[BBOS] OS 10.3.0.700 – Fizemos alguns testes

1030700-OS-BBMag

Iaee galerinha

Hoje é dia de jogo do Brasil então vamos torcer forte uhuuu

Então, acabei baixando o sistema operacional do BB10 versão 10.3.0.700.

É uma versão ainda para desenvolvedores e está disponível apenas para testes, contem diversos BUGS, portanto não baixem e não instalem até sair a versão oficial, fique tranquilo que te informaremos por aqui.

Fiz o teste no Q5 e realmente vem muito melhorado, uma melhor usabilidade do mesmo, ainda com os ícones sem fundo.

Em poucos testes que fiz notei boas mudanças e alterações, conforme falo aqui nesse tópico também, notei mais mudanças como na área de trabalho, ela agora é fixa, mesmo vazia sem nenhum aplicativo em execução.

Outra nova funcionalidade da área de trabalho também é a possibilidade de mover os aplicativos abertos, como na foto acima, notem que estou movendo o aplicativo Câmera entre os apps abertos =).

Dizem que era possível abrir mais de 8 aplicativos simultâneos, mas pelo menos por enquanto ainda não é possível, são somente 8 aplicativos abertos e, ao abrir o Nono app ele fecha o último.

1030700-OS-BBMag2

Mudanã também na tela de boot do sistema, não é uma mudança tão grande, mas reparem que a borda do ícone está mais fina.

Achei mais simples e mais interessante, diferenciando no design um pouco e na leveza =).

Os ícones de algumas áreas foram totalmente redesenhados, como mostro na foto abaixo na função Câmera, reparem entre o Q5 (esquerda) e Q10 (direita) que o ícone de Compartilhamento está maior e mais destacado, assim como também possuem sua etiqueta (nome do ícone), coisa que não existe na versão 10.2 atual.

1030700-OS-BBMag4

Outra interessante alteração que achei fantástica foi na melhoria do Runtime do Android, creio  que vai ter suporte para mais de 90% dos aplicativos Android e que vão rodar todos perfeitamente, a começar a falar do BBM para Android/iOS.

O mesmo poderá ser instalado no seu BlackBerry e você pode usar dois BBM no mesmo aparelho, ou seja, vai utilizar o BBM nativo e o BBM para Android.

Fiz os devidos testes nos dois BBM e funcionam perfeitamente, conversam entre sí. Claro que o BBM para Android não tem todas as funções como no BBM nativo, mas para o que se deseja fazer é bater papo, tanto no grupo quanto particular, inclusive traz os últimos Stickers  (adesivos) também para ele, porém Ãndroids e iPhones users ainda não podem comprar, só podem utilizar os que estiverem disponíveis gratuitamente…

Veja na imagem abaixo dois BBMs rodando ao mesmo tempo =):

two-bbm-simultaneo

Trouxe também uma função diferente, a opção de Interação Avançada.

Esse recurso usa os sensores do seu dispositivo para detectar ações e executar as tarefas, como:

  • Erguer para ativar, que ativa seu dispositivo quando você pega de uma superfície plana;
  • Virar para ativar o mudo, que ativa o mudo de toques e notificações recebidas quando você vira o aparelho para baixo;
  • Virar para economizar energia, que aumenta a vida útil da bateria, permite que você economize bateria ehtrando em modo de espera automático assim que colocado o aparelho virado com a tela pra baixo, muito útil.

Todas as funções são habilitadas/desabilitadas a qualquer momento =)

interacao-avancada-bbmagazine

Enfim, como falei no começo possui muitos bugs ainda, então não baixem até nós dermos o aval para isso.

Mas, caso você seja  tão curioso quanto eu, pode fazer o download pro seu modelo nos links abaixo.

** Lembrando que não somos responsáveis por nenhum dano que venha a causar no seu aparelho devido a instalação de sistemas não lançados oficialmente, como dito, esse é um sistema ainda em fase de testes e desenvolvimento.

Antes de fazer qualquer alteração desse tipo, recomenda-se o backup do seu BlackBerry 10 ok? Tome muito cuidado, para o backup leia o tópico:

Para baixar o OS 10.3.0.700 vá no link abaixo e procure para o seu modelo pela LTE ok?

Se testou, deixe seu comentário….

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.

banner-bbmagazine-blackbooster