única tela gigante sensível ao toque ou quer um teclado físico?

Particularmente sou adepto ao teclado físico, gosto de telas touch, porém, se fosse pra escolher entre o novo Bold 99xx e o novo Torch 98xx eu fico com o novo Bold. Aqui tem um review do Bold 99xx também.

O teclado virtual deste modelo é semelhante ao do iOS, da Apple do finado Steve Jobs. Este modelo tras uma grande tela de 3.7″, 480 x 800 pixel. Navegar na web e ler as mensagens ficaram muito melhor.

Claro que alguns bugs foram encontrados, uma delas é ao adicionar um PIN ao BBM e clicar no enviar, estranhamente o sistema está entendendo como um endereço de email e adicionando automaticamente o arroba (@) no PIN e se você enviar como está ele da uma falha no envio, sendo assim, necessita ir novamente ao PIN e apagar o tal arroba adicionado automaticamente, sendo assim, envie novamente e nesse caso vai normal.

Este é um bug claro e que pode ser corrigido com as novas atualizações.

torch9850-bbmagazine (5)

Outra coisa que chama atenção, muito, alias, nem chama atenção mas deixa os usuários compradores frustrados, porém é necessário fazer uma pesquisa antes de comprar um aparelho e saber se o mesmo vai funcionar bem no Brasil.

Este modelo  Torch 9850 não funciona bem no Brasil. Por algum motivo, no sábado, ao fazer alguns procedimentos para a ativação deste modelo no Brasil e funcionar com a rede TIM ele simplesmente não funcionou na TIM, mas por alguns instantes ele recebeu o pacote da OI e consegui acessar por 3g normalmente, baixei alguns aplicativos compatíveis no APPWORLD e funcionou normal, porém, ele durou apenas 40 minutos, simplesmente parou derepente a conexão de dados e ficou funcionando apenas para ligação, como um aparelho qualquer sem internet. Estranhamente ele se virou contra minha pessoa não aceitando mais o plano de dados da minha operadora, nem OI nem TIM. A TIM como sempré é a pior operadora para se trabalhar com esses aparelhos. Agora você me pergunta, o porque?

Porque este modelo é CDMA, assim como os aparelhos Storm 9550, e essa frequencia é uma #$%^ pra se trabalhar no Brasil. Creio que a única operadora que funcione bem no Brasil com CDMA é a operadora VIVO, da qual meio que garanto 90% de chance de funcionar perfeitamente, então, se você comprou este aparelho erroneamente e está com ele parado, faça portabilidade para a operadora VIVO e tente com eles.

Este modelo é da Sprint, vai pedir o código de ativação do aparelho, porém, se tentar enviar mensagem para a SPRINT pedindo tal código SPC / MSL, eles vão te responder o seguinte:

I understand you bought a BlackBerry Torch 9850 CDMA and you live in Brazil but I am so sorry we are unable to provide you SPC / MSL code to unlock handset.

send by:

Georgia K.
Sprint
ecare1@cc.sprintpcs.com

Divulgo mesmo rsrs.

Portanto, se forem comprar um  dos modelos novos, prestem atenção, comprem modelos GSM, e não CDMA compatíveis.

Sua usabilidade é simples e fácil. Interface perfeita. A precisão do toque é o que mais conta nesse aparelho, pois tem que ser bem preciso. Um exemplo é na hora de ligar as conexões dele. Nos modelos anteriores você pode selecionar com o toque em qualquer posição da tela para que ele simplesmente ligue. Neste modelo, você precisa tocar certinho no tick para ligar a conexão, senão ele não faz ligação e não entende como toque.

Isso conta também no teclado onde é bem preciso o toque e acho que até mais rápido de entender o comando pelo toque do que nos modelos como Torch 9800 entre seus antecessores.

torch9850-bbmagazine-design

Seu layout também é bem diferente, mais fino e bem mais leve.

Colocando-o ao lado do Torch 9800 a diferença é muito grande. A qualidade de som e de vídeo dele também superior. Como mostram algumas imagens na animação acima.

Bacana também é no slot de SIM CARD, que te da a opção de ajuda ao retirar o mesmo, é tipo um suporte que te ajuda a retirar o mesmo sem precisar usar as unhas como tem em alguns modelos.

simcard-slot-torch9850-bbmagazine

Reparem na imagem acima, a peça alaranjada. Abaixo é a entrada do SIM CARD (cartão SIM da operadora) e, ao retirar, basta deslizar a peça laranja que o SIM CARD sai junto facilitando a retirada. Ao lado esquerdo tem o conector do cartão de memória SD CARD com capacidade de até 32gb.

A bateria é a mesma utilizada no BlackBerry Bold 99xx, modelo maior que as outras do BlackBerry com detalhes em verde, modelo J-M1 de 1230 Mah, 4,6 Wh. Formato Barra, veja a imagem dela abaixo:

torch9850-bbmagazine (6)

Enfim, o aparelho é muito bom em relação a usabilidade. Propriamente o modelo em questão, por ser CDMA não recomendamos, como falamos, a compra para trazer no Brasil pois não vai trabalhar muito bem em algumas (maioria) das operadoras. Se forem comprar, comprem o modelo Torch 9860, que é GSM e irá funcionar bem no Brasil em qualquer operadora, assim como o Bold 9900 ao invez do Bold 9930 (CDMA).

Espero que este tópico sirva pra alguma coisa Smiley piscando

Comentem

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.

  • Torquatto

    Olá!

    Não vejo a hora desse modelo ser lançado aqui no Brasil. Existe alguma previsão?

  • @Torquatto
    sem previsão. mas, aguardemos

  • Estou satisfeito com o meu torch 9800, porém, gostaria muito de adquirir o novo 9860.

  • olavo vidal correia neto

    Ola comprei um 9850 da sprint, quer dizer que ele nao vai funcionar aqui no brasil?

  • @olavo vidal correia neto
    não vai funcionar para dados, só se for operadora vivo.

  • Pingback: [BBNews] Vivo lança BlackBerry Torch 9860 no Brasil()

  • Lucas

    @olavo vidal correia neto
    comprei um 9850 e apenas faz e recebe ligacoes… tenho plano de dados da OI e nao conseguimos ativa-lo… vou testar com a VIVO

  • Marcos

    tenho o Torch 9860, funciona perfeitamente com OI e VIVO sem reclamaçoes…