[OffTopic] Os usuários nunca estão satisfeitos

Iaee galera..

Esse tópico é meio OFF, não é uma dica tampouco um aplicativo ou um prêmio, e sim apenas uma opinião acerca dos fatos que acontecem a todo momento no nosso mundo.

Alguém já deve ter dito isso alguma vez mas foi a opinião dela, seja lá quem for, mas aqui vou eu com minha singela opinião sobre o fato.

Do que será que eu estou falando?

Como diz o próprio título diz, ninguém, nenhuma empresa ou produto consegue deixar todos os usuários satisfeitos. Sim, digo isso por conta dos fatos que já ocorreram ou que ocorrem. Mais precisamente digo pelos fatos sobre os últimos lançamentos de smartphones no mercado, nacional ou não, os novos sistemas operacionais sendo desenvolvidos a cada passo que a tecnologia progride. Como na imagem acima, 1 em cada 2 usuários sempre tem alguma coisa a reclamar de alguma coisa.

Pra início de conversa, vi algumas imagens do novo iOS 7 da Apple e até um vídeo do seu funcionamento, vi mesmo no dia do seu lançamentoe teve quem amasse, teve quem odiasse, teve quem se preocupasse em ser “a única pessoa que” achou alguma coisa.

Em pensar que os queridinhos Applemaniacos são fanáticos pela sua plataforma e que eu vi muitos fan boys/girls falarem super mal do visual e tudo, vi gente falando que parece o Windows Phone, isso é pra deixar qualquer desenvolvedor frustrado, não acha?

Teve muitos mashups de notícias, principalmente no Twitter, vi um em que um usuário diz que “com o iOS7 o governo dos EUA vai poder recomendar músicas, apps, vídeos e contatos incríveis que vc tem grandes chances de a-do-rar!”. Vi designers reclamando da nova interface do sistema, vi até uma cantada de um outro usuário dizendo “Gata, ao contrário do iOS7, você é linda” rsrs… Usuário falando que o sistema é bem feminino e até uma usuária dizendo “Como faz pra instalar o iOS7 no meu V3 rosa?”.

Pois é, não podemos agradar a todos, inclusive os fan boys ou fan girls que idolatram uma marca é mais crítica do que quem odeia, pois nada nunca está perfeito, sempre tem algum defeito que os usuários tem que achar, apesar de conhecer muita gente que vive procurando defeitos, não só nos aparelhos, mas na vida alheia. A galera da maçãzinha falam mal dos Androids mas eu aposto que devem ser doidos para terem um Google Glass rsrs..

Usuários de BlackBerry mesmo são bem críticos, e mesmo sabendo-se que o sistema operacional (inferiores ao 10) foram sempre recomendados para o meio corporativo, ou seja, é um sistema operacional MUITO SEGURO, sim, porém, quem compra BlackBerry quer jogar, quer fazer com que ele tenha as mesmas características que o iPhone ou Android, mas isso acontecia, até então, e isso deixava os usuários frustrados também, reclamando do sistema que é seco e feio, limitado, e que não da pra fazer muita coisa, somente enviar e receber e-mails e que deveria ter algo a mais, aquele “tchan”. Isso sim vai me manter na marca, mas não. Até há uns anos atrás a BlackBerry passou por problemas devido a esses tipos de comentários banais e que fez a marca perder mais de 80% do seu valor do mercado.

Mesmo com muitas críticas, de muitos fans inclusive, a empresa não se abalou, foi até seu último suspiro até começar a perceber e entender o que os usuários queriam, e foi ai que nasceu o BlackBerry 10, um sistema bem mais robusto e completo, com suporte a várias linguagens de programação e, especialmente, suporte a aplicativos Android. Não era isso que os usuários queriam? Pois bem, mesmo com essa grande tecnologia e o sistema operacional bem mais completo e amigável pra qualquer um, há seus críticos, sempre tem, não podem agradar todo mundo, já vi gente falando do design dos novos Z10 e Q10. Ve-se alguns falando sobre alguns defeitos estéticos e, isso não é exatamente uma regra, defeitos aparecem em uns ou outros devices, isso pode acontecer com qualquer produto vendido, vai do usuário ir atrás de resolver o problema e EXIGIR que tenha um produto de boa qualidade pois pagou por aquilo. Mas diferente disso, o que acontece é apenas RECLAMAÇÕES.

O Android, apesar de ser um sistema operacionao Open Source, ainda se vê gente falando mal, são poucos, mas se vê. Poucos eu digo pois eu quase não vejo, é bem difícil e o motivo se entende por conta que é um sistema operacional bem flexivel, tem TUDO pra ele e a loja de aplicativos Google Play tem de tudo e muitas das coisas são grátis, um exemplo é o famoso jogo Angry Birds que pra BlackBerry e iOS você tem que pagar pra fazer download…

O Windows Phone nem se fala, todo mundo só de pensar em Microsoft já falam tão mal, mas esquecem que o Windows é um sistema operacional que funciona na casa e nas empresas de mais de 75% da população mundial, mas mesmo assim falam mão. É aquela, falem mal, mas falem de mim, ou, falem mal mas me usam. O Windows Phone é que não vigou muito, não foi muito bem aceito, até porque o sistema operacional roda em alguns Nokias e Samsungs da vida e o deficit de aplicativos é enorme, já diferente do Android que roda em  mais de 15 marcas de smartphones no mercado mundial.

Falando propriamente em mobilidade, sempre existirão os “Haters gonna Hate” (odiadores vão odiar) o que mais exite nessa área. O mais engraçado é que quem fala mais mal são os que nunca colocaram a mão em um, nunca nem colocou a mão em aparelhos rodando o sistema que ele odeia, vão sempre pela opinião alheia…

Nós da BlackBerry Magazine temos por hobbie e opção de manter esse espaço para levar a informação sobre BlackBerry para os usuários carentes do nosso país, temos em mente de que não ganhamos nada por isso mas mesmo assim temos o dever de manter o espaço e fazer com que o usuário encontre a informação que procura, tirando todas as devidas dúvidas sempre que necessário, damos suporte pelo facebook, respondemos todas as dúvidas que nos fazem pelo twitter e nos comentários de cada tópico sempre que podemos, mas não podemos agradar todos os usuários. Já tivemos muitas reclamações de que não damos informação correta, ou que o blog é uma porcaria, e que eu deveria e por obrigação dar a informação e tirar todas as dúvidas dos usuários e aquele blablabla de sempre, que vemos em todas as reclamações de usuários insatisfeitos.

Eu particularmente já utilizei várias plataformas, se para uso ou para testes, mas usei, pois só assim pude cair no BlackBerry e ficar, porque foi e é o único sistema operacional que completa meu conceito sobre plataforma mobile. Não sou de ficar jogando, meu uso é profissional e não pra brincar, até porque uso meu X-box pra jogar. O BlackBerry faz tudo que eu quero fazer com um smartphone, é o meu canivete suiço móvel. Tenho uma opinião sobre todas as plataformas disponíveis hoje no mercado, pois tenho a oportunidade de utilizar e testar sempre que é lançado ou tempos depois. Tem um celular da marca Vertu, é um dos celulares mais caros do mundo, com design bem futurista e que roda Android, eu já tive a oportunidade de mexer, se você tem, mesmo pegando na mão, use pois é muito louco mesmo, mas caro, caro demais rsrs…

Enfim galera, finalizando meu contexto, eu acho que muitas das pessoas deveriam ter em mente de que as empresas trabalham duro pra poderem levar e desenvolver a melhor plataforma que agrade a todos. Todas as plataformas possuem suas diferenças e cada um tem a sua essência, só compete a nós mesmos fazer testes em todas as plataformas pra termos a certeza de que aquele é o melhor para o nosso uso. Mas falar mal, sem nem conhecer, eu não aceito.

E você, como seria uma plataforma perfeita pro seu uso no dia-a-dia?