[BBNews] BlackBerry 10 JAM em São Paulo

bb10jam-bbmagazine

Iaeee galerinha

Hoje em São Paulo aconteceu um evento da BlackBerry, o BlackBerry 10 Jam World Tour.

No evento foram abordados as principais características da nova plataforma BlackBerry 10. O evento foi feito especialmente para desenvolvedores aprenderem a trabalhar na plataforma onde teve palestras e pequenos cursos sobre a arquitetura de desenvolvimento da plataforma.

De inicio teve apresentação de uma experîência do BlackBerry 10, onde foram apresentados pelo Demian Borba, Bryan Tafel e companhia. O uso da plataforma é perfeita, é o sonho de sistema operacional, eu não consigo descrever em palavras como é você brincar com essa plataforma, vocês terão de esperar para verem rsrs.. Bom, além da apresentação do sistema, também foi apresentado a arquitetura do BB10 em conjunto com distribuição de alguns brindes como camisetas que serão utilizadas pelos desenvolvedores no próximo evento dia 27 de outubro de 2012 no Hackathon e também um pendrive de 4gb, o pendrive é um formato de tablet Playbook.

Após o almoço, as sessões foram separadas em Desenvolvimento Nativo e o Track Web, onde foram abordados diversos assuntos como anatomia de um aplicativo BlackBerry 10, e a parte de Web foi apresentado algumas funções nativas de aplicativos desenvolvidos usando HTML 5.

Sinceramente, não é dificil desenvolver aplicativos para o BlackBerry 10 usando o HTML 5, é muito, mas muito simples e fácil de fazer. Acabarei indo pra esse lado rsrs..

Foram apresentados as plataformas de desenvolvimento que seria o C++ como linguagem nativa para desenvolvimento de apps para BlackBerry (hoje é a nativa pois usa-se para desenvolver para outras versões além do BB10). Também é possivel desenvolver, como falado, por HTML 5, é possível desenvolver por Action Script usando Adobe Air, em cascata e é isso ai rsrs. A forma mais fácil seria mesmo o HTML 5.

Em outras sessões foram apresentadas noções básicas de Cascades e exemplos de Cascades no BB10. Também foi apresentado o desenvolvimento avançado de apps BB em HTML 5 com WebGL, extensões personalizadas e Remote Web Inspector. Outras sessões também apresentadas o começo ao fim no desenvolvimento de um aplicativo com o BB10 NDK e estéticas nativas com as bibliotécas bbUI.js e Alice.js (isso para desenvolvimento web), entre outras sessões apresentadas.

No final foi disponibilizado um tempo para os desenvolvedores apresentarem seus aplicativos. Foram-lhes dados cerca de 3 minutis de apresentação.

Enfim, eu consegui ter uma boa experiência com o BB10 e eu achei ótimo, a semântia do teclado virtual, a sua usabilidade impecável, enfim, só usando para ter a noção que eu tive.

Vejam esse vídeo na Fãn Page da BlackBerry.

O BlackBerry 10 será lançado no primeiro trimestre de 2013 e creio eu que pode sair antes do esperado, pelo papo que tive com a galera lá e acabaram não falando pra não se comprometerem, mas novidades estão por vir, o BB10 é show de bola.

Comentem =)

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.