BlackBerry 10 será lançado no dia 30 de janeiro de 2013, nós testamos

bb110-bbmagazine

 

Iae galerinha

Creio que todos já estão cientes de que o BlackBerry 10 terá seu lançamento no dia 30 de janeiro de 2013, certo? CERTO.

Porém, não se houve muito falar de alguma coisa sobre isso ali, aqui ou acola. Pois bem, a RIM está tomando muito cuidado com certas “divulgações” sobre o lançamento. Na verdade, eles estão pensando para os dois lados, se falam muito ou se falam pouco sobre isso. O que eles não querem é falar muito e o povo acabar enjoando do novo modelo antes dele ser lançado, ou até mesmo muita expectativa para chegar na hora não ter nem a metade do que eles achavam que fosse ter, eles simplesmente estão tomando muito cuidado, mesmo, com o que vaza sobre o nosso querido e tão esperado #BB10.

Pois bem, ainda não tive a oportunidade de falar muita coisa sobre a minha experiência de usuário sobre o novo sistema operacional.

Tenho uma versão DevAlpha em mãos e tenho usado algumas vezes para fazer alguns testes de aplicativos, inclusive estou trabalhando em um app para o #BB10, desenvolvendo em HTML 5, porém por falta de tempo ainda não consegui chegar na metade do aplicativo, mas já adianto que vai ser grátis e vai ser útil pra muita gente, mas prefiro não falar nada agora.

O BlackBerry 10 é um sistema operacional que sai fora do padrão de sistemas operacionais atuais, dos quais estamos acostumados, como já devem ter visto imagens e etc… separados pela rede, os ícones estão totalmente diferentes e os aplicativos abertos você já tem a opção de vê-los e gerenciar da maneira que achar melhor…

bb10-bbmag

 

Eu ainda estou com a versão DevAlpha, sem muito suporte há algumas funções, uma delas é o video-chat que tem no BlackBerry Messenger (parece que essa versão 7.0 disponível no BETAZONE já tem essa função).

 

Espiando

 

A função peek (espreitar em inglês) creio que seja uma das funções mais úteis desse sistema. Com ele é possível espiar um outro aplicativo, sem precisar minimizar ou fechar o mesmo, basta arrastar a tela com o dedo do canto esquerdo para o lado direito…

peek-bbmagazine

Um modo de explicar melhor é quando você estiver em uma página web, é possível verificar o título de uma parte da mensagem no e-mail que acabaram de chegar, e isso basta, em boa parte das vezes. Isso é pensado para equivaler ou substituir a central de notificações como no Android e iOS.

 

Teclado e Câmera Inteligentes

 

Outras funções bacanas que eu vi no DevAlpha são o teclado e a câmera. O teclado com sua função inteligente de te dar textos sugestivos do qual ele identifica a palavra a ser digitada e te possibilita digitar rapidamente um e-mail ou uma mensagem no BBM, ou qualquer outra coisa. É mais ou menos o teclado do iOS da Apple porém mais, muito mais, inteligente. Veja o vídeo abaixo:

O vídeo é meio antigo, mas é o melhor exemplo da nova plataforma. Assim, aceitando-se a sugestão que ele te mostra, basta você segurar e arrastar para cima, arremessando-o.F

 

A câmera e sua ferramenta de correção de olhos fechados, a função Balance para alternar entre perfis pessoal e trabalho. Veja o vídeo abaixo:

 

Tem muito mais coisas interessante nesse sistema operacional, porém com uma versão DevAlpha em mãos não conseguimos fazer todos os devidos testes que precisamos para um tópico mais completo, até porque isso só vai acontecer quando tivermos um, e não vai demorar muito após o lançamento vai ser a primeira coisa que iremos fazer, trazer um lançamento completo para compartilhar a experiência com os usuários e falar se vale ou não a pena comprar o novo modelo.

Enfim, temos que dar um ponto bem positivo para esse novo sistema operacional da RIM, intuitivo, prático, bonito e com ótima usabilidade. Perfeito e seguro como deve ser.

E você, o que acha dessa nova plataforma, acha que vai ser melhor do que as anteriores ? Acha que a RIM está pronta pra enfrentar o mercado e ficar entre as tops atuais? Sabendo-se que a Apple e Android estão invadindo o mercado, acho que com tudo isso se a RIM não ganhar pelo menos o terceiro lugar, então podemos parar por aqui.

Comente =)

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.

banner-bbmagazine-blackbooster