[BBNEWS] BlackBerry vai aproximar desenvolvedores de nova plataforma na Campus Party Recife

Campus Party Recife, que começa nesta quinta-feira (26), no Centro de Convenções e no Chevrolet Hall traz Demian Borba como um convidados mais esperados.

O evangelista de desenvolvimento da empresa canadense Research In Motion (RIM), fabricante dos celulares BlackBerry, vem à capital pernambucana para falar sobre a nova plataforma da companhia – o sistema operacional BB10, que será lançado para consumidores no começo do ano de 2013. A palestra dele será na sexta-feira (27), às 14h15.

“Essa plataforma vai rodar em tablets, celulares e carros. O motivo principal de estarmos na Campus é a nossa relação direta com os desenvolvedores. Estamos investindo muito no desenvolvedor para termos um ecossistema de aplicativos saudável quando o sistema for lançado. O coração desse novo sistema operacional é baseado numa tecnologia chamada QNX, um sistema que roda em usinas nucleares, hospitais, carros, ou seja, em ambientes que não podem falhar”, diz Borba.

O sistema está disponível para desenvolvedores, que já podem programar para ele desde já.

Segundo ele, o novo sistema operacional da RIM tem a pontuação mais alta no que diz respeito à conformidade com o padrão HTML 5, uma das linguagens de programação usadas para desenvolver aplicativos para a internet.

“Uma das características do BB10 é que o desenvolvedor não vai ter que reaprender uma tecnologia para trabalhar. Se ele usa HTML5, vai poder continuar usando; se usa C++, a mesma coisa. Até mesmo em caso de aplicativos Android, a gente tem um mecanismo através do qual basta rodar um script e ele é convertido pra BB10”, afirma Demian Borba. O executivo ressalta outras características que o BB10 permite, e que considera importantes, do ponto de vista do usuário final: “Com apenas um dedo, a pessoa poderá fechar ou trocar de aplicativo e mudar de tela”, destaca. “Há também outro recurso que é o teclado que prevê o texto, de uma forma muito inteligente, e aprende com os hábitos do usuário. A pessoa também vai poder estender sua experiência, pagar uma conta só aproximando o celular de outro dispositivo”, exemplifica.

Fonte: G1

Quen-Quen Potter

Viciado em BlackBerry e apreciador de uma boa Cerveja | BlackBerry enthusiast, entrepreneur, web developer, Enlightened Agent and Geek with Glasses!