[BBNews] O futuro dos softwares mobiles

Iaee galerinha..

Apesar do título ser chamativo, sei que muita gente entrou pra saber qual o futuro dos SW Mobiles, porém eu não tenho a resposta, pois o futuro só Deus sabe. Só acho que não tem futuro premeditado, pois o tempo passa tão rápido que cada dia mais os softwares estão muito sofisticados e por isso o futuro deles acaba sendo indefinido…

O primeiro parágrafo mais pareceu o final de um texto enorme, mas foi só pra começar um artigo mais interessante, afinal, nada mais interessante do que o final no começo, concorda?. Nem eu.

Vim aqui falar um pouco dos softwares, independente da marca, mas la no final vocês vão entender o foco desse título, na verdade, mais um tapa na cara deles…

Apesar desse Blog ser focado no BlackBerry, vamos fazer algo diferente, só dessa vez, certo ? O texto é um pouco grande, então pegue uma chicará de café e leia a vontade.

iOS

A Apple tem seu iOS, um ótimo sistema operacional, derivado do Mac OS X, lançado primeiramente para iPhone. O sistema também é compatível com outros aparelhos da empresa como iPod, iPad, iPode Touch e o Apple TV. Possui ótimos recursos e uma infinidade de aplicativos na AppStore para downloads gratuitos e pagos, pra falar a verdade tem muito mais do que na própria loja da BlackBerry World, muito mais mesmo.

Hoje diz-se por ai que o iOS é o sistema operacional mais avançado do mundo. Mas hoje, hoje, não é bem assim. O iOS não tem NFC tem? Então não é tão avançado assim. Até agora os caras não pensaram em implantar essa técnologia nele? Poxa, tem tudo e acaba não tendo quase nada. Mas parece que eles já estão prometendo implantar isso nos próximos modelos e/ou nas próximas atualizações.

Tem sim uma interface elegante e intuitiva, mas que smartphone atual não tem? Como disse aplicativos tem aos montes. Fora o belo hardware dos iPhones e iPads, ou iPods, o software é bem feito, diga-se de passagem, usável. O iOS hoje é utilizado por cerca de 20% dos usuários de smartphones no mundo, ficando atrás apenas do Android e Symbian.

Ta !!!

Symbian

O Symbian é o sistema operacional utilizado por boa parte dos telefones celulares, mas vem sendo substituido massivamente por outros SOs, como o Android por exemplo. A Symbian Foundation era um aglomerado de empresas que compartilhava a licença do SO, mas, com as mudanças no mercado, a Nokia está sozinha no empreendimento, e não vai abrir mão tão cedo. As principais marcas que utilizavam desse sistema operacional, hoje bem conhecidas, eram a Samsung, Sony Ericson, Motorola, Fujitsu, Siemens entre outras… Por ser um sistema totalmente modular, permitia que cada empresa criasse sua interface própria, por isso não tinha uma cara única e definida, podia ser modificado a vontade. Enfim, Symbian ainda não deixa de ser usado, pelos modelos mais antigos…

Ta !!!

BlackBerry OS

Esse sistema operacional é praticamente inconfundível, pois a BlackBerry criou seu sistema próprio e o mais seguro do mundo. O BlackBerry é considerado o aparelho que deu origem à categoria dos Smartphones.

Só pra dizer que o BlackBerry é um sistema próprio com características quase inigualáveis, com recursos que alguns outros acima não tem como o NFC, né Apple ? rsrs. A integração com o sistema QNX fez do Tablet Playbook um dos mais potentes hoje com recursos fantásticos de OpenGL.

O BlackBerry 10 mantendo os recursos do OS 7 e novos recursos integrados, usabilidade incrível, e mantendo o padrão do mercado trabalhando-se com a possibilidade de desenvolvimento em várias linguagens de programação, uma delas e mais simples HTML 5, fácil pra qualquer um desenvolver. Não é só porque aqui é um blog que fala sobre o BlackBerry que irei falar bem dele, mas a puxação de saco é muito merecido, principalmente nesse último lançamento. Sem mais nada a declarar.

Ta!!!

O Android

O sistema Android é o sistema operacional do Google que foi incorporado em muitos aparelhos pelo mundo a fora, menos o BlackBerry e Apple. Mas Samsung já chupa desde sempre o sistema da gugol. A motorola também ta chupando, ainda mais agora que a gugol acabou comprando. Assim como outros smarts como o Xperia da Sony Ericson entre outros..

Me desculpem, não irei falar aqui do Windows Mobile pois acho um pouco perda de tempo.

Onde eu queria chegar eu cheguei, na Samsung e Android. São coisas que ando vendo ultimamente e acho que seria uma boa falar um pouco aqui do que acho.

Muita gente hoje fala muito da Samsung e seus atuais lançamentos, o S3 e agora o mais atual de 2013, Galaxy S4. Sim, achei fantastico, um ótimo aparelho, bonito e estável, usando o Android. Desde sempre, a samsung mante-ve seu sucesso com softwares alheios, ou seja, eles só tem de bom, um bom hardware, mas e o SW ??

No ano passado a Samsung obteve muitos lucros vendendo sua linha de Galaxy com o Android e após esse sucesso todo, muitos acreditam que a Samsung deve ter o mesmo respeito que a Apple, Microsoft, Google…… mas ela, não pertence realmente a essa lista devido a um enorme problema. A SAMSUNG NUNCA FEZ QUALQUER SOFTWARE..

O mundo da tecnologia de software tem se tornado cada vez mais importante, o que deixa pouco futuro para as empresas de hardware, apenas, como a Samsung, HTC, LG e a Sony Ericson.

Atualmente a Samsung está dependente, e muito, do Android da Google para satisfazer as necessitades de software e dos seus clientes, ganhando fama, o que todo os usuários só vêem a marca Samsung e esquece do resto e dão corda pra eles. Mas isso não é indicação de sucesso prolongado.

Os primeiros dias de Android foram dominados pela HTC, que agora é inútil, que foi então ultrapassado pelo da Motorola, que agora também é inútil. A Samsung, quem sabe, em um ano, a partir de agora pode ser comparada com a Huawei, Pantech, ou até a HTC. No entanto, a ameaça real para a Samsung vem das fábricas que tem um bom histórico na criação de softwares. A Amazon poderia facilmente entrar no ramo de Sistemas Mobiles e se dar muito bem.

A vantagem da Samsung se manteve por conta da sua capacidade de alavancar a sua escala de produção, e de ser um dos primeiros a ter um hardware de maior efeito nessa área. No entanto, hoje o que conta muito é sim o sistema operacional, o software incorporado no hardware, e é isso que o usuário final vai usar, o software e não hardware, tendo o fóco da Samsung na memória RAM ou velocidades de chips, isso está se tornando cada vez mais irrelevante. Contando que os consumidores que se preocupam com o hardware em um celular estão mais preocupados na vida da bateria e na qualidade da câmera, a samsung pode se dar bem nisso apenas, mas se comparando em softwares, a Samsung fica bem atrás da BlackBerry, Apple e também da Nokia.

Por enquanto a Samsung é bem rentável, mas é dificil saber o futuro de empresas como ela em um mundo que está cada vez mais sendo controlado por software. O futuro, até então, pertence a empresas como Apple, BlackBerry, Microsoft e/ou Amazon e Google, que tem uma sólida compreensão de criação de softwares de qualidade.

Finalizando, esse é o tapa que eu queria dar, para muitos que acham que a Samsung é TUDO DE BOM, acabam esquecendo que eles são apenas Hardwares, vejo isso em muitos lugares, principalmente a galera defendendo os Galaxys no nosso grupo mas esquecem de vários fatores, um deles e não tão pouco importante é o software.

Ah, e só lembrando e uma pergunta que não quer calar, e acho que muita gente tem essa dúvida. Com a compra da Motorola, e se o Google privatizar a utilização do Android apenas para os Motorolas.

Como fica a Samsung nisso ? Será que já pensaram nisso?

Ps.: Algumas informações aqui foram tiradas de sites por ai, em meio a minha opinião em algumas coisas ditas, portanto, não me julguem, é apenas opinião. Comentem para podermos discutir tudo, gosto de saber a opinião de todos e, podem me chingar se eu estiver falando merda, não irei achar ruim, aceitarei se forem educados =).

COMENTEM =)

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.

banner-bbmagazine-blackbooster