BlackBerry OS 10.3.2 – não instalem !!!

Z10-OS10-3-2-PARA-OS-10-3-1

Falae galera

Muitas pessoas estão vasculhando a internet em busca do novo beta OS10.3.2, que vem acompanhado de alguns recursos diferentes do atual oficial OS10.3.1.

É um pouco dificil encontrar links funcionando na internet, mas procurando bem se encontra fácil.

Porém muitas pessoas, que encontraram e decidiram se aventurar a instalar essa versão BETA acabaram tendo alguns problemas, a maioria de padrão por se tratar de um sistema operacional ainda em fase de testes, feito especialmente para desenvolvedores fazerem seus testes nos aplicativos e reportarem possíveis mudanças, inclusões de novos recursos e correções dos recursos incluídos.

O engraçado é que todo mundo acha que pode sair instalando sem ao menos saber se vai ficar bom, acabam enfiando a cara e instalando sem saber dos possíveis problemas que isso pode acarretar ao aparelho.

Vi muitos casos em que usuários, após instalarem essa versão BETA não conseguirem voltar para a versão anterior, ou seja, fazer um Downgrade no seu BB10 devido a engine do OS10.3.2 não permitir ou bloquear essa função de alguma forma.

Pois bem, resolvemos instalar a versão em um BlackBerry 10, mais precisamente em um BlackBerry Z10 para assim fazer os devidos testes de usabilidade, incluindo teste de novos recursos dos quais achamos algumas coisas interessantes como:

  • Suporte para ActiveSync -> Importar o certificado S/MIME para seu armazenamento de certificados e gerenciar suas configurações de e-mail direto no hub;
  • Next Generation, Conecividade empresarial -> melhorado o desempenho de protocolo para acesso empresarial e corporativo (requer BES12.2)
  • Proteção anti-theft -> capacidade de bloquear remotamente, limpar e recuperar um dispositivo através do novo BlackBerry Protect, onde um dispositivo e dados só poderão ser recuperados desta maneira
  • Melhoramentos no navegador e compatibilidade com novos recursos da web
  • Anti-Pishing
  • Modo de navegação privada
  • Melhorias no BlackBerry Hub
  • Aprimoramentos no Calendário
  • Interanação com o temporizador pelo BlackBerry Assistant
  • Melhorias e correções de falhas
  • Entre outros recursos que prefiro deixar para um review da versão oficial

Enfim, a dica aqui é a seguinte. Não façam graça e não instalem esse sistema operacional. Deixe pra quem realmente vai fazer uso dos recursos e ajudar a empresa a melhorar o sistema operacional, se você é só um fuçador, pode acabar ficando preso nessa versão sem conseguir efetuar um downgrade nele para versão anterior.

Outros problemas reportados pela própria BlackBerry foram disponibilizados na própria página da empresa em seu blog, alguns recursos que foram desabilitados até mesmo por conta do sistema que acabou vazando informações sigilosas devido a contratos com os NDAs, alguns até foram expulsos do programa BETA da BlackBerry.

Alguns usuários nos reportaram que após a instalação, além de não conseguirem fazer um downgrade, mesmo ao tentar pelo Link ou até mesmo pelo Sachesi, acabou dando um erro fatal na memória e não conseguem mais fazer nem uma recuperação para o OS10.3.2 de volta, além de perder todos os dados do aparelho como agenda, contatos e e-mails..

Mas, aqui nós damos conselho e sabemos que nem todos o fazem, então, se quer se aventurar nesse sistema, não seja bobo, faça um BACKUP COMPLETO do seu aparelho em caso de não-reparação de algum problema que vier existir.

Após os relatos de não downgrade após a atualização, eu particularmente consegui fazer o downgrade para a versão do OS 10.3.1 após a instalação do OS10.3.2 para testes no Z10, apesar de ter encontrado alguns erros e um pouco de dificuldade, sim, eu consegui fazer esse downgrade.

Mas cuidado, somos especialistas em BlackBerry, portanto sabemos manusear o aparelho perfeitamente e resolver problemas que nos forem apresentados.

Se está com essa dificuldade, tente entrar em contato com a empresa parceira BlackBooster que são especializados também em reparos e manutenção nos aparelhos BlackBerry.

Comente =)

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.

banner-bbmagazine-blackbooster