O Futuro Negro da RIM

No final do mês passado publiquei uma matéria  na rede social Berry Social sobre o Futuro Negro da RIM e por coincidência (final de mês) estou aqui para a segunda parte desta história.

Decepcionante! Este é o meu pensamento com o anúncio da chegada do BlackBerry 10 para o Q1 2013!

O projeção do prejuízo para o Q1 2013 anunciado ontem pela RIM já era esperado por a empresa estar em reestruturação e com o Efeito Osborne em andamentoPor que comprar um BlackBerry OS7 que em breve será obsoleto quando ao lançamento do BB10?

A medida que se aproxima do lançamento do BlackBerry 10 as coisas parecem se complicar na empresa de Waterloo. Temos visto que a Research In Motion está passando por uma transição como nunca antes vista e isso faz parte da nova estratégia de negócios implantada pelo CEO Thorsten Heins após assumir o posto de CEO. Mas o atraso para o lançamento do BlackBerry 10 complica muito a situação da empresa por dificultar a conquista por novos clientes e manter os clientes ativos que estão a espera da nova geração mas de olho na concorrência, principalmente os smartphones equipados com Android.

De acordo com Heins, o atraso no lançamento está vinculado ao software ainda não ter atingido seu estado de perfeição esperado. Temos visto boas inovações para o BlackBerry 10 que sugere que muito mais está sendo preparado e lançar a nova geração sem estar 100% seria um GAME OVER!!!

Desde o RIM 805, os dispositivos BlackBerry sempre foram objetos de desejo e muito bem aceitos no mercado corporativo. Mas com o passar dos anos, a concorrência aumentou, os preços dos insumos aumentaram (commodities), os custos de trabalho aumentou (mundial) e acabou tornando-se muito caro para RIM a fabricação de hardware. Infelizmente o mercado mudou e a RIM demorou a dar uma resposta. O mercado consumidor está a cada dia mais exigente e o corporativo mesmo em busca de segurança, traça um novo perfil de entretenimento x negócios. O que podemos supor é que um smartphone para brincar e um smartphone para o trabalho é um bem comum a definir-se nos dias atuais.
Mesmo apresentando o número de assinantes em uma crescente constante a cada mês, o mercado total de smartphones aumentou dramaticamente ao mesmo tempo e a fatia no mercado TOP de Linha fica cada vez mais distante da RIM por não apresentar inovações do sistema e smarts mais avançados lado a lado com os rivais.

Vamos então analisar 2 situações:

  1. A RIM está Morrendo: Peço calma a todos pois a situação não é tão desesperadora como a mídia e os haters estão apresentando ultimamente! A RIM não é a nova PALM! O corte de funcionários faz parte do plano de reestruturação da empresa com foco em reduzir em até $1 bilhão nos custos da fabricante do BlackBerry. Os resultados ruins já eram esperados! O caixa da empresa está no positivo com mais de $2.2 bilhões o que não aponta sufoco administrativo e as vendas mostram uma situação contrária ao market share conforme vemos na imagem a seguir. Apenas uma gravidez complicada está acontecendo com o BlackBerry 10. A empresa busca a reestruturação para voltar forte no mercado e para isso precisa estar 100% confiante em sua nova geração estar com o mínimo de falhas para evitar transtornos. Mas o que veremos na mídia a partir de hoje é o cenário de que a RIM está morrendo e aos poucos será evidenciado o seu óbito!
  2. A RIM não é a nova Palm: Para todos os fãs de Harry Potter por aí, pense no Dumbledore Phoenix Fawkes, que quando ele fica velho se queima todo e renasce das cinzas. Entre um novo CEO, a reestruturação, a reorganização e dar à luz uma nova plataforma de computação móvel com o BlackBerry 10, até que a conta bancária seque por completo (ou algum outro evento nos negócios venha a intervir) a RIM ainda tem a chance de renascer em uma empresa muito mais forte. Esta é a maneira de encarar a situação e esperar que as coisas boas acontecerem. Seria legal em 1 ano a partir de agora poder olhar para trás e dizer sim, a RIM deu luz à um lindo bebê.

Para analisarmos estas duas situações, vamos aos números:

  • A receita foi de $2.8 bilhões no trimestre. Uma queda de 10% ao especulado de $3.1 por Wall Street, mas 33% referente ao último trimestre.
  • A RIM vendeu certa de 7,8 milhões de aparelhos BlackBerry, o que representa uma queda de 10% no esperado.
  • A base de assinantes continua a crescer em todas as regiões de atuação da empresa, exceto no EUA.
  • A RIM ainda possui um caixa POSITIVO! A mídia está querendo dizer o contrário por não analisar a situação por completo e isso precisa ser esclarecido para todos nós. A RIM perdeu sim dinheiro quando você olha a declaração de renda, mas o FLUXO real de um Negócio é bem diferente de lucros e perdas contábeis!
  • Olhando para o fluxo de caixa da RIM declarado, foi gerado cerca de $ 710 milhões em fluxo de caixa das operações. Este é um número real, e eles são dólares reais. No entanto, quase $ 400 milhões desse total veio de uma redução no capital de giro. Isto é o que acontece quando você reduz seu estoque, empurra as contas a pagar e recolhe os créditos a receber. Não é sustentável, e não deve ser considerada verdadeira geração de caixa em qualquer forma contínua.
  • A RIM tem um negócio que pode ainda trazer cerca de $ 300 milhões por trimestre, menos os gastos com algum capital que ainda será necessário. Além disso, eles estão a implementar um programa de redução de custos para economizar mais de $ 1 bilhão por ano (ou $ 250 milhões por trimestre). Com esta ação a RIM provavelmente pode absorver uma queda de mais de $ 500 milhões em fluxo de caixa operacional antes de começar a queimar dinheiro. A ressalva é que eles precisam executar seu plano de reestruturação para que isso seja verdade. A execução não tem sido um ponto forte para a empresa recentemente. Para uma empresa na posição da RIM, o dinheiro é absolutamente crítico. Assim, enquanto os resultados são brutais (e o pior é que vem a seguir), pelo menos eles têm o seu dinheiro.

O quadro ficou mais sombrio. Há mais risco agora, porque o atraso dá mais tempo aos concorrentes para seguirem à frente da RIM, e para recuperar o atraso nas poucas áreas restantes em que se destaca da RIM fica mais complicado. Mas um atraso de BB10 não significa que a RIM está morta.

Vejamos o exemplo da Microsoft. Muitos especialistas respeitados da indústria acreditam que a Microsoft vai se tornar um jogador de sucesso no mercado. E isto acontece após anos e anos de decepção horrível. Porque isso? É porque a Microsoft tem dinheiro. Eles têm os meios financeiros para se sustentar neste mercado até acertar. E o que dizer da Apple? Eles vieram em zero de mercado. Eles entregaram um excelente produto e tornou-se um herói. Eles tinham o dinheiro para trazer o seu produto no mercado.

A RIM não é a Apple. Obviamente. E eles não têm tanto dinheiro como a Microsoft. Mas eles têm o apoio de muitos desenvolvedores, e eles tem dinheiro suficiente para trazer o BlackBerry 10 para o mercado.

A grande questão é, será o BlackBerry 10 bom o suficiente? Isto é o que precisamos gastar nossos esforços para analisar. Podemos ficar felizes em saber que Thorsten Heins não vai deixar o lançamento do produto antes de estar 100% pronto. Honestamente, eu acho que seria mais um golpe de morte à RIM lançar um produto incompleto do que atrasar seu lançamento. Chegar atrasado em uma festa pode ser perdoado se você mostrar-se forte e sacudir o ambiente.

Finalizando, podemos apontar 3 cenários para o futuro da RIM: 1. Venda da Empresa; 2. Reestruturação; 3. RIM no Setor Privado.

E você viciado em BlackBerry, qual sua opinião?

A RIM precisa do nosso apoio nesta gravidez e nós do BlackBerry Magazine e do Berry Social estaremos sempre ao lado apoiando e torcendo! Vamos juntos adotar a campanha – The RIMpire Strikes Back, que veremos acontecer em 2013!

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* Efeito Osborne: Esse efeito acontece quando os consumidores acabam sabendo que um produto melhor, um sucessor, será lançado em um determinado período de tempo e esses compradores acabam por esperar o lançamento, fazendo com que o produto atual fique parado nas prateleiras.

Quen-Quen Potter

Viciado em BlackBerry e apreciador de uma boa Cerveja | BlackBerry enthusiast, entrepreneur, web developer, Enlightened Agent and Geek with Glasses!