[BBDicas] Existe vírus para BlackBerry ? SIM

virus-on-BlackBerry

Iae galerinha.

Essa pergunta é o que a maioria dos usuários de BlackBerry se fazem, porém a resposta é sempre que o BlackBerry possui no mercado de smartphone o sistema mais seguro entre eles, isso para os mais entendidos, não estou falando dos leigos. Os leigos mal sabem o que é BlackBerry, ou vírus, ou arroz e feijão.. Bom, se você, expert, pensou que o BlackBerry era a prova de vírus, eu tenho uma péssima notícia pra você, REPENSE SEU CONCEITO.

Nos últimos anos houve um crescimento estrondoso de vírus para smartphones, os mais afetados são o symbian da nokia, o windows mobile (ha ha ha que novidade), também o Android, por ser uma plataforma open-source. Há 1 ou 2 anos atrás o BlackBerry OS também sofreu algumas ameaças que lhes direi abaixo quais foram e atualmente, na Europa, ainda sofre com um novo e pequeno, mas mortal, Trojan Horse (cavalo de tróia) chamado ZitMo.

O conceito de que o smartphone BlackBerry é um aparelho bem seguro é por conta de não ser um negócio tão lucrativo assim e os hackers ou crackers acabam desistindo de criar vírus para essa plataforma e correndo atrás de algo que de mais retorno, onde o público-alvo seja maior, ou seja, em symbians, windows mobile e android. O público de BlackBerry é composto principalmente para negócios então já viu o porque de não ser bem visto no meio hacktivista.

No primeiro semestre de 2011 houve uma ameaça de um vírus chamado ZeuS, já falado inclusive aqui na BlackBerry Magazine, é também um Trojan Horse, que, de acordo com infoseland “O Malware permite acesso remoto do dispositivo infectado pelo criador do vírus, que pode então alterar o número padrão de mensagens SMS, adicionar novo administrador do dispositivo, controle de listas de chamadas e até mesmo ligar o aparelho, ligado e desligado sucessivamente. O Cavalo de Tróia, também remove-se a partir de lista de aplicativos instalados para evitar a detecção por aplicativos de antivirus como o Smartguard ou até o McAfee, entre outros”. Genial.

virus-blackberry-blackberrymagazineEsse mês houve um novo vírus chamado ZitMo criado na Europa e está infectando usuários da Alemanha, Espanha e Itália e está se alastrando rapidamente pois ele se utiliza da tecnologia push-mail e está infectando usuários da sua lista de endereços que possuem e-mails cadastrados, assim como os vírus para windows, ele também vai se alastrando normalmente, e o proprietário nem desconfia de nada pois tudo é feito por baixo dos panos, ou seja, fica sempre oculto.

O programa invasor possui um keylogger e envia tudo que é digitado no seu BlackBerry por SMS para um telefone na Suécia, como dito, tudo escondido.

O vírus funciona em conjunto com aplicativos de segurança financeiras não confiáveis, onde o mesmo não possui uma assinatura digital válida, ou seja, aqueles aplicativos que tomam conta da sua conta bancária e que não foi desenvolvido pela própria empresa bancária que você possui conta. Ele se esconde dentro de um programa Alemão chamado App Zertifikat, e quando o aplicativo é instalado, nada acontece no aparelho portanto o usuário não desconfia de nada. Então, tome cuidado com o que instala por ai. Não confie em nada que vem de fora da loja AppWorld da BlackBerry, alias, desconfie até de algumas coisas lá dentro. Nem tudo é seguro.

Eu não sou especialista em nada, pelo contrário, sou tão leigo quanto todos vocês aqui visitantes e leitores, também não sei fazer feijão, mas uma coisa eu digo, embora, como falado, vírus para BlackBerry quase não se vê, os crackers estão correndo para algumas brechas no sistema que a RIM acaba não prestando atenção, e geralmente os crackers são os vilões da história e sempre não tem nada pra fazerem, ficam no seu quarto sujo com uma internet atrás de falhas em sistemas, e agora que a RIM está correndo atrás do prejuizo e estão desenvolvendo seus novos sistemas operacionais para se adaptar e abrir brecha pra aplicativos Android, como o QNX do Playbook já faz isso e os futuros BlackBerry 10 também terão os mesmos benefícios com o Android, porém precisa-se tomar muito cuidado com a segurança nessa parte pois os criadores de vírus de plantão estão de olho em qualquer brecha que tiver nessas novas plataformas integrando BBOS + ANDROID.

Não só a RIM precisa tomar cuidado mas também nós usuários leigos, não confie em qualquer aplicativo, antes de instalar qualquer coisa, consulte alguém que entenda e procure saber se o aplicativo é real. O BlackBerry é sim a plataforma mais segura entre todos os outros smartphones, mas não quer dizer que está incapacitada de ser infectada.

Espero que o artigo tenha ajudado e tirado algumas dúvidas dos leitores que achavam que o BlackBerry era uma plataforma perfeita em segurança.

Comentem =)

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.