[BBDicas] JVM Error 102–saiba como resolver esse erro antes de dar Wipe

JVM-Error-102-bbmagazine

Iaeee galerinha. Creio que essa dica vai ajudar muita gente.

Sei que muitos erros para BlackBerry nós já colocamos aqui muitas soluções disponiveis, porém especificamente para este erro JVM ERROR 102 possui uma possível solução que poderá salvar muitas vidas.

O procedimento é bem simples, porém é necessário tomar cuidado na hora de fazê-lo, pois pode dar um erro fatal no seu Sistema Operacional do qual a única maneira de reverter a situação será reinstalar o sistema, e isso não queremos fazer, certo? Quer manter a integridade dos dados, seus contatos, fotos, agendas e etc…? Siga este passo-a-passo abaixo e saiba como resolver esse erro sem precisar resetar o aparelho e reinstalar o sistema operacional.

O procedimento a seguir está bem simples e fazendo-se do modo como segue, não terá nenhum tipo de erro.

Lembrando também que não é uma alternativa e sim uma tentativa de recuperação do BlackBerry antes de fazer um Wipe e reinstalar o sistema operacional.

Este procedimento, se for realizado, dependendo do problema pode levar muito tempo, pois iremos mexer com os modulos e isso leva muito tempo e paciência, porém, dependendo do modulo em questão do qual está causando o erro, pode ser que se você usar o procedimento nesse modulo o aparelho de um erro fatal e ai você vai ter que reinstalar o mesmo, fazendo com que você perda todos os seus dados. O erro tem solução ou é desta maneira tentando-se recuperar a memória sem dar um WIPE ou só dando um WIPE.

Vamos ao que interessa. Primeiro você vai precisar das seguintes ferramentas:

 

Instale o JL_CMDER em uma pasta fácil, como por exemplo no C:\JL_CMDER

Pegue o aparelho que está com Erro JVM 102 na tela e conecte-o no computador via cabo USB.

Depois disso, abra o programa JL_CMDER e no inicio escolha a opção Y caso possua uma senha e N caso não possua senha.

jl_cmder1-bbmagazine

Caso escolha a opção Y(es) você vai digitar a senha do seu parelho. Não erre mais de 10 vezes senão já era, se isso acontecer, não precisa nem seguir daqui em diante =P.

Digitando-se a senha correta, vai aparecer as opções:

jl_cmder2-bbmagazine

 

Com o celular plugado no computador via cabo USB escolha a opção 2) event log.

Irá gerar um LOG DE EVENTOS do seu aparelho e abrirá automaticamente em um Bloco de Notas (TXT) onde o segredo de toda essa operação está todo nele.

No nosso caso, os erros foram bem básicos, em alguns modulos de aplicativos de terceiros onde aparece abaixo a imagem (clique para ampliar)…

eventolog-erro-bbmagazine1

 

Cliquem na imagem acima para ampliar e vamos estudar ela um pouco.

Reparem na imagem que possui várias linhas de códigos. Eles são os logs dos eventos contidos no seu BlackBerry. Esses eventos são gerados enquanto o seu BlackBerry está ligado e processando, ele funciona em background e você nem percebe que isso ta acontecendo. Em alguns casos muitas pessoas acham que o aparelho está lento ou algo do tipo, a maioria das vezes é por conta desse processo que gera o log e, dependendo da quantidade de informação que está sendo logada ele faz com que o processador foque somente nesse log de eventos do qual leva seu relógico a ficar pensando (o famoso reloginho ou ampulheta), dai vem gente falando que BlackBerry é uma merda mas nem sabe o porque ele da umas travadas. Só para sanar, essas travadas são boas do qual te possibilita acessar o log e verificar o que ta acontecendo no seu BlackBerry para uma possivel correção ou reparo, isso ajuda muito, coisa que muitos smartphones não fazem.

Bom, na imagem, ele mostra meio que por coluna, sempre mostrando o código do erro ou do log criado, incluindo a data como dia/mês/ano (não necessariamente nessa ordem), mostra também a severidade do erro que em casos mais críticos é 0, o tipo do erro e o aplicativo em questão e o mais importante, o dado que nos interessa que são os tão ditos modulos errôneos.

As únicas linhas que interessam são essas, do qual iremos utilizar para tentar restaurar a memória. Os módulos são esses:

– data:CMM: verifyHash failed for net_rim_bb_medialoader_backgrounds_480x360_03_b-20(1630)
– data:CMM: verifyHash failed for net_rim_bbapi_pim(3310)
– data:CMM: verifyHash failed for net_rim_font_japanese-4(3839)

Esses são nossos amigos que estão causando o erro jvm 102.

Para deletá-los, vamos a próxima etapa.

Abrá o Prompt de Comando do MS-DOS, vá em Iniciar e Executar, digite CMD e pressione enter.

Irá abrir o Prompt. Vá até a pasta onde você instalou o JL_CMDER, ou seja, no C:\JL_CMDER para isso digite:

  1. cd\
  2. cd JL_CMDER (ou digite o modo que você colocou com nome da pasta).

Isso no prompt de comando. Depois ele irá entrar na pasta vamos apagar os módulos que causam o erro e que foram gerados pelo LOG de EVENTOS.

Dentro da pasta JL_CMDER você vai digitar o seguinte comando:

  • javaloader.exe –u erase –f NomeDoModulo

O comando javaloader é usado com o JL_CMDER em modo de arquivos, ou seja, é como se você utilizasse o Desktop Manager, porém um uso mais manual e não automático. “todos os comandos podem ser acessados pelo próprio JL_CMDER.

O comando –u indica a porta do qual o BlackBerry está conectada, ou seja, na porta USB
O comando erase simplesmente deleta ou apaga algum arquivo ou modulo.
O comando –f indica que será acessado um módulo ou arquivo

Então, usando o comando completo em um de nossos exemplos ficaria:

  • javaloader.exe –u erase –f net_rim_bb_medialoader_backgrounds_480x360_03_b-20

Acho que não preciso explicar o comando acima certo? Sobre os comandos foram explicados, e o módulo em vermelho é um dos que estão causando o ERRO JVM 102.

No meu caso eu fiz isso 3 vezes, pois como mostra na imagem, possuem 3 modulos dando problema.

Após executar todas essas tarefas o BlackBerry reiniciou e o erro simplesmente sumiu, como se não tivesse acontecido nada, inclusive consegui manter a integridade dos dados do cliente e o mesmo ficou satisfeito com o serviço. Sei que muita gente vai ganhar dinheiro com essa dica, mas que seja de bom uso rsrs.

O problema aqui, como falei acima é a paciência que você vai ter. No meu caso eu fiz pois eram apenas 3 modulos com problema do qual sua deleção foi rápida e indolor (rsrs).

Agora, em muitos casos, creio que na maioria das vezes, aparecem milhares de modulos com erros, isso vai depender muito do aplicativo que foi instalado e que está causando tal conflito com o software, na maioria das vezes são vários modulos e, a paciência nem sempre é uma aliada pois para cada módulo deletado, o aparelho reinicia e você tem que esperar o processo todo.

Para quem tem muito tempo disponível pode ser que valha a pena e também para quem necessita muito dos dados e não pode perder.

Já vi casos em LOG DE EVENTOS que tinha mais de 500 linhas de modulos com problema. Imagine apagar um-a-um e aguardar o aparelho reiniciar toda hora após a deleção. PAREI.

Mas atenção: no meio desses monte de modulos que irão aparecer, pode ter um que simplesmente vai danificar o Sistema operacional, portanto, preste muita atenção ao deletar, veja o nome de cada modulo e pesquise na Internet para que serve cada um.

Bom galera, a super-dica de hoje é essa. O processo é esse, simples e rápido.

Agora, caso tenha tentado este método e não funcionou, sinto lhe informar, resete o aparelho e reinstale o sistema operacional.

Boa sorte

Comentem =)

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.