Testamos o Sistema Operacional 10.3

IMG_20140526_161325

Falaee galerinha

Nós baixamos e testamos a versão teste do BlackBerry OS 10.3 e vem com bastantes novidades interessantes, leia um pouco de algumas novidades nesse tópico.

Nós testamos somente no BlackBerry Z30 para ter uma idéia mesmo, a diferença é que no Z30 tem a função Rádio FM/AM, já no Z10 não tem Rádio.

Na imagem acima o BlackBerry Z30 da esquerda possui instalado o OS 10.3, já o Z30 e o Z10 da direita possuem instalados o OS 10.2.1.

Interface

A interface gráfica foi alterada em alguns aplicativos , a começar pelos próprios ícones. Reparem na imagem acima, os ícones do BlackBerry da esquerda estão diferentes, ou seja, ele não tem mais aquela caixa quadrada de fundo como tem nos outros dois da direita, perceberam? Isso é uma das mudanças, os ícones agora vem soltos na tela, não mais presos em uma caixa.

O BlackBerry Hub também mudou um pouco sua cara, vejam na imagem abaixo:

bbmaga-blackberry-hub-10.3

Ele agora vem com suas funções mais modernas, com traços mais simplistas e, o menu dele do lado direito deu uma caida, ou seja, no OS 10.2, ao solicitar menu ele fica no centro, no OS 10.3 ele fica embaixo. Isso em todos os aplicativos, selecionando o menu ele fica embaixo.

O novo Hub já vem com um botão central de Compor demarcado em azul, achei bem interessante pra facilitar e agilizar o processo de compor novo e-mail. Se repararem, no OS anterior ele fica bem sumido, como qualquer outro ícone, foi ótimo dar um foco melhor nessa opção.

No BlackBerry Messenger também nota-se algumas mudanças referente ao visual, veja na imagem abaixo que ele está como o BlackBerry Hub, com um visual mais moderno:

IMG_20140526_164812

Se repararem também, agora a maioria dos menus inferiores iconizados vem com a legenda do ícone, nos anteriores você tinha que tocar e segurar no ícone pra aparecer o nome do ícone, do qual eu achava uma porcaria pois leva um tempo pra aparecer e tempo é dinheiro. Agora facilitando mais a nossa vida e a identificação do ícone, ele tem a descrição do mesmo =).

O que mudou também foi:

bbmaga-blackberry-bbm-settings10.3

Se repararem, a função de Liga/Desliga vem mais modernizada e menor, com un fundo azulado, diferente dos OSs anteriores que o próprio botão redondo é Azul e a seleção é maior. Agora está mais moderno e simples também, pelo menos eu achei, gosto de tudo mais simples.

Correção de palavras erradas

Outra pequena mudança que se nota também é na correção de uma palavra. No OS 10.2 ou anterior para selecionar uma palavra errada e corrigir é um pouco confuso. No OS 10.3 ficou bem simplificado onde você, ao selecionar uma palavra, no corretor você tem mais autonomia para chegar onde quer alterar ou corrigir,  veja na imagem abaixo:

bbmaga-blackberry-correcao-palavras10.3

Veio com um design melhorado e mais simples.

Configurações rápidas

O menu de configurações rápidas agora podem ser abertas e carregadas de qualquer lugar, seja ele na tela principal ou dentro de qualquer aplicativo aberto.

Se você estiver dentro do aplicativo Documents To Go por exemplo, caso você queira ir em Configurações Rápidas, não há mais a necessidade de voltar a tela principal minimizando o aplicativo aberto, basta você carregar com dois dedos de cima para baixo e o menu será carregado. Isso só funciona com os dois dedos na tela de uma vez.

bbmaga-blackberry-config.rapidas10.3

Isso facilita muito nossa vida, quanto mais fácil chegar a um determinado local melhor para os usuários não precisarem fechar um determinado aplicativo pra chegar em outro lado ou em uma função, basta simplesmente tocar e saber pra onde você quer ir. Como no BlackBer Hub, basta levar debaixo pra cima e carregar para a direita, você já cai lá dentro, diferente de outros modelos de sistemas como Android e iOS que você tem que sair do aplicativo pra chegar em uma função na tela. Isso facilita e muito nossa vida.

Câmera em ação

Fora mais alguns pequenos detalhes que só iremos falar em um review mais completo, esse é o que eu achei mais interessante entre todas as mudanças que vem no OS 10.3. A função de câmera, com alguns efeitos a mais e mudanças bem interessantes.

Como pode perceber na imagem abaixo, a função de Vídeo vem meio que acoplada a função de Foto:

IMG_20140526_182346

Do lado esquerdo é o Z30 com OS 10.3, repare que tem mais funções, incluindo o Timer que possibilita colocar um tempo pra tirar fotos. Também tem a função HDR que altera a qualidade do vídeo ou foto.

Embaixo tem algumas funções como Normal, Time Shift, Intermitente e Panorama.

IMG_20140526_182445

Normal você já conhece e Time Shift também, agora as outras duas funções eu achei fantásticas, a Intermitente que tira fotos sequenciais, assim como uma câmera semi-profissional faz, você pode tirar várias fotos e fazer quadros com elas, ou gifs animados.

A função Panorama também, existente em câmeras digitais, faz panoramas interessantes e a função é boa, o que é difcil é tirar fotos retas, mas mesmo assim tendo-se uma boa coordenação você vai conseguir fazer ótimas fotos panoramicas.

Enfim galera, agora é aguardar o lançamento oficial dessa atualização e sair pro abraço.’

Não recomendo a instalação desse sistema no seu aparelho devido o mesmo ser apenas uma versão para desenvolvedor. Instalei apenas para testar mas após esse tópico já vou voltar para a versão oficial 10.2.1, ela ainda tem muitos bugs, uma delas é a compatibilidade com apps Android que ainda não está funcionando perfeitamente, muitos apps que eu instalei a maioria falhou, inicializava e travava, além do meu Z30 ter inicializado umas 50 vezes sozinho em alguns travamentos, principalmente em alguns jogos que instalei, no meio do jogo travava e reinicializava.

Também notei que a tela de aplicativos abertos não sumia, ficava sempre ativa mesmo sem aplicativos em background.

Tem algumas outras funções, principalmente na parte de configurações, mas isso é um assunto para um review completo.

Deixem ai suas opiniões e o que acha que deveria ter nesse novo sistema que não tem e não existe em nenhum outro ??

Comentem =)

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.