Estudo revela que produtividade móvel continua evoluindo

celulares-mobile-smartphone-android-windows-blackberry

Pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa GfK indica que 67% dos usuários finais corporativos de smartphones estão sempre “em busca de aumentar a produtividade”

  • Um novo conceito de produtividade surge: mais que gerenciar uma lista de tarefas, é necessário buscar o sucesso na carreira, equilibrar a vida pessoal e profissional e contribuir com a comunidade e com a sociedade
  • O estudo revela que os usuários de smartphones BlackBerry são mais motivados pelas conquistas que os usuários da concorrência
  • A tecnologia dos smartphones e a mobilidade são fatores centrais para a conquista da produtividade moderna e os usuários no Brasil contam com seu BlackBerry para chegar lá

Um estudo mundial publicado hoje revela perspectivas novas e audaciosas em relação à produtividade. De acordo com o instituto de pesquisa GfK e a BlackBerry Limited (NASDAQ: BBRY; TSX: BB), líder mundial em comunicações móveis, o estudo retrata os trabalhadores móveis dos dias de hoje que definem a produtividade mais em termos de “conseguir” e menos em termos de “fazer”. Os usuários de smartphones valorizam recursos e funcionalidades com os quais podem ter mais controle, impacto e cada vez mais sucesso.

Em vez de só riscar itens numa lista de tarefas, ser produtivo hoje significa criar, de forma consciente, mais tempo para se concentrar naquilo que importa. Segundo o estudo, 67% dos usuários corporativos de smartphones disseram que estavam “sempre em busca de aumentar a produtividade”, e 69% estão “na busca constante de novas maneiras de fazer o que precisam com a maior eficiência possível”. Quando se trata de concluir tarefas, “só fazer” não é mais suficiente: 65% dos usuários de smartphones para trabalho dizem que é importante “marcar sua presença” no resultado de seu trabalho e obter uma sensação de realização maior no que fazem.

“Os smartphones transformaram a maneira como fazemos negócios e nos comunicamos com amigos e familiares. Hoje, queremos ser mais produtivos e contribuir com o trabalho, com nosso círculo pessoal mais próximo e com a sociedade como um todo”, afirmou John Chen, presidente executivo e CEO da BlackBerry. “Na BlackBerry, nos concentramos em satisfazer as necessidades de profissionais móveis – usuários corporativos inspirados pela produtividade e pelas conquistas – oferecendo soluções móveis que permitem que eles trabalhem de forma mais inteligente, colaborem de maneira otimizada e obtenham melhores resultados”.

As prioridades de realização e equilíbrio diferem de uma pessoa para outra, mas os temas em comum são:

  • A capacidade de agregar valor ao trabalho e assumir mais projetos de seu interesse
  • Ser mais presente na vida familiar
  • Fazer a diferença na comunidade e sociedade em que vivem
  • Investir em interesses pessoais fora do trabalho e conseguir um equilíbrio saudável
  • Aprimoramento pessoal resultante de esforços dedicados ao trabalho ou à vida pessoal

Smartphones permitem que você escolha quando e onde trabalhar

A percepção sobre os smartphones mudou radicalmente nos últimos anos. Dois terços dos participantes da pesquisa concordam que os smartphones flexibilizaram a rotina de trabalho: fora do horário comercial entre 9h e 17h e do espaço de trabalho tradicional, com maior controle sobre a própria produtividade. Os smartphones também otimizam o tempo. Um terço dos participantes da pesquisa disse que o smartphone otimiza mais de cinco horas em uma semana normal de trabalho.

Conquistas profissionais como motivação para usuários BlackBerry

Se comparados a usuários de plataformas de smartphones concorrentes, o estudo revela que os usuários BlackBerry se sentem mais motivados por conquistas e realizações pessoais. Alguns dos principais resultados em comparação aos usuários finais da concorrência:

  • A probabilidade de os usuários BlackBerry concordarem que uma das motivações para a produtividade é deixar um marco na empresa e na sociedade foi 43% mais alta que para usuários de outros smartphones.
  • A probabilidade de os usuários finais BlackBerry considerarem a produtividade um fator essencial para uma vida pessoal e profissional mais equilibrada foi 27% maior que entre os usuários de smartphones da concorrência.
  • A probabilidade de os usuários finais BlackBerry concordarem que a tecnologia móvel simplifica suas vidas foi 18% maior que entre os usuários da concorrência.
  • A probabilidade de os usuários finais BlackBerry concordarem que a tecnologia móvel agiliza o trabalho foi 14% maior que entre os usuários finais da concorrência.

Resultados no Brasil

Em geral, os resultados no Brasil se alinham com os resultados da pesquisa global. Aqui estão alguns dos aspectos mais relevantes desse mercado:

  • Em termos de desempenho dos smartphones para recursos e tarefas ou atividades específicas, há diversos fatores que impulsionam a preferência dos usuários no Brasil pelos aparelhos BlackBerry, em especial maior privacidade, a segurançadas informações e durabilidade da bateria em relação à concorrência.
  • No Brasil, os usuários BlackBerry tendem a relatar que a bateria de seu aparelho dura o dia todo e que contam com as ferramentas necessárias para a realização do trabalho. A duração da bateria foi considerada especialmente importante para o aumento da produtividade. Além disso, eles estão satisfeitos com a durabilidade e a resistência de seus smartphones.

Por fim, os usuários finais BlackBerry no Brasil também atribuem notas mais altas para alguns benefícios emocionais e motivacionais: em comparação com o restante do mercado, os usuários afirmam que seus smartphones os ajudam a avançar na carreira e a refletir seu status na empresa.

Veja um Infográfico (em Inglês) sobre a pesquisa realizada clicando aqui.

Ou seja

A pesquisa só revelou o que eu, particularmente, sempre achei e tive em mente. Que os aparelhos BlackBerry são ferramentas de TRABALHO, e não um brinquedo qualquer que entorta como brinquedo de criança.

Sobre a Pesquisa Global

O estudo foi encomendado pela BlackBerry e realizado de forma independente pela GfK, com mais de 9.500 participantes em 10 países e empresas de todos os portes, desde pequenas e médias a grandes multinacionais. Entre os participantes estão usuários de diversas marcas de smartphones, revelando diferenças bastante claras na forma como os usuários avaliam a produtividade.

Comentem =)

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.

banner-bbmagazine-blackbooster