[BBReview] BlackBerry Q5–Nós também testamos

blackberry-q5-bbmagazine

Iaeee galerinha

Não tinhamos um Review do BlackBerry Q5 ainda mas agora conseguimos fazer, bem especificado pra você tirar todas as suas dúvidas.

O BlackBerry Q5 foi um modelo fabricado com um custo bem acessível para as massas, infelizmente o mesmo não teve muita chance aqui no Brasil tampouco foi lançado por aqui nas operadoras, quem quiser tem que importar, claro que mesmo importando o preço é justo e viável, porém o que mata no Brasil são os tributos e impostos sobre impostos que temos que pagar assim que um produto chega por aqui e, do qual acaba encarecendo muito e o comprador acaba desistindo de pegar antes de pedir. Faça-se os calculos, um aparelho desse com todas as taxas de Compra, por exemplo no Ebay se encontra o aparelho por mais ou menos $ 250.00 (duzentos e cinquenta dolares). Coloca-se então o valor do frete que depende muito do método de entrega que você escolhe ou que o vendedor disponibiliza, mas geralmente não se passa de $ 50.00 (cinquenta dolares). Então colocamos os devidos valores em cima, os 6,38% do IOF + o valor do VET (valor efetuvo total) que fica em torno de uns R$ 2,50 (pouco). Ok, chegando aqui, se você tiver o azar da receita fazer as devidas verificações você vai pagar mais ou menos uns 60% do valor total para retirar nos correios. Faça as contas =), estou com preguiça de pensar mais.

Bom, voltando ao Review do aparelho, ele é robusto, possui a mesma espeçura do BlackBerry Q10, é o terceiro dispositivo equipado com BlackBerry 10 ao chegar no mercado, depois do BlackBerry Z10 e BlackBerry Q10, o segundo a contar com Teclado Físico. Ele foi revelado durante o evento da BlackBerry Live 2013 e foi lançado em vários mercados e também disponível nas cores Preto, Branco, Vermelho e Rosa.

Além de mais acessível doque os seus antecessores, ele possui a mesma interface e o mesmo sistema operacional, do qual iremos falar mais adiante, incluindo outras caracteristicas.

A primeira vista ele se encaixaria em um dos modelos do BlackBerry Curve pela sua robustez e seu design clássico dos Curves, mas com características mais avançadas.

O Q5 vem equipado atualmente com o Sistema operacional 10.1 (ou 10.2) e roda super bem, com seu processador de 1.2 GHz e 2GB de memória RAM. Com uma tela de 3.1  “720×720, a diferença da tela do Q5 entre o Q10 é a sua tela que não é SuperAMOLED como no Q10.

A BlackBerry ainda aposta forte nos dispositivos com teclado físico QWERTY, mantendo o seu padrão com teclado, embora o primeiro lançamento tenha sido o Z10 com sua tela fulltouch e depois o Z30, mas quem gosta e está acostumado com o teclado não abre mão da facilidade que ele trás.

Demos uma boa e rápida olhada no Q5 e vamos abaixo mostrar pra você um pouco dele e, no final alguns vendedores do eBay que recomendamos a compra caso tenha interesse e consiga importar.

O aparelho que fiz o review é um modelo quase que de vitrine, mas que possui todas as funcionalidades de um Q5 ok?

Não fizemos um vídeo Unboxing por conta de que o aparelho não veio com uma caixa pra mim, mas se quiser saber o que vem na caixa completa, vem o Aparelho Q5, Carregador + cabo USB, fone de ouvido e manuais do aparelho. Infelizmente para todos os modelos do BlackBerry 10 a empresa resolveu não mandar um case ou capa, mas isso não deve estar causando muito alvoroço na maioria dos usuários, certo?

No final de cada característica vou dando minha nota pessoal, se isso pode-se dizer alguma coisa =).

Especificações

blackberry-q5-specs

Como falado anteriormente, o Q5 tem algumas boas características no geral, um Processador de 1.2GHz com 2GB de memória RAM (mais doque o suficiente para ser alimentao com BB10 mais atual). O touchscreen de 3.1 LCD, bem brilhante e liso. Ostentando a LTE, Bluetooth, Wi-Fi, NFC e GPS.

Sua bateria de 2180mAh integrada, o maior entre os 3 primeiros, o Z10 com sua bateria de 1800 mAh e o Q10 com sua bateria de 2100 mAh, não melhor doque o Z30 que vem equipado com uma bateria de 2880 mAh, a maior entre eles e bem durável (veja um review do Z30 aqui).

** O infortúneo da bateria do BlackBerry Q5 e BlackBerry Z30 é de a bateria não ser removível, nem a tampa traseira se abre fácil.

Entre suas especificações, o Q5 possui uma memória interna de 8GB para armazenamento, uma câmera de 5MP (traseira) com boa qualidade e uma de 2MP frontal. Infelizmente ele também não possui uma porta HDMI.

Hardware

blackberry-q5--hardware-bbmagazine

Enquanto o Q10 foi o primeiro dispositivo com BB10 e com teclado QWERTY, o Q5 é um dispositivo mais de nível de entrada mesmo para aqueles que procuram uma maneira barata de começar com o novo sistema operacional BB10 até pelo preço menor.

O Q5 mantem um classico dos BlackBerrys que lembra bastante, como ja disse, um modelo do Curve, com seu teclado mais saltado pra frente e mais espaçados como os Curves 8300.

O teclado fica abaixo de um display brilhante de LCD de 720×720 (328ppi). Dentro um processador de 1.2 GHz Snapdragon dual-core com 2GB de RAM e 8GB de armazenamento interno. O processador é suficientemente bom para suportar o novo sistema em uma ótima execução sem travamento com ótima performance tampouco lentidão.

A direita vemos os botões de volume e mudo e a esquerda um conector USB e de carga e sincronismo (MICROUSB), bem como uma porta de entrada dos slots do MicroSD e o cartão SIM. Notavelmente ausente o Micro HDMI assim como visto no Q10 e Z10, ou mesmo o Z30, incluindo o tablet Playbook.

O botão de Power liga/desliga no topo do dispositivo assim como entrada p2 do fone de ouvido. O alto-falante, assim como outros modelos, fica na parte debaixo do aparelho.

A maior queixa asobre ele, assim como o Z30, ele não tem como remover ou substituir, facilmente, a bateria, essa foi a maior queixa dos usuários desse modelo.

Tem sua carcaça totalmente brilhosa, da cabeça aos pés, um plastico com brilho bem durável. Isso torna o dispositivo bem solido ao todo e da uma aparência coesa.

** O problema dele ser todo de plástico com brilho como ele é torna o aparelho até um pouco escorregadio, ou seja, há de se tomar muito cuidado ao manusear o aparelho ou ele vai escapar da sua mão e cair. Vai quebrar que é o mais prejudicial, então caso compre um tome muito cuidado, não manuseie com as mãos molhadas ou lisas. Recomenda-se uma capinha bem rigida pra ele assim evita tais acidentes.

Nesse quesito eu daria nota 7,5, entre 1 e 10.

Aparência e Design

blackberry-q5--aparencia-design--bbmagazine

O Q5 tem um bom aspecto. É um design meio clássico dos modelos BlackBerrys, tela em cima e teclado por baixo. Puro e simples. Há quem diz que ele não seja um dispositivo high end. Sem frestas entre as teclas e sem molduras inoxidáveis. De cara ele não é muito chamativo mas isso é de menos. Ele ainda faz oque tem que fazer.

Se comparando com os outros modelos, Z30, Q10 e Z10, ele é um filhote, porém sua tela é mesmo tamanho do Q10. Bem menor que o Z10 e Z30 por serem fultouchs.

Ele veio pra ser um dispositivo familiar para os usuários atuais e os antigos.

Qualquer um que tenha usado um Curve no passado vai se familiarizar com esse aparelho por ter um teclado bem parecido. As teclas são bem espaçadas com o tamanho certo. Ele pesa cerca de 120 gramas, por isso não é tão pesado e se acopla bem na palma da sua mão.

O plastico é liso e envolve todo o lado e bastante sólido, como falado acima, ele é liso e você corre o risco de faze-lo escorregar das suas mãos. Tenha cuidado !!

Nesse quesito eu daria nota 7, entre 1 e 10.

Touchscreen

blackberry-q5--touchscreen--bbmagazine

O touch de 720×720 leva um LCD de 3.1 e se encaixa super bem no aparelho. Ele não é muito grande também nem muito pequeno. Ao contrário de uma tela SuperAMOLED do Q10, o Q5 tem uma tela de LCD então não queiram fazer comparação de qualidade entre os dois, o Q10 é muito superior, mais vivído e mais nítido e a sua economia de energia é bem melhor, assim como no Z30, isso facilita e economiza muito. Você sente mais a diferença utilizando a tela do Q10 e o Q5 contra a luz, onde o Q5 faz mais reflexo…

blackberry-q5--touchscreen2--bbmagazine

A diferença da tela entre os dois, é a espessura da parte inferior e superior da tela, onde no Q5 leva o nome BlackBerry acima das teclas o que deixa um espaço a maios entre a tela e o teclado, já no Q10 é o contrário, o teclado é mais colado a tela, porém possui as suas frestas entre as teclas que facilita muito seu acerto e não chega a tocar na tela.

Gosto mais do estilo do Q10, mas é opinião minha.

Na verdade se for ver bem os dois tem suas particularidades, até porque o espaço no Q5 é significante se colocar que o gesto debaixo para cima é bastante utilizado e que isso não chega a tocar no teclado, já no Q10 quando você vai fechar ou sair de algum aplicativo e voltar para a tela inicial dele você acaba pegando nas teclas, mas claro que não pressionando, mas é um caso isolado, eu particularmente com o Q10 não chego a encostar nas teclas pois acabamos nos acostumando com a disposição das coisas. No Q5 isso não é um infortúneo..

Nesse quesito eu daria nota 9, entre 1 e 10.

Teclado e Digitação

blackberry-q5--teclado--bbmagazine

Digitar no teclado do Q5 não foi uma das melhores coisas a se fazer, até porque eu sempre utilizei os modelos de BlackBerrys com as teclas mais macias e mais gostosas de digitar. Já usei milhares de modelos, mas os meus preferidos são os bolds que tem uma digitação suave, diferente dos modelos Curves do qual nosso querido Q5, como falo no começo, parece que faz parte da família.

Com seu teclado espaçado do qual facilita bastante a digitação pra quem tem uns dedos maiores, inclusive o teclado do Q5 é um pouco maior doque o teclado do Q10, porém o Q10 possui uma pegada melhor, mais suave e não se ouve a digitação, ele é mais silencioso, contráriando o Q5 que já se ouve e sente mais as teclas ao serem pressionadas.

Dito isso, não é um teclado tão ruim assim, com as teclas grandes e os espaçamentos entre elas da pra ter uma boa experiência de digitação em geral, do qual se parece fazer menos erros dessa maneira.

 

blackberry-q5--teclado-q10--bbmagazine

As três fileiras de teclas no Q5 são todos do mesmo tamanho (letras, alt, supressão e Enter) então na digitação não tem nenhuma anormalidade.

O tamanho das teclas na linha de fundo são boas e a tecla de espaço tem um tamanho mais longo.

Assim como no Q10, o Q5 traz abundância de teclado, bem como que te ajuda a fazer as coisas mais rápido. O Instant Action continua sendo um dos melhores recursos disponíveis e com o teclado físico facilita ainda mais sua utilização.

Nesse quesito eu daria nota 8, entre 1 e 10. Isso se comparando com o teclado do Q10.

Câmera

blackberry-q5--camera--bbmagazine

A câmera do BlackBerry Q5 não é uma das tão ruins, apesar de ser apenas 5mp traseira e 2mp frontal, ela até tem uma boa nitídez e que também garante, além de uma boa qualidade, uma imagem pequena em tamanhos, diferente dos modelos com maiores resoluções. A resolução do Q5 assim como a qualidade lembra um pouco o Bold 9900. Claro que tira melhores qualidades em um dia mais claro. A night não é uma boa opção de foto.

Não espere ter esse dispositivo pensando em se tornar um expert em fotografia, mas ele pode ser usado pra tirar algumas fotos do dia-a-dia sem problema. Caso queira tirar fotos excelentes compre uma Nikon ou uma Canon profissional com lente de pelo menos 18x55mm ok? Smiley mostrando a língua.

Na frontal uma câmera de 2mp suficiente para se conectar com o BBM Vídeo ou Skype ou se quiser tirar um selfie em um dia com boa claridade.

Veja a diferença das imagens abaixo em uma foto que tirei com o Q5 e Q10, tirei a foto agora aqui na mesa mesmo, até porque o dia já está escuro e estou utilizando a luz da minha sala, mas da pra perceber a diferença, veja: (CLIQUE PARA AMPLIAR EM NOVA JANELA E VEJA MELHOR EM ALTA RESOLUÇÃO)

blackberry-q5-camera-exemplo-bbmagazine

Se repararem bem, na tela cheia, tanto na resolução das imagens quanto a qualidade são diferentes mesmo, enquanto o Q10 tem uma resolução de 2448×2448 pixels, o Q5 tem apenas 1936×1936 pixels, se reparar bem no Zoom ai na sua tela, você vai fazer uma melhor leitura nos ícones dos aparelhos tirados com o Q10, já no Q5 vai aparecer um pouco ofuscado, não que não dê para ler, mas esta mais dificultado.

Isso mostra um pouco a diferença entre as duas câmeras. A qualidade do Z30 e Z10 são os mesmos do Q10, porém com uma dimensão bem maior, até por serem fultouchs e a possibilidade de tirar as fotos em Widescreen que também ajuda muito na hora de tirar uma foto com uma cena grande.

Nesse quesito eu daria nota 8,5, entre 1 e 10. Se comparando entre as câmeras do Q10, Z10 e Z30.

Memória

blackberry-q5--memória--bbmagazine

O Q5 vem equipado com memória de 2GB de Ram, que é em parte tanto como o Q10 e o Z10. Então você pode imaginar que o BB10 funciona perfeitamente sem lag nem travamentos quando se navega pelos aplicativos.

Ele possui memória suficiente pra manter tudo em pleno funcionamento durante todo um dia de trabalho, se assim precisar.

Embora tenha apenas 8GB de armazenamento interno, isso também não é um infortuneo, enquanto o Q10 e Z30 possuem o dobro, 16GB de estorage. 8GB não é pouca coisa, da pra brincar bastante e instalar bastante aplicativos úteis no aparelho.

Só não recomendo utilizar a mesma memória para gravar fotos e vídeos ou vóz e músicas, para isso ele tem um slot específico para um MicroSD Card para armazenar mais de 32GB dessas coisas, portanto, utilize um Cartão de memória junto, senão sua memória vai ser muito pouca pra você.

Nesse quesito eu daria nota 7,5, entre 1 e 10.

Conectividade

blackberry-q5--conectividade--bbmagazine

Ele vem equipado com as conexões mais atuais para o BlackBerry, assim como NFC, Wi-Fi, Bluetooth, GPS, DLNA e Hotspot.

Quanto a isso não perde nenhuma qualidade para os outros modelos que utilizam da mesma conexão.

Além também de possuir uma conexão direta com Wi-Fi Direct entre outros aparelhos que possuem a mesma tecnologia.

Fiz um pareamento entre ele e outros aparelhos e até que em quésito transferência ele não se perde, segura bem, inclusive com NFC. Porém utilizando o Wi-fi direct ele deu umas pipocadas, ou seja, na metade do caminho, dependendo do tamanho do arquivo ele acabou travando, dai deve-se cancelar a conexão atual e começar novamente.

blackberry-q5--wifi-direct--bbmagazine

Fiz conexão via Bluetooth com meu notebook também e os arquivos vão em uma boa velocidade de transferência..

Nesse quesito eu daria nota 10, entre 1 e 10.

Sistema Operacional

Sabe-se que o BlackBerry 10 é e será o padrão nos últimos lançamentos de novos smartphones da marca, Ele vem equipado com o OS 10.1 ou OS 10.2 do qual vai ser compatível também com o futuro BlackBerry OS 10.3 e roda muito suave, sem muitas novidades por enquanto.

Nada de novidades então, incluindo os aplicativos na loja BlackBerryWorld que não tem muitas novidades a não ser que a BlackBerry está se esforçando muito para manter a loja apta de bons gostos e novos aplicativos semanalmente, dos quais os mesmos sejam compatíveis com todos os dispositivos fultouchs ou QUERTY, quanto a isso não temos o que reclamar por enquanto, até porque os modelos OS10 são bem compatíveis com aplicativos Androids, dai temos uma grande gama de opções.

Caso queira saber do OS, você pode consultar nos tópicos BlackBerry Z10 ou BlackBerry Q10, até mesmo no BlackBerry Z30, ok?

Finalizando…

Bom galera, eu acho que não esqueci de falar nada sobre o aparelho certo? Se ficou faltando algo, me desculpem, iremos implementando com o tempo aqui no nosso portal.

Fiquem atentos tanto aqui quanto em nossos outros portais Café com BlackBerry ou Berry Social.

Como combinado alguns links de vendedores que disponibilizam o BlackBerry Q5 no eBay, porém tomem cuidado, prestem bastante atenção nas LTEs que vão comprar e veja se o 4G é compatível aqui no Brasil ok? Para isso veja esse tópico falando sobre as LTEs compatíveis com 4G aqui no Brasil e compre o seu corretamente, CLIQUE AQUI PRA E LEIA COM ATENÇÃO.

Veja os vendedores abaixo:

Caso tenham alguma dúvida, deixe sua mensagem abaixo.

Comentem =]

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.

  • Sonia

    Olá, gostei muito do seu post. Super útil!! Obrigada.
    Eu tenho um Q5 mas estou com problemas com ele. Apagou de uma hora para outra, depois de poucos dias de uso. A tela mostra o ícone da bateria. Não tenho serviço autorizado por perto. Quando você diz que a bateria não é removível, o que você quer dizer exatamente? Se eu comprar uma bateria, não consigo trocá-la? Eu realmente não consegui abrir o aparelho. Você poderia me orientar em algo? Obrigada!

  • Pingback: [BBDicas] Como economizar na bateria do seu BlackBerry 10 | BerrySocialBr()

  • Sonia, bom dia
    quando diz que é bateria não-removivel quer dizer que não é tão simples sua troca e não da pra tirar como tira de um Z10 ou Q10. É mais como o do Z30 que também não é removível.

    Infelizmente dificil achar essa bateria no Brasil se encontrar só fora. Caso queira, tente enviar para http://www.blackbooster.com.br eles podem te ajudar, fazer testes e etc,.., diagnosticar o aparelho pra voce pra te dar uma melhor resposta.

  • Evania Izidio

    Excelente texto!

  • Pingback: [BBOS] OS 10.3.0.700 – Fizemos alguns testes()

  • carlos manuel

    O meu black berry Q5 desapareceu o NAVEGADOR E O BLACK BERRY WORLD o que posso fazer para recuperar porque já não entrou na NET

  • voce pode encontrar na internet os arquivos .bar deles e carregar no seu blackberry usando o gerenciador dele, tem plugin do google chrome …

  • Samira

    O meu bb Q5 seca a tela e fala coisas que nao entendo,fala em inglesh ..me ajuda?

  • não entendi Samira, como assim seca a tela ?

  • Luiz

    Olá, tenho um Blackberry Q5 e estou gostando… Tem havido no entanto um defeito intermitente: a tecla de backspace não funciona, fazendo com que tenha que corrigir os textos usando Sym do backspace, um a um…
    O que pode estar acontecendo???
    obrigado

  • boaz

    O que significa essa marcação not for sale e essa sequência de números?

  • é de propriedade intelectual, não pode ser vendido..

  • elio laurindo

    tenta ligar o wi-fi e actualiza o software vais aceitar