[BBDicas] Como economizar na bateria do seu BlackBerry 10

bateria-bb10-bbmagazine

Iaee galerinha

Você que adquiriu um BlackBerry 10 e está achando que a bateria dele está acabando muito rápido? Veja algumas dicas que separamos pra você economizar um pouco com elas e ter sua vida útil prolongada.

Há muitos e muitos anos atrás nós fizemos um tópico de como economizar bateria no seu BlackBerry. Essa dica é para os modelos mais antigos de BlackBerry, até porque essa dica é de 2009, bem antiga né?!

Bom, então vamos lá.

Quem adquire um novo BlackBerry 10, de cara percebe que sua bateria foi bastante melhorada. A bateria do BlackBerry Z10 com seus 1800mAh de capacidade, o BlackBerry Q10 com seus 2100mAh de capacidade, o BlackBerry Q5 com uma bateria de 2180mAh de capacidade e o querido BlackBerry Z30 com 2880mAh sendo a maior até o momento dos BlackBerrys 10 lançados.

Sabe o que isso significa?!

Por enquanto boa produtividade, mas essa produtividade pode consumir essa capacidade da bateria num piscar de olhos, isso vai depender muito mesmo do que você faz no seu aparelho, contando quantidade de aplicativos que ficam abertos, o tempo de uso na hora de conversação e de utilização com um plano de internet, seja ela 3G ou até mesmo o 4G que consome mais bateria do que o habitual.

Não podemos esquecer também de outras funcionalidades que fazem a bateria acabar antes que podessemos dizer PAPIBAQUIGRAFO.

Pra desencargo de consciência, você tem nossa equipe pra te ajudar nisso, abaixo algumas boas dicas pra você economizar na bateria do seu BB10 e usar feliz sem decepção…

Atualização do Sotware

Uma das dicas mais importantes é verificar a versão do seu Software, verifique se o mesmo está atualizado, caso não, faça um upgrade imediatamente. Hoje em dia a maioria das atualizações vem com algum resquícios de melhorias na bateria e isso pode amenizar bastante sua dor de cabeça e manter sua bateria funcionando por muito mais tempo. Ir manualmente em Configurações > Atualização de Software e clicar em Verificar atualizações é uma das maneiras mais recomendadas para isso.
Pode acontecer de as vezes ter alguma atualização mas você acaba não recebendo essa notificação automatica.

Contas
Parece que não, mas a sincronização de contas no BlackBerry 10 pode acabar consumindo bateria do aparelho, coisa que agente acaba não percebendo, mas isso ocorre sim.
Configurar uma conta de modo correto pode fazer uma boa economia da sua bateria.
Hoje você pode configurar o ActiveSync®, IMAP ou POP, são as mais recomendáveis para configuração de contas de e-mails no seu BlackBerry 10 pois são protocolos mais eficientes para um smartphone.
Caso configure mais de 1 conta de e-mail, você pode sincronizar somente o necessário, em alguns casos, desabilite a função de sincronismo com o calendário e outros aplicativos internos, só o faça caso seja mesmo de muita utilização, senão deixe somente para receber os e-mails.
Em alguns casos também, assim como eu faço, recomendo também alterar o tempo de sincronização de mensagem. Você pode configurar um intervalo maior de sincronismo, assim caso você não seja uma pessoa que receba muito e-mail durante o dia, faz com que o seu aparelho não perda tempo de ficar sincronizando e buscando e-mails no servidor, são coisas pequenas que passam despercebidas mas que acontecem, o seu BlackBerry acaba fazendo uma varredura no servidor atrás de novas mensagens e caso não tenha ele não baixa mesmo, mas o tempo que ele vai no servidor buscar, pode causar um certo uso na bateria por conta dos dados que ele está gerando, parece pouco, mas acaba se tornando muito caso você tenha, por exemplo, 5 contas de e-mail ou mais.

contas-bbmagazine-economizando-bateria-no-blackberry-10
Em Configurações, vá em Contas Selecione sua conta. Lá no final tem a opção Intervalo de Sinc. Coloque uma que achar necessário. O meu está a cada 1 hora.

Carregamento
O BlackBerry 10 foi projetado pra fazer uso eficiente da bateria, no entanto, você ainda precisa seguir as melhores práticas para maximizar a vida útil da bateria.
Na hora de carregar, utilize sempre cabos e carregadores originais BlackBerry, isso faz com que sua bateria e seu aparelho trabalhem apenas com acessórios reconhecidos da própria marca. Por exemplo, muitos utilizam carregadores veicular de outras procedencias, isso faz com que a vida útil, tanto do aparelho quanto da bateria se esgotem rapidamente. Utilize carregadores originais e vai ter muito mais tempo de vida com seus periféricos.
Outra dica, aproveitando o encejo, não mantenha seu aparelho dentro do carro enquanto está fora, principalmente se tiver um calor insuportável, o calor pode fazer o aparelho esquentar e o consumo da bateria vai aumentar drasticamente. Sempre que sair, coloque-o no bolso e leve com você.
Também não deixe em cima do painel do carro sob a luz solar diretamente e também não submeta-o em temperaturas extremamente frias.carregamento-bbmagazine-economizando-bateria-no-blackberry-10Outra dica sobre o carregamento, quando for carregar, carregue somente quando o sinalizador de bateria estiver solicitando carregamento, ou seja, abaixo de pelo menos 5%. Acima disso é somente sob precisão mesmo. Também não coloque o aparelho para carregar e fique utilizando ao mesmo tempo, pode fazer mal pra bateria e pra você também. Ao utilizar o aparelho enquanto ele está carregando, ao mesmo tempo que carrega ele descarrega e isso faz com que ele não carregue direito. O mais interessante é desligar todos os sinais de rede e rádio enquanto ele carrega, pois assim carrega até mais rápido.

Também não retirar do carregamento antes de dar 100%. Isso não danifica o aparelho, mas sua bateria acaba ficando mais estressada e “viciada”, sua vida útil acaba muito mais rápido.

Aplicativos em Segundo plano

Alguns aplicativos ficam em execução em segundo plano, um exemplo é o BlackBerry World e outros apps que as vezes você não sabe mas estão lá.

Esses aplicativos podem reduzir a vida útil da bateria, de modo que você pode, opcionalmente, ajustar o Run em Permissões de fundo, se desejar.

Para ver quais aplicativos estão funcionando em Segundo plano, siga os passos abaixo:

  1. Vá em Configurações
  2. Vá em Segurança e privacidade e depois tocar em Permissões de aplicativo
  3. Na barra de Permissões, selecione a opção Executar em segundo plano
  4. Em seguida, verifique os aplicativos, caso haja algum, e Desabilite a função Executar em segundo plano

app-em-plano-de-fundo-bbmagazine-economizando-bateria-no-blackberry-10

Ai você pode minimizar bastante a utilização da bateria pelos aplicativos em segundo plano.
Além dessas, existem outras permissões que você pode dar à determinado aplicativo, uma boa sugestão é desabilitar o GPS de alguns aplicativos, geralmente ao serem instalados, ele té mostra as opções de permissão dos aplicativos e, com a pressa do dia-a-dia acabamos não lendo e aceitando tudo. Uma dessas aceitações podem fazer o uso da bateria em excesso, leia essa parte com atenção e desabilite o desnecessário. Ou em Permissões você pode fazer isso, principalmente desabilitar o GPS dos aplicativos que você acha inutil a utilização dele. De uma geral ai e veja o que é ou não útil.. Mais abaixo tem uma dica interessante, falarei sobre o Gerenciador de aplicativos que vai te ajudar com isso.

Conexões

Os rádios no seu BB10 foram projetados com grande eficiência, mas que também de alguma forma acabam consumindo um pouco da bateria, ou muito.

  • NFC e Bluetooth: Desligar os rádios enquanto não se utiliza pode significar muito e sua bateria agradece.
    O que consome mesmo são os Bluetooth e NFC pois utilizam perifericos internos do qual precisam de uma boa capacidade de energia para se manterem funcionando. No momento em que se está utilizando não tem problema, porém, mante-los ligados e não usa-los pode significar grande perda de carga, portanto, mantenha-os desligados quando não os utiliza.
  • Wi-Fi: O sinal de Wi-Fi ambém consome, porém, não consome tanta bateria. Nos testes que fizemos durante um dia inteiro, mantivemos o sinal do Wi-Fi em utilização ligado e notamos que a bateria não se acaba tão rápido assim, portanto, Wi-Fi não consome tanta carga, isso porque o sinal do Wi-Fi é um sinal fixo e faz com que seu hardware não fique pesquisando rede a todo momento, isto é, quando já está conectado à uma rede. Caso não esteja conectado em alguma rede, mantenha desligado também pois assim vai fazer com que ele fique pesquisando redes e sinais próximos, sabendo-se que o sinal de rede possui uma proximidade de até 100m² livres então é um longo caminho a se percorrer nessa pesquisa, do qual faz o aparelho cansar e utilizar, mesmo que pouco, a bateria.
  • 2G/3G/4G: Agora, sinais de rádio da operadora sim, esses consomem bastante bateria, isso ocorre mais quando o sinal fica instável, ou seja, fica oscilando até que a bateria se esgote por completo e essa oscilação consome muita bateria. Se o sinal está estável então não tem problema, mas mesmo assim consome.
    Não são todos os lugares que existem sinais 3G ou 4G, e também 2G, portanto, manter um padrão de sinal no seu aparelho é mais viável doque deixar os modos 2G/3G/4G ligados, pois assim faz com que ele fique pesquisando outra frequência, mesmo que já esteja conectado em alguma frequência já estável, verificar qual a melhor frequência no seu local atual e deixar conectado apenas nela diretamente, isso vai fazer economizar muito sua bateria.
    Tome cuidado com conexões 3G e 4G. Eu particularmente utilizo essas frequências somente quando necessário, mas no geral ele se mantem no 2G, por conta de que e-mails, BBM messengers e outros, funciona bem no 2G. A não ser que necessite acessar algum site, ou verificar seu facebook e compartilhar mídias online, ai sim você muda para o 3G ou 4G, se no local que estiver no momento funcionar essas frequências, façam o uso =).
  • Mobile Hotspot: O recurso Mobile Hotspot vem integrado desde o sistema operacional 7.1 e foi um dos melhores recursos já incrementados, até então, nos BlackBerrys. Ele faz com que seu aparelho compartilhe a conexão, via Wi-Fi com outros aparelhos e isso facilita muito em locais onde você pode compartilhar seus dados com seus amigos, e você pode cobrar por isso rsrsrs. Esse recurso, apesar de ser bom mesmo, consome uma boa quantidade de carga da bateria e faz ela esgotar em questão de minutos, dependendo da intensidade do uso. Se eu não estou enganado, ele suporta até 5 dispositivos ao mesmo tempo conectado no Hotspot. Se você perceber vai ver que a bateria vai esquentar bem rápido quando está utilizando e, vai perceber as porcentagens de carga descendo mais rápido do que uma cachoeira.. Portanto, utilize apenas em casos extremos, a não ser que queira se amostrar pros seus amigos e as pessoas ao seu redor, mas as consequências são piores, sua bateria vai embora rápido.

conexoes-bbmagazine-economizando-bateria-no-blackberry-10

Portanto, no geral em conexões, a mais econômica é via Wi-Fi, portanto, caso esteja em uma rede Wi-Fi na maior parte do tempo, deslige as conexões, deixe ligado no 2G e desative o “Serviço de dados”.
Nota: Se você mantém configurado o compartilhamento de mídia, considere também desligar temporariamente, isso maximiza a vida da bateria, ligue somente quando necessário (Configurações > Compartilhamento de Mídia).

Notificações
Se você é uma pessoa popular e geralmente recebe diversas notificações durante o dia, considere revisar e personalizar o perfil de notificação. Se o seu aparelho está configurado para vibrar quando as coisas chegam, essa função utiliza mais a bateria do que a própria luz de LED.

Pra configurar uma notificação e personalizar conforme suas necessidades, vá em Configurações > Notificações. Lá você vai ter várias opções de personalização.

Você pode configurar de forma que fique melhor pra você, e de forma que economize bateria, desative as funções de Vibrar e de Led, a não ser que seja de grande necessidade pra você.

 

notificacoes-bbmagazine-economizando-bateria-no-blackberry-10

Pra completar, se você também recebe uma grande quantidade de notificações durante a noite, deixe o aparelho configurado em Modo Cabeceira, isso faz com que todas as notificações fiquem desativadas e a durabilidade da bateria não fica comprometida =).

Aplicativos Android

Pra você que é acostumado a baixar aplicativos Android no seu BlackBerry 10, saiba que se ele estiver aberto e rodando enquanto a tela do seu aparelho está desligada, ele pode estar consumindo uma grande quantidade da bateria também, mesmo que ele esteja minimizado, isso faz com que a bateria permaneça em uso e pode gerar uma certa perda de carga.

Ao abrir um aplicativo Android, utilize-o enquanto precisa, caso não necessite, feche-o para não consumir sua bateria.

Brilho da tela

Uma maneira significativa para reduzir o uso da bateria é diminuir o brilho da tela.

Em Configurações > Tela você pode configurar isso da melhor maneira, diminua o brilho e outras configurações que achar necessário.

Se você utiliza um BlackBerry com display OLED, como o BlackBerry Z30 por exemplo, ou o BlackBerry Q10, considere o uso de um tema escuro, o que resulta em menor consumo de bateria.

Você pode encontrar essas opções de tema escuro no BBM, no aplicativo de Contatos e Calendários na tela de Configurações das respectivas aplicações.

  • Bloqueio do ecrâ: antes de colocar o aparelho em seu bolso após o uso, é interessante você bloquear a tela pra evitar que algum aplicativo ou função se abra acidentalmente, consumindo a bateria sem você perceber. Antes de coloca-lo no bolso pressione o botão Liga / Desliga.
  • Tempo de bloqueio de tela: Além da tecla Liga / Desliga para bloquear a tela, você deve personalizar a tela de configuração de bloqueio automático. Esta configuração controla o tempo que o smartphone deve aguardar depois de ser deixado ocioso antes de desligar. Dentro da própria opção Tela, em Configurações, você tem esse parâmetro. Altere o tempo de sua escolha, quanto menos melhor.

Usar um Pocket ou Capa econômica

Existem diversos acessórios para BlackBerry que faz com que ele economize a bateria, uma delas é a capa Pocket ou Estojo que tem a função interna de desligar seu aparelho assim que colocado.

Esse desligamento provoca uma grande economia da bateria, ou seja, ele é colocado em modo de descanso automático assim que introduzido dentro de uma  capa especial, sem comprometer sua utilidade, mesmo em modo Descanso, você vai receber notificação ou saber quando alguém estiver te ligando.

A função é apenas para economizar bateria do aparelho. Você pode encontrar essas capas em lojas especializadas BlackBerry, ou pelo eBay ou MercadoLivre também. Faça uma boa pesquisa.

Gerenciador de aplicativos >Monitor do aparelho

Essa função foi introduzido pela primeira vez no BlackBerry 10 OS 10.2, foi atualizado com o lançamento do BlackBerry OS 10.2.1.

O Device Monitor (Monitor do aparelho) trás diversas funções interessantes que te possibilita enchergar oque esta acontecendo com seu aparelho, o que consome mais ou menos bateria e memória, ele separa por aplicativos que consomem mais baterias e que consome mais memória também, isso tudo em tempo real.
Visualize detalhes importantes no aparelho principalmente sobre os aplicativos que tem um impacto negativo sobre a vida da bateria, por exemplo, você pode visualizar o consumo da bateria pelo aplicativo desde a última vez que você carregou seu dispositivo ou pelas últimas 12, 24 ou 48 horas. Demais nénão??

Veja algumas imagens abaixo:

device-monitor-bbmagazine-economizando-bateria-bb10-4

Por ai você pode verificar oque ta consumindo mesmo a bateria e pode fechar e finalizar os processos, em alguns casos isso economiza bem na bateria.

Por vezes alguns aplicativos ficam rodando em Segundo plano sem que percebemos ou, mesmo que não esteja em segundo plano, o processo dele está ativo e rodando no gerenciador de tarefas. Pelo Monitor do aparelho é possível verificar isso, verificar a quantidade de memória que ele está ocupando e a porcentagem da bateria que ele está consumindo, sendo assim, podemos fazer o favor de fechar esses processos.

É um dos melhores recursos já incrementados para BlackBerry 10 do qual nos permite visualizar e gerenciar melhor nossas aplicações e ter um melhor gerenciamento principalmente da bateria.

Finalizando, resolvi colocar aqui algumas das principais dicas que acho úteis para que você possa ter uma melhor performance com seu aparelho e bateria.

Em outros casos mais específicos, se for de grande utilidade pra você, também pode adquirir uma bateria externa em caso de extrema necessidade, em uma viagem ou passeio do qual não vá contar com uma tomada na hora, ter uma bateria externa ajuda muito nessa hora, pois geralmente quando nós mais precisamos a bateria está sempre abaixo do necessário.

Recomendo muito o uso dessas baterias externas, só tomem cuidado com as procedencias, prefiram algum de marca conhecida e pesquise bem antes de comprar, veja opiniões de outros usuários isso facilita na compra e nas dúvidas que tiver.

Galera, espero ter ajudado de alguma forma…

Qualquer dúvida ou qualquer sugestão a mais que possa fortalecer esse tópico, não hesite em nos informar ok?

Se gostou comente ai =]

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.