[BBNews] Conheça o NFC – Near Field Communication

 

nfc

 

Iae galerinha

Bom, já falamos aqui neste tópico algumas palavras sobre o NFC – Near Field Communication. É uma funcionalidade que vem acompanhada no OS 7.0 dos aparelhos Bold 9900/9930.

Bom, eu resolvi dar uma lida em alguns lugares, ver vídeos de como funciona e para que serve ou servirá este serviço e é muito interessante. Vale a pena a leitura…

O NFC surgiu seguindo a mesma tecnologia do RFID (Radio Frequency Identification). A RFID permite a comunicação a longa distância entre aparelhos por meio da rádiofrequencia. Um deles trás a fonte de energia agindo ativamente buscando informações no outro aparelho que não necessita de uma energia própria pra funcionar.

O NFC – Near Field Communication, diferente do RFID, limita o campo de atuação para no máximo 10 centimetros, como o próprio nome diz “NEAR” (perto), sendo necessário estar bem próximo do objeto que se queira comunicação e troca de dados. Isso torna a comunicação um tanto segura demais, sendo que os dados são obtidos da fonte passiva pela fonte ativa, assin as informações contidas em qualquer dos aparelhos não podem ser acessados por outra fonte, apenas entre uma e outra na comunicação atual.

A NFC foi criada para trasmitir dados de maneira mais segura, enquanto a RFID é melhor opção para utilizar rastreamento de animais por exemplo, já a NFC pode ser utilizada para realizações de operação bancária.

E como será que isso está sendo ou será usado?

Se essa é uma tecnologia que pode trazer tantas facilidades para a vida das pessoas, ela deve estar em um dispositivo que esteja presente 24h por dia nas mãos do usuário, por isso a melhor aplicação encontrada até o momento é a implementação da NFC em aparelhos celulares, como exemplo o Bold 9900 ou BOld 9930.

Em países como o Japão por exemplo, já é possível conferir a tecnologia sendo usada no dia-a-dia: o sistema de metrô permite que passagens sejam compradas com a aproximação do aparelho celular às catracas. Desta forma, objetos comuns do cotidiano transformam-se em “objetos inteligentes”, capazes de armazenar e transmitir informações.

Existem muitas formas de usar a NFC. Muitos acreditam que ele deve substituir o código de barras e até mesmo os cartões de crédito. Assim o consumidor não precisaria mais buscar por máquinas de leitura nas lojas, basta aproximar o celular para conferir o preço do produto. Ao final da compra, para efetuar o pagamento, basta a mesma ação em um aparelho instalado no caixa. É meio matrix, mas não deixa de ser uma idéia que pode sim se tornar realidade. Hoje temos em muitos produtos no supermercado um QR Code do qual pode se ter muitas informações sobre o produto em questão, aproximando o aparelho celular no QR Code com um leitor, o mesmo te da opção de ir a uma página web para verificar informações do produto. Eu mesmo já testei isso e é bem interessante, coisa que de 100 pessoas, 90 não sabem disso, percebi isso pois enquanto fazia os devidos testes o pessoal ficava me olhando torto, estava me sentindo um ET rsrsrs.

Nas minhas leituras sobre o assunto, vi que a BMW apresentou um protótipo de chave que utiliza o NFC. Com ela, seria possível realizar várias atividades. Em um breve vídeo, as possibilidades são demonstradas. Veja o vídeo nesse link.

Os usuários seriam capazes de comprar passagens de trem ou metrô usando um sistema exclusivo adaptado ao carro, além de pagar qualquer outro serviço ou produto em pontos de venda.

Outra facilidade proporcionada por este modelo de chave seria a verificação das condições do carro, apenas com a aproximação a aparelhos NFC. Segundo engenheiros da empresa, o sistema aplicado à chave seria ainda mais segura do que em outros aparelhos portáteis. Alem disso, a tecnologia pode estar em documentos, facilitando o impedimento de acesso de adolescentes a locais como bares e clubes noturnos, por exemplo.

Com a NFC também seria possível assistir ao trailer de um filme apenas colocando o aparelho celular próximo ao seu cartaz. Estima-se que a tecnologia NFC faça parte ativa do cotidiano de usuários na América do Norte até o ano de 2015.

Boatos circulam pela internet, com informações de que a Visa estaria testando na Europa um sistema de pagamento de metrô, similar ao de Tóqui no Japão.

Atualmente, a Iris ID System Inc, anteriormente conhecida como LG Electronics, uma provedora lider de tecnologia biométrica da íris em conjunto com HID Global, lider renomada em soluções para o fornecimento de segurança de identidade, anunciou a plataforma iCAM7000 IrisAccess pode ser usado também com o Near Field Communication, habilitado na plataforma 7.0 do BlackBerry Bold 9900/9930.  Ativado com a tecnologia iCLASS da HID Global, o credenciamento digital será compatível com a base instalada em leitores iCLASS que estão embutidos no iCAM7000, uma série de aplicações que vão desde sistemas de acesso físico em edifícios para aplicações que controlam o tempo e atendimento assim como aplicações de identidades.

Vejam isso. Usando um Bold 99xx com a opção NFC habilitada, os modelos da íris de um usuário são armazenados de forma segura a uma credencial iCLASS digital no telefone. Essa credencial poderá ser apresentado para autenticação, simplesmente segurando o BlackBerry na frente de uma câmera iCAM7000, assim como os usuários fazem hoje com o cartão iCLASS.

Pra vocês verem como isso já é realidade. Esse sistema foi apresentado no dia 26 de março de 2012, há dois dias.

O que vemos nos filmes hoje, toda aquela tecnologia, logo se tornará realidade galera.

Quando tiver mais informações e/ou essa tecnologia já for possivel no mundo todo, voltamos a falar sobre ela, ou assim que estivermos novidades sobre uso dessa tecnologia facinante, também avisaremos =)

Comentem =]

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.