BlackBerry anuncia novo serviço em nuvem e mobilidade com segurança

BlackBerry anuncia nova solução de identidade e acesso para empresas que desejam adotar serviços
em nuvem e de mobilidade com segurança

bb-nuvem-bbmagzine

A reconhecida capacidade da BlackBerry agora está sendo utilizada para desenvolver soluções de
autenticação VPN e acesso federado a serviços em nuvem

A BlackBerry Limited (NASDAQ: BBRY; TSX: BB), empresa líder global em comunicação e mobilidade, anunciou hoje no Brasil o lançamento de duas soluções para controle de identidade e acesso: Enterprise Identity by BlackBerry® e VPN Authentication by BlackBerry®. Estas soluções permitem que colaboradores sejam mais produtivos sem comprometer a segurança e custos da empresa.

A BlackBerry é responsável por um dos maiores serviços de gerenciamento de identidades globais, que é a base para os serviços de mensagens instantâneas do BBM e o eixo de sustentação dos serviços BlackBerry. Isso significa que a companhia gerencia mais de 200 milhões de identidades e processa mais de 120 milhões de operações de identidade todos os dias. A BlackBerry está aproveitando toda essa expertise e infraestrutura global de suporte para oferecer novas soluções de controle de identidade e acesso.

“A proliferação de dispositivos móveis e serviços na nuvem que diversas empresas estão adotando fazem do gerenciamento de identidade e do controle de acesso realidades cada vez mais desafiadoras”, afirma Rob Enderle, da Enderle Group. “Assegurar o acesso apropriado a recursos sem abrir mão dos requisitos de conformidade regulatória é um objetivo de missão crítica para as empresas. Com décadas de experiência em segurança de ambientes móveis, a BlackBerry é líder no setor de gerenciamento de identidades. As soluções de gerenciamento de identidade e controle de acesso da BlackBerry ajudam a simplificar uma atividade crítica de controle de acesso pelas pessoas e razões certas” finaliza o executivo.

As empresas dependem cada dia mais dos serviços baseados em nuvem. O instituto Forrester Research estima que o mercado movimentará USD 133 bilhões em 20201. O Enterprise Identity by BlackBerry® vai oferecer a essas empresas uma maneira simples para gerenciar serviços na nuvem com um único ponto de autenticação, controle e auditoria para serviços em nuvem, entre eles aplicativos internos e Software as a Service (SaaS). Esta solução também facilitará o acesso dos funcionários a todos os aplicativos corporativos na nuvem permitindo que eles utilizem apenas um pacote de credenciais de rede.

A solução VPN Authentication by BlackBerry® vai inovar a conexão segura entre uma crescente força de funcionários remotos e as redes da empresa, sempre que necessário. A solução vai permitir que os funcionários usem seus smartphones BlackBerry®, Android™ iOS para autenticação de dois fatores, o que elimina a necessidade de senhas e códigos PIN. Isto também acaba com a necessidade de expedição, gerenciamento e utilização de complexos e onerosos tokens de hardware, o que ajuda a reduzir os gastos gerais e aumentar a produtividade dos funcionários.

“A BlackBerry é um dos maiores fornecedores de gerenciamento de identidades, responsável por mais de 120 milhões de transações todos os dias”, afirma John Sims, Presidente de Serviços Empresariais Globais da BlackBerry. “Nossa experiência e conhecimento, combinados com nossa força em segurança, permitem que a BlackBerry atenda a crescente demanda de serviços em nuvem e aplicações de acesso corporativo a partir de qualquer dispositivo, onde quer que o usuário esteja. “Oferecemos novos serviços de valor agregado que vão além dos recursos tradicionais de EMM, já que as organizações precisam redirecionar seu foco e priorizar a mobilidade. Nosso objetivo é ajudar as empresas a alcançarem suas metas”.

As soluções de gerenciamento de identidade e controle de acesso da BlackBerry complementam o BES®12, a solução multiplataforma de EMM da BlackBerry® que gerencia dispositivos com sistema operacional BlackBerry, iOS, Android e Windows Phone®.

Entre as vantagens oferecidas pelo Enterprise Identity by BlackBerry® estão:

  • Ponto de contato único: Oferece controle e gerenciamento de acesso a uma ampla gama de serviços, com políticas de segurança para permissões e autenticações. Esta solução permite garantir os requisitos de conformidade regulatória com relatórios e auditorias de serviços em nuvem. Com o BlackBerry Identity Proxy, é possível aproveitar com segurança toda a potência de um diretório local sem necessidade de copiar e sincronizar dados corporativos sigilosos com a nuvem.
  • Unicidade de pessoa, identidade e acesso: O colaborador poderá acessar todos os aplicativos da empresa com uma única autenticação no sistema, o que elimina a necessidade de que os colaboradores gerenciem e se lembrem de diversas contas e senhas. Isso melhora a experiência do usuário, oferecendo aos colaboradores acesso descomplicado aos aplicativos empresariais e de produtividade e diminuindo chamadas à TI para restauração de senhas.
  • Implementação fácil: O Enterprise Identity by BlackBerry®, uma solução integral de fácil implementação, não exige investimentos significativos para sua integração. A solução é desenvolvida com base em padrões e oferece armazenamento de serviços em nuvem pré-federados. Por isso, é uma solução com excelente custo-benefício para controle de permissões e acesso para todos os tipos de usuários.

Entre os recursos do VPN Authentication by BlackBerry® estão:

  • Redução de custos e problemas: Ao oferecer uma experiência de usuário superior aos tokens de hardware tradicionais, o VPN Authentication by BlackBerry® reduz os custos gerais de TI com equipamentos e suporte. Esta solução funciona com aparelhos BlackBerry, iOS e Android, incluindo os que já estão implementados, e oferece valor superior e segurança equivalente ou mais alta. Ao eliminar a necessidade de suporte help desk para problemas de sincronização e restauração de códigos PIN, a solução ajuda a reduzir os custos de suporte e o tempo gasto pelos funcionários.
  • Seguro e escalável: Com autenticação do tipo Public Key Infrastructure (PKI) e servidores locais, o VPN Authentication by BlackBerry® garante altos níveis de segurança na migração a partir de tokens tradicionais de hardware. Com integração Active Directory, o departamento de TI pode implementar e controlar com agilidade o acesso VPN e a configuração dos perfis dos usuários.
  • Opções flexíveis de autenticação: A solução pode ser customizada para atender aos requisitos e políticas de segurança exclusivos da organização, com métodos de autenticação sob medida para diferentes grupos de usuários. A autenticação de dois fatores acontece com a seleção de credenciais do Active Directory ou por dispositivo (primeiro fator) e aceitação através de um único clique no smartphone (segundo fator).

A solução VPN Authentication by BlackBerry® estará disponível para dispositivos iOS e Android com BES®12 e para aparelhos BlackBerry com BES5, BES10 ou BES®12. O VPN Authentication by BlackBerry® não tem custos prévios ou de licenças perpétuas, e estará disponível com assinatura mensal a partir de USD 3 por usuário (faturação anual). O Enterprise Identity by BlackBerry® e VPN Authentication by BlackBerry® estarão disponíveis para aquisição ainda neste ano.

Para saber mais sobre o Enterprise Identity by BlackBerry®, acesse www.blackberry.com/enterpriseidentity (em inglês).

Para saber mais sobre o VPN Authentication by BlackBerry®, acesse: www.blackberry.com/vpnauthentication (em inglês).

Fonte: Imprensa BlackBerry

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.