[BBDicas] Uncaught exception: java.lang.NullPointerException

Uncaught-exception-java.lang.NullPointerException

Vim aqui trazer um erro típico no BlackBerry, o erro “Uncaught exception: java.lang.NullPointerException” que nada mais é doque um pane em certo aplicativo.

Quando acontecer de dar esse erro é por conta do aplicativo mal instalado, ou seja, pode acontecer de você instalar o aplicativo pelo próprio AppWorld ou via OTA.

Isso é normal e acontece com muita frequência.

Antes de tudo é preciso saber qual aplicativo está dando o erro, se não souber, pressione a tecla ALT e digite LGLG (ALT + L+G+L+G). Irá aparecer a tela de “Log de Eventos” do BlackBerry, onde ficam logados todos os erros e processos durante o dia atual. Aparecerá ai no evento o Erro com o mesmo nome dado acima juntamente com o que provocou o erro, sendo assim, aparecerá geramlente em módulos, mas da para saber qual é o aplicativo. Geralmente caso esse erro é o último aplicativo instalado e, tentando-se executar o aplicativo leva ao erro acima. No meu caso o erro foi no aplicativo GuiaMais.

Para a solução desse problema, é bem simples:

  1. Desinstale o aplicativo que está causando erro;
  2. Reinicie o BlackBerry (tirando a bateria ou pressionando ALT + Shift direito + DEL);
  3. Aguarde reinicio do aparelho, dependendo pode levar até 2 minutos ou mais;
  4. Assim que reiniciar, faça o download novamente do aplicativo, pelo AppWorld ou via OTA como fez anteriormente e instale novamente no seu BlackBerry;
  5. Instalado, não execute.. Vá em permissões do aplicativo e de todas as permissões…
    permissoes-bbmag-guiamais
  6. Feito isso, salve as alterações e reinicie novamente o BlackBerry (tirando a bateria ou pressionando ALT + Shift direito + DEL);
  7. Aguarde o aparelho carregar
  8. E tente novamente.

No final o certo é ele voltar a funcionar normalmente, caso o erro persista, verifique no site ou na loja do aplicativo os aparelhos e sistemas operacionais compatíveis e veja se o seu BlackBerry está dentro dos requisitos de sistema e hardware. Se não for compatível, está ai o problema, porém, se for compatível, tente mais uma vez (recomendado), porém, se persistir novamente após a segunda tentativa, pode ser algum bug ou modulo corrompido no seu BlackBerry do qual fica meio dificil saber se o mesmo não mostrar nos processos de “Log de Eventos”  do BlackBerry, ai recomendamos reinstalar o sistema operacional.

No mais, creio que fazendo isso resolva, pelo menos em muitos dos casos que já aconteceram comigo nos meus BlackBerrys isso resolve o problema. É como um computador quando está com algum problema em um software, muita gente, até administradores ou especialistas quebram a cabeça para tentar resolver sendo que basta um Reboot no computador para que o problema seja resolvido…

Espero que a dica seja de grande ajuda para muitos

comentem =)

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.