[BBNews] BlackBerry Enterprise Server 10

O BlackBerry Enterprise Service 10 representa uma consolidação do portfólio de produtos da RIM para gerenciamento de mobilidade corporativa, que inclui gerenciamento de dispositivo móvel (MDM), segurança, infraestrutura e gerenciamento de aplicativos. Este novo serviço preparará as organizações para o futuro da diversidade móvel (BYOD), assim como as integrará com as instalações existentes do BlackBerry Enterprise Server (BES). A partir de um console unificado, o BES 10 vai gerenciar os seguintes dispositivos:

  • Smartphone BlackBerry 7 e anteriores
  • Aparelhos com BlackBerry 10
  • Tablets BlackBerry PlayBook
  • Smartphones e tablets com iOS and Android™
  • O que é o BlackBerry Enterprise Service 10?

O BES 10 será a solução definitiva para todos os dispositivos da plataforma BlackBerry, bem como aparelhos com iOS e Android. O BlackBerry Enterprise Server 10 será lançado juntamente com os primeiros smartphones com BlackBerry 10, no primeiro trimestre de 2013 (ano calendário).

A RIM continua comprometida com seus consumidores corporativos, oferecendo alternativas inovadoras e flexíveis na migração direta para a plataforma BlackBerry 10, como gerenciamento multiplataforma dos seus dispositivos móveis.

Quais serão os componentes e requisitos do BES 10?

O BlackBerry Enterprise Service 10 será uma solução completa que inclui diversos componentes para gerenciar smartphones e tablets. O gerenciamento ocorre através de console web único que proporcionará gerenciar todos os dispositivos num só lugar.

Além do console unificado de gerenciamento, serão componentes do BES 10 alguns produtos atualmente disponíveis no mercado:

Ao longo de 2013, a RIM consolidará essa multiplicidade de nomes existentes em seu portfólio, que serão chamados por um único nome. Os termos “BlackBerry Mobile Fusion”, “BlackBerry Device Service” e “Universal Device Service” serão descontinuados em favor da denominação “BlackBerry Enterprise Service 10″.

Serão necessários quantos servidores?

Com o lançamento do BlackBerry Enterprise Service 10, o BES 5+ necessitará de um servidor dedicado, enquanto os módulos BlackBerry Device Service e Universal Device Service poderão ser instalados em servidores distintos ou combinados no mesmo servidor físico — ou virtual, opção plenamente suportada pelo produto. Atualmente, o BlackBerry Mobile Fusion possui arquitetura semelhante: BES 5+ em servidor dedicado com BDS e UDS capazes de trabalharem num mesmo servidor ou em máquinas separadas. Ou seja, a primeira versão do BES 10 necessitará de um servidor dedicado. Logo serão necessários, no mínimo, três servidores: um para o BES 10, outro para BES 5 e um terceiro para BDS+UDS.

O futuro do BlackBerry Enterprise Server 10

O roadmap do BES 10 inclui uma atualização programada para Maio de 2013, durante o evento BlackBerry World. Essa atualização consolidará BDS e UDS num único componente e permitirá que o BlackBerry Enterprise Service 10 e as instalações existentes do BlackBerry Enterprise Server (BES 5.0.3+) convivam no mesmo servidor físico, sendo ambos completamente gerenciados no mesmo console de administração. Adicionalmente, com o BES 10 não será necessário que o servidor esteja conectado à mesma rede que o servidor de correio eletrônico. Estas melhorias centralizarão a gerência de mobilidade num único ponto, oferecendo flexibilidade, conveniência e funcionalidades adicionais.

Depois de tudo isso, recentemente vazou algumas imagens de uns slides sobre o BES10 na Internet e segue abaixo as imagens..