QNX: vai além de um sistema automotivo

Estava discutindo com um amigo e falando de sistemas automotivos, o mesmo com um modelo atual do Onix portando o sistema de conectividade MyLink que permite o usuario ouça musicas, fotos e videos, além de efetuar e receber ligações e também conectar a internet através do smartphone bem como utilizar o GPS do mesmo.

Comentei com ele sobre o QNX que é uma das maiores lideres de sistema automotivo e que tem a marca da BlackBerry como sua subsidiaria, o mesmo me vem com a história de que “um amigo meu usou e disse que é um sistema seco, sem graça, trava e não tem nada de atrativo”.

Infelizmente eu não tinha como provar, ali naquele momento, que não é o que o amigo dele disse. Mas abaixo mostro um pequeno vídeo do CES2015 mostrando o funcionamento do sistema QNX em um Maserati, veja:

Vocês viram a potência do sistema né ??

Isso é mais interessante pessoalmente e este ano espero que no Salão do Automóvel esteja um demo do sistema pois eu estarei lá para ver.

Bem, poucos sabem, mas o QNX é um sistema operacional do tipo Unix, de tempo real e arquitetura micronúcleo inicialmente desenvolvido pela empresa QNX Software Systems e destinado sobretudo a sistemas embarcados. É utilizado em processos altamente críticos como controle de vôo, controle de esteiras de fábricas, sinais de trânsito, usinas nucleares e equipamentos médicos, é também utilizado como interface gráfica em automóveis e como base do sistema operacional utilizado no BlackBerry PlayBook (que infelizmente não foi pra frente).

A prioridade do sistema QNX é total estabilidade e muita segurança, em 2011 foi comprada pela BlackBerry e sua segurança aumentou a um nível estrondoso.

Muitas das grandes marcas utilizam o QNX hoje em seus sistemas automotivos devido a sua complexidade, estabilidade e segurança no desempenho, o sistema NÃO TRAVA, amigo !!!

qnx-in-mobile

QNX emprega uma arquitetura de microkernel, uma abordagem altamente modular que permite aos desenvolvedores criar sistemas “self-healing” que recuperam dinamicamente a partir de falhas de software e que o torna mais fácil de detectar e corrigir erros enquanto um sistema está em desenvolvimento.

Empresas como Ford, Toyota e Porsche, entre outras. No ano passado a Ford trocou a Microsoft pela BlackBerry QNX para seus carros e os modelos de 2016 já terão essa tecnologia nos seus automóveis. QNX hoje é encontrada em mais de 60 milhões de automóveis em todo o mundo.

A associação do automóvel com QNX sera sempre forte. QNX Software Systems tem habilmente aproveitado o know-how e tecnologia de soluções que desenvolveu para o mercado da indústria e para dispositivos, incluindo a área médica.

Mas QNX não é somente um sistema para carros..

QNX também é fortemente integrado no mercado de dispositivos médicos e é a base para robôs cirúrgicos inovadores, sistemas de angiografia em grande escala e desfibriladores cardiacos. Mas quase ninguém sabe disso, a maioria ve o QNX como o sistema morto do BlackBerry Playbook e que só é existente nos carros.. AI QUE VOCÊ SE ENGANA…

An elderly couple receiving positive news from a doctor

É facil como as pessoas associal QNX e carros facilmente, assim como café com leite. Em um relatório divulgado no ano passado, o IHS Automotive chama o QNX como fornecedor de software premier no mercado infotainment com participação de mais de 50% do mercado. Esta liderança de mercado, muitas vezes ofusca o sucesso do QNX em outras indústrias, como a saúde.

Em 1980 o QNX OS Neutrino foi implementado para dispositivos médicos, muitos dos quais são sistemas de risco de vida da classe III. Os maiores fabricantes de dispositivos médicos do mundo confiam no QNX para ajudar a executar seus diagnósticos de sangue, de imagem de ultrasom, terapia de infusão, monitoramento de pacientes e ressucitação cardíaca, além de tomografia computadorizada e inúmeras outras aplicações.

Então, porque tantos fabricantes de dispositivos médicos estão ansiosos a trabalhar com QNX?

medical

Além da profunda experiência que a BlackBerry QNX tem no mercado com cuidados de saúde, eles estão muito bem versado com a norma IEC62304, é um padrão para o Design de Software de Dispositivos Médicos que foi aprovado pelos órgãos reguladores, tanto a União Européia quanto os EUA. Se você estivar rodando um sistema de Dispositivos Médicos aprovado pela FDA, significa que seu aplicativo ou dispositivo está em conformidade com esta norma. A realidade é que a maioria dos OSs não cumprem com a norma IEC62304, que é tipo como comprar uma casa que atende a uma fiscalização de obras apenas no exterior e não no interior.

Enfim, QNX está presente na área industrial, no setor médico, na área de Telecom e Networks, Industria automotiva e na defensoria e segurança para quem necessita, a contar o governo de vários países.

É isso !!

Comente =]

 

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.

banner-bbmagazine-blackbooster