Vazaram alguns recursos que estarão presentes no BlackBerry 10.2

DSC_0018

Fala galerinha,

Algumas informações do BlackBerry OS 10.2 acabaram vazando na internet, veja abaixo o que está por vir ainda neste ano.

Eu particularmente estou ancioso por essa versão, não atualizei para nenhum pacote do 10.1 por enquanto, apenas aguardando o 10.2 e seus novos recursos.

Suporte a Android Jelly Bean

A BlackBerry confirmou que no update 10.2 vai trazer suporte para o Android 4.2.2 Jelly Bean ao serviço BlackBerry Runtime, além do padrão Unicode Emoji. Atualmente o BlackBerry 10.1 da suporte para Android 2.3 Gingerbread e anteriores. Esse suporte significa que os usuários terão muito mais suporte a aplicativos e que parece que a versão mais recente dos aplicativos para Android nessa versão serão todos compativeis com o OS 10.2. A versão beta do BlackBerry Runtime para aplicativos Android e plug-ins do Android Developmente Tools já foi disponibilizado para os desenvolvedores, mas o BlackBerry 10.2 é esperado para chegar ao dispositivo ainda neste ano.

Flurry Analytics

A empresa vai implantar a solução de análise chamado Flurry, que pode ajudar os desenvolvedores a entender melhor seus clientes e criar aplicativos melhores através da solução de análise.

Cartões Inteligentes

Suporte para cartão inteligente permitirá que os Dispositivos BlackBerry 10 atuem como cartão de acesso aos edíficios, isso utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication).

Altimetro

O altimetro permitirá que os desenvolvedores façam aplicativos que podem usar as informações de altitude, isto é, quer o acesso a um barômetro existente no Z10, ou simplesmente, um meio de obter informações a partir de uma localização de GPS =), muito inteligente.

Geofencing

Geofencing permitirá aos desenvolvedores a capacidade de criar aplicativos que trabalham ou respondem de acordo com a área que você precisa estar. Isso pode ser útil para proteger o aparelho dentro de um complexo ou um aplicativo que pode ser usado para notificar, por exemplo, se o seu filho está próximo dentro de uma área virtual, inteligente também.

WiFi Direct

Essa é uma função que vai ser ótima, ele permitira uma conectividade WiFi diretamente entre os dispositivos em vez de passar pelo roteador. Este vai agir mais ou menos como o Bluetooth, mas usa o rádio WiFi para velocidades e transferências mais rápidas. Funciona como o Hotspot na verdade, porém com uma melhor performance.
O WiFi direct é da empresa Wi-Fi Alliance que é um recurso que habilita WiFi de um aparelho e pode ser utilizado por outros dispositivos. O novo protocolo chamado de Wi-Fi Direct permite, como falei, conectar diretamente a um outro dispositivo para enviar e receber dados.

screen-shot-2013-07-03-at-10-58-13-am

Anteriormente denominado por Wi-Fi peer to peer, a tecnologia permite que qualquer dispositivo com WiFi possa se conectar facilmente a outro, como um telefone celular ou impressora, ou mesmo um teclado ou mouse ao computador. Um ótimo benefício do Wi-Fi Direct é que ele pode operar em alta velocidade e distâncias superiores ao Bluetooth, embora geralmente use menos energia do que WiFi. Além disso, a norma visa a utilização de empresas assim como o uso do consumidor, com a inclusão de funcionalidades de gestão empresarial e segurança WPA2. Essa tecnologia já funciona desde 2010 e agora vai estar presente no BlackBerry 10.2.

Entre outros recursos que preferirei esperar para mostrar a funcionalidade assim que for lançado. E eu não vejo a hora dessa versão ser lançada logo.

Comentem =)

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.