Um dos temas mais controversos quando se trata de smartphones é a ideia da prática de root ou jailbreaking. Apesar dos roots e jailbreaking serem tecnicamente diferentes, tanto em processos quanto em plataformas, o objetivo final é o mesmo: ter acesso a privilégios de nível superior às funcionalidades do aparelho que não são disponíveis ao público.

Com Root ou sem Root

Rooting é um processo técnico, orientado pelos desejos e práticas filosóficas. O aspecto prático é que Rooting permite instalar aplicativos que não seriam capazes de funcionar na plataforma, seja porque a mesma está bloqueada para uma única loja de apps como no caso do iOS ou porque o aplicativo requer acesso à funcionalidades internas como no caso do Android e iOS. Filosoficamente, algumas pessoas que gostam de se manterem ocupadas (diga-se de passagem os hackers bonzinhos) que precisam e necessitam acessar todas as funcionalidades dos seus smartphones. Muitos smarts com Android já vem com o bootloader desbloqueado. Rooting também é complexo para o usuário médio e pode causar problemas com estabilidade do sistema, atualizações de software, privilégios e, principalmente, promover dano a segurança do aparelho e do sistema.


istock_000035151852_mediumA raiz do problema

A principal vantagem do Rooting é também o seu maior inconveniente: O fato de que desbloqueia o acesso a áreas privilegiadas do aparelho. Rooting é um grande risco para a privacidade e segurança da plataforma; um dispositivo com root ativado pode torna-lo mais suscetível a vírus e malwares e muitas empresas se recusam a permitir que os dispositivos em modo root façam parte da sua rede. Recomendamos as empresas e clientes nossos a usarem o BES12, um software de gerenciamento de mobilidade (EMM), um dos melhores para a gestão da mobilidade corporativa.

Alguns tipos de malwares especificamente exploram o telefone “desbloqueado”, enquanto outros tentam erradicar diretamente o aparelho em si. Esses aplicativos são extremamente perigosos pois podem se esconder de anti-vírus e tornar-se quase impossível a sua remoção

A prevenção e detecção do root é um dos jogos mais difíceis e mais complicados para a segurança do dispositivo. Hackers estão constantemente procurando novas vulnerabilidades e muitos aparelhos com modo root são suas principais vítimas. Qualquer aplicativo com um malware lhe da a permissão de superusuário e pode facilmente se esconder a partir de um aplicativo simples.

A maneira mais eficaz para detectar o root é usar uma raiz de confiança de hardware para integrar a solução através das camadas de hardware, sistema operacional e aplicativos, o que nos leva para…

BlackBerry Integrity Detection

O BlackBerry PRIV vem com um software de Detecção de Integridade, que monitora continuamente por eventos ou mudanças de configuração que possam comprometer a segurança do aparelho e isso inclui:

  • – Verificando a integridade do kernel na inicialização do dispositivo
  • – Verificação de alteração não autorizada as políticas SELinux
  • – Monitoramento de permissões de montagem do sistema de arquivos
  • – Garante que aplicativos não autorizados adquiram privilégios escalados
  • – Apps passíveis de segurança são desativados com o logotipo de segurança pathtrustDTEK

dtek-shield-bw1A Detecção de Integridade da BlackBerry usa um gerenciador seguro para fornecer uma ancora de confiança e gerar relatórios de integridade. Estes relatórios são assinados digitalmente com ECC-256 e apoiada por um certificado que encadeia até um BlackBerry Certificate Authority, permitindo soluções de terceiros e Gerenciamento de Mobilidade Empresarial e apps de monitoramento para verificar sua autenticidade. BlackBerry Integrity Detection  integra-se perfeitamente com a Suite EMM do BES12, permitindo que os administradores de TI monitorem dispositivos com modo Root e Jailbreaking em tempo real. Se um acesso em potencial é detectado, os administradores podem configurar alertas e impedir que o dispositivo acesse a rede corporativa, ou até mesmo apagar remotamente o dispositivo.

Caso você seja um usuário do PRIV você pode verificar a Integridade do seu BlackBerry com o aplicativo pré instalado chamado DTEK, o mesmo ícone da imagem ao lado.

BlackBerry Integrity Detection, DTEK e inúmeras outras funcionalidades de privacidade que se combinam para tornar o seu BlackBerry com Android a plataforma mais segura. Com acesso total ao Google Play e lojas de aplicativos de terceiros, o PRIV permite desfrutar o ecossistema Android por completo enquanto lhe protege contra os malwares e vírus, e o mais importante de tudo, protege a sua privacidade.

Comente =}