Tempo de Boot do BlackBerry 10

teste-boot-blackberry-magazine

Iae galerinha
Hoje pela manhã resolvi fazer alguns testes nos meus BlackBerrys e há uns dias atrás alguém comentou no nosso grupo sobre o tempo de boot (inicialização) do BlackBerry Passport, eis então que resolvi fazer o teste do boot e cronometrar o tempo pra saber qual o mais rápido de todos, eis então a resposta para esse participante e para os que tiverem dúvidas…

Os testes foram feitos ligando o cronometro no momento de apertar o botão Power até inicio total do sistema. Vejam por ordem de tempo, o Passport saiu na frente…

  1. BlackBerry Passport
    No teste de boot o Passport acabou ficando em primeiro lugar, o boot mais rápido, deu 50 segundos cravados no relógio, nada mais nada menos.
  2. BlackBerry Z10
    O BlackBerry Z10 também não foi muito longe, ele inicio por completo em 1 minuto e 6 segundos, mas levando-se em consideração de que ele não estava com muitos aplicativos na memória e módulos também pouco cheios.
  3. BlackBerry Z30
    O BlackBerry z30 também não demorou tanto, mas poderia ter sido mais rápido, no Boot ele começou bem rápido e chegou em 79% ele deu uma parada, provavelmente carregando algum módulo com maior tamanho. Demorou 1 minuto e 27 segundos.
  4. BlackBerry Q10
    Por último o BlackBerry Q10 que levou a pior vantagem de todos, carregou em 1 minuto e 33 segundos. Também não passou longe do Z30, mas eu contei o fato de que o Q10 que usei no teste estava quase vazio, ou seja, não faz muito tempo que atualizei o sistema nele e ficou sem nada instalado, apenas os contatos, bbm e whatsapp funcionando.

Não coloquei o BlackBerry Q5 nos testes, fiz somente com os citados acima.

O Boot dos BlackBerrys não são um dos melhores na atualidade, hoje em dia há smartphones que carregam muito rápido mesmo, em um piscar de olhos, um exemplo é o HTC One M8 que tem seu boot completo em incríveis 5 segundos.

Porém deve-se levar em consideração a quantidade de coisas que há na memória do aparelho, no BlackBerry por exemplo, ele precisa carregar alguns módulos do sistema, contando com módulos de contatos da sua agenda de endereços, telefones, históricos e logs de chamadas além de apps que utilizam  tais módulos, ou seja, quanto mais contatos na agenda, mais ele demora pra dar o boot pois o módulo acaba ficando mais pesado e isso conta muito na inicialização do aparelho.

No Passport estava com poucos contatos e poucos apps e jogos instalados, já no Z30 mesmo ele poderia iniciar até mais rápido se estivesse vazio, porém ele está com bastante coisa na memória, apps e jogos e muitos contatos e eu ainda achei, além do tempo, que ele carregou bem rápido, diferente do Z10 que possui pouca coisa na memória e que não fez força para o carregamento de módulos pesados.

Um outro Q10 que eu utilizo muito para trabalho está abarrotado de coisas, aplicativos, jogos, mais de 1000 contatos na agenda, possui muitas entradas no calendário além de umas 7 contas de e-mail cadastradas e contas das redes sociais como facebook e twitter, evernote, foursquare e apps BBM e WhatsApp, entre outros, esse demorou 2 minutos e 21 segundos para inicializar totalmente.

Enfim, uma dica é tentar aproveitar o máximo do BlackBerry e não ter pressa para que ele inicie rápido =)

E o seu BlackBerry? Quanto tempo ele demora para iniciar o boot completo ?

Deixe seus comentários, vamos discutir =)

Comentem =]

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.

banner-bbmagazine-blackbooster