[BBNews] BlackBerry 10 lançado hoje…

bb10launchi-bbmagazine

 

Iaee galerinha

No decorrer dos últimos meses viemos sempre alertando sobre o lançamento do BlackBerry 10 que iriá acontecer hoje, e aconteceu mesmo, foi transmitido ao vivo pelo Webcast da RIM direto de Nova York e nós da BlackBerry Magazine estivemos lá… (não em NY, mas ao vivo assistindo pelo Webcast Smiley mostrando a língua )

As primeiras impressões foram as que já foram ditas desde o começo, tudo que já foi falado aqui sobre o BlackBerry 10,

Eu particularmente achei o evento bem curto, acho que foi um pouco mais de uma hora e meia de apresentação, mas foi bem convincente e mostrou os principais recursos do novo sistema operacional, assim como os dois modelos que estão nas mãos de Thorsten Heins acima.

O engraçado vendo pelo Webcast, não sei se todos notaram, o Thorsten ficou enorme perto do Vivek Bhardwaj no palco. Bhardwaj é um nanico rsrs.

Bom, já pra começar com uma ótima novidade, hoje foi anunciado que a RIM (Research In Motion) agora mudou para BlackBerry, então a empresa passará a se chamar BlackBerry e não mais RIM. Inclusive na NASDAQ vão mudar o nome RIM para BBRY, informação para os acionistas.

O CEO da BlackBerry anunciou e enfatizou que essa mudança é porque “Tudo da BlackBerry está em um mesmo local, em uma mesma marca”, diz Thorsten Heins no evento.

Voltando aos aparelhos, são incríveis, além de um ótimo design e foram lançados dois modelos, o BlackBerry Z10 e o BlackBerry Q10, como mostra a imagem abaixo:

foto-original

No lado esquerdo, o que chamamos de Full Touch (todo touch) o BlackBerry Z10 e do lado direito o nosso querido BlackBerry Q10 com um teclado físico QWERTY. Creio que o Q significa QWERTY, eu acho, ou será que é QUANTUM?

As especificações do BlackBerry Z10 são ótimas, veja:

  • Display touch de 4.2”, 4 point mult touch, resolução de 1280×768 pixels a 356 DPI;
  • Processador Dual Core de 1.5GHz (perfeito);
  • Memória interna de 16GB, 2GB de RAM e tem suporte ao cartão de memória MicroSD CARD;
  • WiFi 802.11 a/b/g/n. 2.45GHz, 4GB Mobile Hotspot;
  • Camera de 8MP com auto-foco, 5x de zoom digital, 1080p e grava video em HD e tem 2MP de camera frontal. Além do software inteligente de fóco que faz o que nós sempre queriamos em uma câmera, adeus aos olhos fechados nas fotos =);
  • GPS;
  • Bateria 1800mAh, Talk Time: up to 10 hours on 3G・Standby Time: up to 305 hours on 3G, up to 316 hours on 2G・Audio Playback: up to 60 hours・Video PlayBack: up to 11 hours
  • Sensors: Accelerometer, Magnetometer, Proximity, Gyroscope, Ambient light sensor
  • Connectivity: NFC ・microUSB ・microHDMI-Out ・Bluetooth 4.0 Low Energy
  • Size (LxWxD): 130mm x 65.6mm x 9mm

Enfim, é um ótimo, alias, perfeito aparelho com ótimos recursos, principalmente seu hardware é ótimo e performance incomparável.

O BlackBerry Q10 provavelmente terá o mesmo hardware, porém com a diferença de que ele possui um teclado físico QWERTY e sua tela/display será menor, provavelmente de 3.2” polegadas e resolução de 720×720 pixels.

Além disso, anunciaram serviços prontos que também teremos, como o BlackBerry Hub que funciona como uma integração total entre aplicativos e redes sociais. Todas as notificações ficam reunidas em um único lugar. O sistema integra agendas, compromissos futuros, dados de contato, atualizações e redes sociais. Tudo rapidamente ao deslizar os dedos.

bbm-video

Foram apresentados também diversos aplicativos que já fazem parte do novo BlackBerry World (novo nome dado ao BlackBerry AppWorld). Assim como o BlackBery messenger que possui o sistema de conversa por vídeo e compartilhamento de tela com outros usuários, ou seja, você pode controlar seu BlackBerry aqui e outro amigo acompanhar o que é feito, fenomenal.

Falando nisso, o novo BlackBerry World chegou com dados impressionantes, são mais de 70 mil aplicativos online lançados só nessa semana, de acordo com a empresa, nenhum outro sistema conseguiu tamanho número em sua primeira versão. Os nomes como Skype, Kindle, Angry Birds e WhatsApp estão confirmadissimos para o BB10 e ainda dizem que muito está por vir.

Sobre lançamentos e locais, as vendas começam em Fevereiro. Na Inglaterra estão disponíveis amanhã (31 de janeiro). Os valores variam de acordo com o país e operadora. No Brasil ainda não temos uma data oficial.

Algumas operadoras como AT&T já foi anunciado a pré-venda como todos sabem com um plano de pelo menos 2 anos de fidelidade.

Na Verizon (que apesar de ser CDMA, já tem um modelo próprio pra ser usado com eles e custará em torno de $ 199,00 com um plano de fidelidade).

Na T-Mobile já tem o link de registro para interessados em adquirir o aparelho que provavelmente será comercializado pela operadora em Março/2013.

No restante do mundo, vamos aguardar, principalmente por aqui que muitos dizem que em Maio ou Junho, mas não se sabe ao certo e também preferimos não opinar, vamos aguardar e ter informações reais aintes de sair falando por ai, certo ??

Bom, espero que tenham gostado e vamos aguardar maiores novidades.

E VIVA O BLACKBERRY 10

RE-DESIGNED

RE-ENGINEERED

RE-INVENTED

 

COMENTEM =)

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.