Ford troca Microsoft pelo BlackBerry QNX

qnx-embed

BlackBerry QNX é o coração do sistema BlackBerry 10 e também leva sistemas informativos incorporados em sistemas de automóveis.
A empresa norte-americana Ford Motors anuncia adoção do BlackBerry QNX para a sua próxima troca de sistemas automotivos e os modelos de 2016 já estarão utilizando essa nova tecnologia.

Os sistemas da Ford atualmente são alimentados pela Microsoft que provavelmente não teve muito sucesso no gerenciamento automotivo da Ford.

Assim como a Ford, outras grandes marcas utilizam o BlackBerry QNX em seus carros, como a Porsche e Mercedes.
Em julho deste ano a Volkswagen anunciou que adquiriu o centro de pesquisa de desenvolvimento europeu da BlackBerry em Bochum, na Alemanha. A idéia é aumentar e ampliar ainda mais seus conhecimentos e capacidades no campo de conectividade de veículos e outros dispositivos.

Outra que entrou no ramo de sistemas automotivos foi a própria Apple, a maior Concorrente da BlackBerry, isso ninguém fala porque poucos sabem, inclusive o sistema integrado em seus smartphones possuem base QNX também, é uma parceria forte entre BlackBerry e Apple, porém nesse quesito a BlackBerry sai ganhando, é o alicerce de tudo, ou seja, a conectividade com smartphones e outros dispositivos móveis é uma força fundamentada pela plataforma QNX tanto para sistemas de informação quanto para entretenimento automotivo e muitos fabricantes de automóveis e os principais fornecedores automotivos utilizam a plataforma QNX para implementar a integração do smartphone com o sistema do veículo e a BB possui uma parceria de longa data com a Apple para garantir a conectividade de alta qualidade com seus dispositivos e essa tecnologia se estende no apoio para Apple CarPlay – chupa Apple.

Outros clientes como Sybase, Nuance, Pandora, Gracenote e Red Bend Software utilizam o sistema QNX.

Comente =)

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.