bb10-3-1-bbmagazine

Todos sabemos que ontem, 19 de Fevereiro de 2015 foi o lançamento oficial e a liberação das versões oficiais para todos os modelos de BlackBerry 10, certo? Certo !!!

Abaixo farei um rápido review do que melhorou nessa versão, também falarei um pouco do que não melhorou, ou seja, dos temidos BUGS que também acompanharam essa atualização mais esperada do mundo.

Muitos usuários de BlackBerry reclamaram que estava demorando demais para sair a atualização oficial e etc… além de vários leaks lançados para o uso das novas funcionalidades mas como versão beta e com milhares de bugs, umas versões até boas, mas com bugs.

Infelizmente nem tudo que reluz é ouro, então, mesmo com o lançamento oficial ainda tivemos problemas com bugs em alguns dos nossos aparelhos testados, então, sem muito mimimi, vou falar o que eu percebi de bom e o que eu percebi de ruim e que pode ser que venha corrigido nas próximas atualizações, assim espero.

Algumas mudanças foram bem significativas e aparentes, outras nem tanto, veja abaixo breves descrições sobre elas:

  • BlackBerry Blend: O BlackBerry Blend transporta as mensagens e o conteúdo do seu BlackBerry para o computador e tablet sem complicações. Receba notificações instantâneas, leia e responda às suas mensagens pessoais e do trabalho e acesse seus documentos, calendários, contatos e mídia em tempo real a partir de qualquer aparelho, com o auxílio do seu BlackBerry
  • Mais aplicativos: Agora além da loja BlackBerry World, você tem nativamente a Amazon AppStore do qual te possibilita instalar milhares de apicativos compatíveis com a nova plataforma BlackBerry 10.
  • BackBerry Assistant: O novo assistente da BlackBerry é capaz de efetuar comandos de voz e textos para ajudar os usuários a gerenciar coisas como e-mails, contatos, calendários entre outros apps internos no BlackBerry 10. O assistente chega a ser mais eficaz doque o Siri da Appe e o S Voice da Samsung
  • BlackBerry Hub com Instant Actions:  BlackBerry Hub com ações imediatas – O único lugar para gerenciar todas as suas conversas – e-mail, textos, BBM, telefonemas, mídia social e muito mais – ficou ainda melhor. O novo Instant Actions permite que você organize e ação rapidamente na sua caixa de entrada sem ter que entrar em cada mensagem individual ou calendário. Alterne o status de leitura e arquivo, bandeira ou de apagar uma mensagem de e-mail com um único toque. Quando você está escrevendo um e-mail, agora você pode transferir a conversa para uma chamada de voz, SMS ou convite de reunião.
  • Mais energia da bateria: Agora você pode aumentar a vida útil da bateria em até 15%, personalizando o seu perfil de economia de energia. Selecionar rapidamente as aplicações e funções que você gostaria de restringir ou permanecer ativo para economizar energia.
  • Câmera mais eficiente: O software da câmera foi uma das alterações mais bem feitas do qual eles já incluem modo automatico para as configurações, incluindo HDR quando nítido ou contraste é detectada e um modo Time Shift reforçada quando seu rosto é detectado. Agora você tem a opção de armazenar o seu tempo de captura e editá-los para a parte boa sempre que quiser, ou seja, editar o famoso “olhos fechados”. Você pode agora utilizar o modo de Panorama, fazendo uma captura maior do ambiente. A nova câmera também traz seus modos e ações mais comuns para para a câmera frontal.
    Nos vídeos, você nunca mais vai precisar alternar entre a câmera e gravador de vídeo novamente, agora você pode tirar fotos enquanto faz uma filmagem, função muito perfeita.
  • Outras maneiras de editar, criar e ordenar suas mídias: Agora você tem 17 opções de equalização de mídia pré-definidos para músicas e vídeos. Com o novo 10.3.1 você consegue “favoritar” músicas, fotos ou vídeos para que elas sempre fiquem fácil de serem encontradas, uma ótima função, pelo menos pra mim que sempre preciso caçar alguma foto e demoro anos. Com o novo recurso de movimento lento nos vídeos você pode editar facimente e também criar histórias com o Story Maker onde nunca foi tão fácil criar e compartilhar suas mídias com sua rede.
  • Um novo calendário: A nova opção de Modo Reunião irá definir automaticamente o seu apareho para o modo silencioso durante a reunião, e após acabar a reunião ele volta para a notificação anterior, evitando assim que você esqueça de fazer essas alterações manualmente. Além do mais, foi criado um novo visual para a agenda e calendários, como as exibições e permite que você veja seus eventos e tarefas para a semana toda ou o mês selecionado.
  • Novos ícones: Além das mudanças acima citadas, não podemos deixar de falar sobre os novos ícones e novas roupagens. Foi retirado aquele fundo que fica em torno dos ícones, deixando tudo mais simpes e um pouco até menor. Ao fazer a nova atualização os seus ícones serão todos desorganizados, devido que ele fica menor e vai se enquadrar melhor na sua tela.
    Nos modelos de BlackBerry Z30 por exemplo, na tela de ícones você vai ver a diferença onde, no modelo anterior ele cabe apenas 20 ícones por tela, nessa nova roupagem ele já cabe 24 ícones sem perder a qualidade e o espaçamento. No BlackBerry Q10 e Q5 por exemplo você também vai notar que, ao invez de 4 ícones na horizontal ele te mostra 5, portanto, ao invez de 12 ícones na tela, ele mostra 15 e assim vai.
    icones-novos-bb10.3.1-bbmagazine

Muitas melhorias se percebe só de olhar, com a inclusão de diversas ferramentas pra ajudar no gerenciamento do seu dispositivo assim como muitas facilidades em torno do sistema operacional de como chegar a um determinado local mais rapidamente.

No menu Configurações, veja algumas funções foram adicionadas a mais:
Modo de economia de bateria
Uma das funções mais esperadas nessa atualização, e o modo de economia de bateria, ou seja, ele faz com que os recursos do sistema operacional e hardware caiam gradativamente afim de gastar menos energia e consequentemente menos bateria, dando uma economia de até 15% ou mais dependendo do seu uso.
economia-bateria-bb10.3.1-bbmagazine
Na imagem acima você pode‎ ver que tem umas opções de “limitar o desempenho da CPU” afim de usar menos carga. O processo não significa deixar o seu aparelho lento, mas pode acontecer. No mais, se quer uma economia maior deixe essa opção ativa, senão, desative e use normalmente.
BlackBerry Assistant 
Uma mão na roda e um dos melhores recursos dessa atualização até porque é uma função que bate de frente com o Siri da Apple, chegando a ter uma eficácia até maior doque seus concorrentes. Ele facilita a organização de suas tarefas usando voz e textos.
blackberry-assistant-bb.10.3.1-bbmagazine
Infelizmente ele só tem nos idiomas em Inglês, Francês, Espanhol e Italiano. Mas espero que uma versão é reconhecimento em Português seja adicionado logo.
Interação avançada 
Também uma função muito útil adicionada nessa atualização, são as Interações Avançadas que permite você configurar a interação com seu aparelho.
interacao-avancada-bb10.3.1-bbmagazine
Cada função tem uma descrição, portanto fica fácil o entendimento.
O melhor de todos é a função “virar para economizar energia”, onde basta ativar, quando não estiver usando seu aparelho deixe ele virado pra baixo em uma superfície plaina, ele desliga a tela sozinha, quando você pega ele liga a tela.
É uma forma de economizar a bateria do aparelho, até melhor doque somente desligar no botão Power, pois ele desativa algumas funções a mais e recursos que utilizam da bateria mesmo em modo desligado.
Conexões do aparelho
Permite fazer uma conexão tanto por cabo quanto remotamente via dados e Internet, isso é bom pra ser utilizado com o Blend ou compartilhando de pastas via rede wi-fi.
conexoes-avancadas-bb10.3.1-bbmagazine
Eu uso muito essa função portanto pra mim é uma mão na roda.
BlackBerry Hub
Outra alteração também no visual deu-se no BlackBerry Hub, bem mais limpo e com mudanças nos ícones de criar, responder, exibir, editar, encaminhar e etc…
O Hub é o cérebro do sistema operacional, nele você sincroniza todas as suas redes sociais, e-mails, chats entre outros apps que fazem essa disponibilidade com ele e tem também o Priority Hub, onde você pode adicionar regras para determinadas contas do qual será priorizado dentro dessa pasta. Poucas pessoas usam pois não sabem a incrivel funcionalidade que ela tem.
Tudo é facilitado dentro do Hub e te possibilita fazer os atalhos para tudo o que você mais utiliza dentro do seu BlackBerry 10, é tudo filtrado dentro de um único lugar como:
  • Contas de e-mails
  • Contatos
  • Calendários e tarefas
  • Ligações e status de telefonemas
  • SMS, MMS e Mensagens diversas
  • Chats como BBM, WhatsApp
  • Facebooks
  • Twitters
  • Pins
  • Entre outros…

Enfim, é uma infinidade de recursos tudo em um só lugar…

hub-bb10.3.1-bbmagazine

Câmera e novos recursos

Outra função que também foi bem trabalhada é o aplicativo de gerenciamento da Câmera, com diversas novas funções como:

  • Configurações automáticas de modos
  • HDR quando um contraste nítido é detectado
  • Modo Time-Shift quando os rostos são detectados
  • Armazenamento de Time-Shift, para editar as fotos sempre que quiser
  • Função de Panorama que possibilita capturar imagens completas em um ambiente grande
  • Função de Temporizador do qual te possibilita tirar fotos com tempo pré-determinado, isso também faz com que você possa aparecer na foto
  • Em modo gravação de vídeo, você pode tirar fotos enquanto filma uma ação ou faz um vídeo grande, deixando aquela imagem fixa para quando precisar ao invés de editar o vídeo e copiar aquela parte. Muito útil

camera-bb10.3.1-bbmagazine

Outras mudanças que reparei também foram com relação aos Contatos, alterando assim um pouco suas características e seu visual, assim como na parte de Notificações que também teve uma boa mudança, pra ser sincero ficou um pouco confuso para os leigos deixando um pouco a desejar quanto a usabilidade nessas questões. Você meio que se perde nessas áreas e, se for um usuário inexperiente acaba se matando pra chegar a um determinado local, ou alterar notificações de algum perfil existente.

*** Falarei dessas alterações mais a frente, assim faço uma comparação entre esses novos visuais dessas duas seções com o visual da versão do OS 10.2.1, você vai ver a grande diferença e irei ensinar a se encontrar dentro desse novo visual…

Enfim, foram algumas ponderações que eu encontrei neste novo sistema operacional, claro que com o tempo agente vai encontrando coisas diferentes e iremos disponibilizar neste tópico assim que formos encontrando, fazendo novas atualizações ok?

Falando um pouco mal da atualização…

Claro que nem tudo que reluz é ouro, como disse acima, então encontramos vários bugs nele, principalmente nos modelos QWERTY.

Também não acontece com todo mundo, isso é um fato, pode ser que tenha acontecido comigo e não com você, mas alguma coisa deu bug e você não deve ter percebido ou não quis perceber, mas eu percebi alguns que me deixaram um pouco irritado.

O pior deles, o som baixo, significativamente muito baixo. Quando recebo uma ligação então que é pior, não se ouve nada, isso porque eu coloquei um toque de altíssima qualidade, e mesmo assim o toque é muito baixo. Mas no atendimento, falando ao telefone, o som é normal, mas no viva-voz ele se mantem um pouco baixo, mais doque deveria.

Outra coisa é com relação às conexões, ja fiz os testes tanto no Q5 quanto no Q10 que ao receber uma chamada, a pessoa tem que tentar 2 ou 3 vezes para completar a ligação, pois na primeira ele ta bloqueando e mandando para a Caixa Postal. Também percebi a queda de sinal, mas assim ainda continua funcionando, porém ele perde o sinal, simplesmente desaparece o status de sinal mas o aparelho continua recebendo e fazendo ligações mesmo com essa ausência.

Sinto que ele da umas pequenas travadas ao abrir algum app bem movimentado como o BBM e/ou WhatsApp, até inclusive as redes sociais ou quando recebo um e-mail que me mostra a Visualização Instantânea, ao tocar nela eu sinto que ele não abre com a mesma qualidade e rapidez.

Outro ponto que notei, alguns apps nativos que funcionavam bem, pararam de funcionar e tive que reinstalar UMA ou DUAS vezes para que voltasse a funcionar normalmente, uma delas é o Facebook do qual ele sumiu nas notificações do HUB, tendo que desinstalar e instala-lo novamente para voltar a notificar.

Com relação às notificações, alguns bugs básicos de sincronismo do som ao aumentar/diminuir o volume de uma notificação que acaba ficando travado não fazendo o que você realmente quer que faça…

Entre alguns outros bugs, dos quais não irei citar aqui pois não estamos aqui pra falar mal da nova atualização, foram somente algumas ponderações minhas e, como disse, não são erros que deram em todos os modelos, mas pra mim deu e vi que alguns outros usuários, não somente aqui no Brasil como em outros países, também reclamaram ok?

Muita gente ainda reclama de não ter recebido no BlackBerry Z10 STL100-2/100-3/100-4, mas muita gente já recebeu na STL100-1, portanto, aguardem mais uns dias pra ver se recebem. Caso contrário podem fazer atualização pelo Sachesi.

No mais, fica a seu critério de fazer a atualização ou não, eu particularmente recomendo aguardar sair novas atualizações com correções, mas caso você não queira aguardar, fique a vontade para atualizar.

Caso você fez a atualização e não gostou, você tem a opção de fazer o Downgrade, leia no tópico:

 

** Recomendo que faça um ótimo backup antes de meter a mão na massa.

Poste suas impressões sobre essa atualização, caso tenha feito. Deixe os defeitos que você encontrou na atualização e se possível também fale bem do que mais gostou nessas mudanças??

Deixe seus comentários =)

  • thiago lelis

    O meu tb nao atualizou, z10, comprado no Brasil. É hoje eh dia 21, tem outro jeito?

  • tem, leia aqui http://t.co/nSkZXdlu5j

  • Desculpa comentar aqui mas é pq não achei um tópico específico, tenho um z10 e baixei o Here Maps na Google play porém ele não sai da tela inicial, oq pode ser? Obrigado

  • Alguns apps ainda precisam do google play services pra funcionar… =(

  • sim verdade

  • Malluco me da uma ajuda estou preste a joga meu Z10 na parede, ele fica desligando e piscando uma luz vermelha por 4 vezes seguida e depois de novo, e não liga não consigo conectar no meu pc para reparar, O QUE FAÇO? JOGO NA PAREDE?

  • tenta usar o blackberry link pra resolver.. senão, ai é caso de assistencia, recomendamos a BlackBooster (www.blackbooster.com.br)

  • Suiane

    Atualizei há dois dias meu BB Z10, até agora não achei nada muito vantajoso, apenas a interface dele está mais moderna. O Amazon AppStore não funciona, quando tento abrir aparece uma mensagem “O processo com.android.systemapps parou.” Já viram isso acontecer antes? O Skype tbm passou a dar essa mensagem quando eu tento abrir. Desinstalei e instalei ele novamente, porém, não mudou. Aconteceu isso com mais alguém? O que fazer? Sem contar que minha bateria qye durava até 24h, passou após a atualização a durar no máximo 2h.

  • Suiane, tenta fazer um downgrade dele, veja no link: http://www.blackberrymagazine.com.br/2015/02/como-fazer-um-downgrade-blackberry-10/ como fazer

  • Guerrero

    Tenho um BB Q5 com o Skype instalado. Acho que rodei uma atualizacao no Android e o programa agora nao abre. A tela de abertura fica estatica e nao consigo navegar nem fazer nada. Ja tentei remover o applicativo e reinstalar um milhao de vezes. Porém, nao queria ter que retornar as configuracoes de fabrica para nao perder a configuracao do e-mail corporativo, entre outros. O que me sugerem?

  • Valter Lokkinho

    Esses dias apareceu uma atualização para meu Z10, mas foi uma atualização pequena, apenas 16Mb, eu não entendi nada e não mudou nada visualmente e nem pediu para reiniciar o aparelho após concluir a atualização, ah, mas não é a atualização que estamos todos esperando https://uploads.disquscdn.com/images/186168df18c24751d261e02067ef3f548db24a76010578156a9912b1f6a32428.png

  • Claudenir Carvalho

    Opa… tenho um z30… E só gostaria que ele entrasse no modo silencioso todos os dias no horário das 20hs de um dia às 06hs da manhã do dia seguinte… Será que alguém pode me ajudar??