[BBDicas] Fazendo Backup e Restauração no BlackBerry 10

bkp-bb10-bbmagazine

Iaee galerinha

Uma simples dica pra todo mundo que precisa, acho que acabei não fazendo esse tópico por aqui, então vai a dica pra quem necessitar.

** Antes de mais nada, gostaria de enfatizar o seguinte, pra você que vai trocar de BlackBerry para um mais novo, tenha em mente que tudo é mais ou menos vinculado ao seu BlackBerry ID, portanto, se você fazer um backup de um BlackBerry 10 e quer passar para outro BlackBerry 10, é necessário após o backup, configurar o seu ID no seu novo BlackBerry para que assim ele reconheça o backup antigo ok? Outra coisa também é a versão do Software, precisa ter a mesma versão, senão ele não vai te possibilitar por exemplo fazer a restauração dos seus contatos / agenda / mensagens / anotações e etc… Fique bem atento com isso.

Hoje em dia o backup no BlackBerry 10 é de suma importância, pois muitas pessoas precisam para fazer alguma atualização, fazer um sincronismo ou até mesmo a troca de dispositivo.

Para fazer o backup no seu BB10 usaremos aqui o BlackBerry Link.

Tenha em mãos:

  • O aparelho BlackBerry
  • Cabo de dados MicroUSB

Primeiro, caso tenha já instalado o BlackBerry Link, abra-o. Caso não tenha instalado, baixe-o agora.

Ao abrir o BlackBerry Link, conecte seu celular no computador via Cabo USB, ele vai te mostrar na tela uma foto do seu aparelho com os dados dele, como mostra na minha tela:

backup-blackberry-magazine

Depois disso.

Clique na opção Backup & Restauração, como mostra na foto acima ao lado da seta.

Depois disso vai te mostrar essa tela de backup:

tela-de-backup-blackberry-magazine

Perfeito, nessa tela você comanda o backup, a mesma pode ser utilizado para fazer a restauração dos backups realizados, ou seja, caso tenha os dados do backup já gravados no computador, você utiliza para restaurar os dados para o seu outro aparelho ou para o mesmo caso tenha feito alguma coisa que tenha deletado.

Nessa tela, selecione a opção Backup Rápido, como mostra na seta número 1.

Esse Backup Rápido é a melhor opção, pois ele vai fazer backup apenas dos dados mais importantes como Contatos, agendas, Sms, logs de mensagens, logs de ligações e recebimentos e coisas desse genero.

Já o Backup Completo pode ser que faça o backup de tudo, incluindo dados de aplicativos e registros do sistema, mídias, fotos, vídeos e documentos

O Backup Personalizado  você configura e personaliza o que quer que seja backupeado.

Após selecionar sua opção, clique no botão Fazer Backup do dispositivo, como mostra a seta de número 2.

Aguarde o processo, pode ser que demore algum tempo, então, deixe e vá tomar um café ou trabalhar.

bkp-bb10-blackberrymagazine-final

No final basta retirar o cabo USB do seu computador e smartphone e sorrir..

COMO RESTAURAR O BACKUP

Pois bem, após todo o processo de backup e etc… Você já tem o arquivo de backup pronto para um futuro uso, guarde-o bem para quando precisar você não quebrar a cabeça procurando ok?

Suponhamos que você tenha já o arquivo de backup e queira passar para o seu BlackBerry 10 novo que acabou de comprar, siga o passo abaixo, é mais simples do que se imagina:

Veja na imagem, primeiramente coloque o BlackBerry novo para que os dados do antigo sejam transferidos pra ele, ligue-o no computador pelo cabo USB, pois pelo Wi-fi ou bluetooth essa opção não é suportada ok?

Aguarde ele reconhecer no BlackBerry Link e siga a imagem abaixo conforme a numeração correspondente:

restauracao-backup-blackberry-10clique para ampliar

Você tem também a opção de Restauração Personalizada, do qual você consegue restaurar somente o que achar necessário para seu aparelho, ou seja, como na imagem abaixo, você tem a opção de:

  • Fazer restauração dos dados das aplicações -> restaura os dados dos apps instalados no anterior, mas somente os dados dos aplicativos nativos, não funciona com WhatsApp ou outro de terceiros
  • Faz restauração das mídias -> restaura fotos, vídeos e documentos do antigo
  • Faz restauração dos dados -> restaura as configurações de rede, dados internos de configurações gerais do sistema como perfil, sons e status, assim como restauração de Dados de contatos e calendários, anotações, agendas, sms, mensagens e contas de e-mails e etc…

modo-restaurar2-bbmagazineclique para ampliar

Bom, a dica é essa, depois de tudo restaurado seu BlackBerry vai estar tinindo…

Uma outra dica que recomendo é, caso queira fazer uma troca de dispositivo e queira os dados sem a necessidade de utilizar o BlackBerry Link, você pode fazer usando o Device Switch, veja no link a dica completa e bem explicada:

Gostou da dica ??

Comente =)

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.