Porque a BlackBerry está acabando com os aplicativos???

Bom dia galera..

Este é o segundo post deste mês de março. Sim eu sei, estou meio sumido e o BlackBerry Magazine está abandonado, mas garanto a vocês que não é por falta de assunto, é por falta de tempo mesmo.

Assunto tem bastante, mas a falta de tempo ultimamente vem me quebrando as pernas e não me deixando postar nada por aqui. Eu até tentei chamar umas pessoas pra me ajudar mas não tive tal ajuda, então vou fazendo o que estiver dentro da minha alçada, até porque tenho que trabalhar, pagar contas e etc…, e o Blog não me mantém, porém eu sei que tenho um compromisso com vocês para manter-vos informado sobre o mundo BlackBerry.

Vejo por ai muitos sites, aqui no Brasil mesmo, alguns portais e outros blogs falando da BlackBerry mas nada é como nós. Mesmo com falta de informações por aqui nós ainda estamos sempre ativos e, principalmente, respondendo todas as dúvidas do pessoal em milhares de tópicos, incluindo de aparelhos antigos, isso eu tenho como me orgulhar, respondo todos sem deixar dúvidas.

Pois bem, venho através deste post tirar, pelo menos tentar, algumas dúvidas de quem tiver dúvidas e, principalmente, falar sobre o que está acontecendo hoje com a BlackBerry.

Temos grupos no BBM e WhatsApp, incluindo grupos no Facebook, onde muitas pessoas que gostam da marca e ainda o mantém, estão cada vez mais indignadas com a BlackBerry devido às últimas informações que nós recebemos sobre o WhatsApp abandonar a plataforma e, agora também, o Facebook, ou seja, aplicativos como o Facebook hoje já não funcionam mais nos BlackBerrys e o WhatsApp diz que até o fim do ano continua dando suporte, porém depois não da mais o ar da graça.

O que acontece com essas informações?

O pessoal começa a abandonar a marca reclamando que a BlackBerry está morta, por falta de aplicativos e etc…

Ta certo, eu não posso negar que apps nativos na loja AppWorld é um pouco difícil de encontrar e quando encontramos temos que pagar.

Mas foi por isso que entrou a “COMPATIBILIDADE” com aplicativos Android. A BlackBerry sabendo do fato de que apps nas suas plataformas iriam ficar difíceis de encontrar, criaram essa possibilidade de instalar apps Android no seu aparelho e utilizar numa boa…

blackberry-apps-android

Vejam a imagem acima, a maioria desses aplicativos são os que eu utilizo no meu, que são do meu uso diário ou que eu necessito são apps do Android, inclusive o WhatsApp que utilizo 2 no meu BlackBerry, um do próprio BlackBerry e outro do Android pois assim me possibilita ter duas contas no mesmo aparelho.

O povo chora de barriga cheia. Claro que aplicativos nativos são muito melhores e funcionais, além de ajudarem com integração com o HUB que alguns dos apps Androids não fazem, mas não deixam de serem úteis no dia-a-dia e isso tem que ser contado.

Só vejo pessoal reclamando e que, por conta disso, vai mudar para outras plataformas e abandonarem o BlackBerry. Mas eu fico pensando… VOCÊ AI QUE RECLAMA QUE NUNCA ENCONTRA APP PARA BLACKBERRY, VOCÊ ENCHE SEU APARELHO DE APLICATIVOS? VOCÊ USA TODOS OS APPS DA LOJA?

Se sim, ou você não é uma pessoa prática ou não sabe utilizar um smartphone. Quem usa smartphone mesmo utiliza somente o que necessita no aparelho, a não ser que você seja um viciado em games, mas pra isso existem os consoles ai XBOX, PS3 e 4 e Nintendos.. Vá comprar um video-game e seja feliz. Ai você gosta de tirar fotos de boa qualidade e precisa de aplicativo que faça isso? DESENCANA. A foto de boa qualidade não depende do aplicativo da câmera e sim dos pixels que o dispositivo vai ter. Quer fotos boas? Compre uma câmera, semi-profissional ou profissional, tem várias ai no mercado, Canon e Nikons, de vários modelos e valores e hoje em dia o Photoshop está fácil com milhares de tutoriais na internet. Não fique achando que o Smartphone é o faz tudo não galera, não se prendam em apenas um periférico isso é errado.

Smartphones foram criados pra facilitar sim o nosso dia-a-dia, na empresa, no emprego, na escola/faculdade, como disse, no dia-a-dia. Você tem contas de e-mails que podem utilizar, você pode utilizar os aplicativos que são úteis pra você como app de banco, de mensagens instantâneas, redes sociais…

Com qualquer smartphone do mercado você tem N possibilidades, e você usuário de BlackBerry, também tem. Não fique se lamentando ou reclamando da vida, camarada, busque alternativas que você vai encontrar. Quer usar Facebook e o mesmo foi descontinuado pra plataforma BBOS? Porra, use o navegador que funciona 100% melhor até do que o app do Facebook pra android e, hoje já temos o Face10 criado pelo Oliver da Nemory Studios e o mesmo funciona perfeitamente e notifica no HUB também.

Está chorando porque o WhatsApp vai parar no final do ano? Não chore, levante a cabeça e busque alternativas, instale a versão do Android no seu BlackBerry que vai funcionar lindamente. Claro que não tem a notificação específica pra ele no HUB, mas vai aparecer em Notificações no HUB e você tem a possibilidade de configurar sons para cada contato também.

Está irritado porque a na loja BlackBerryWorld não tem lá seu aplicativo de banco pra download? Cara, vai lá no Snap e baixe o aplicativo do seu banco e desfrute dele numa boa, eu uso 4 bancos e todos funcionam perfeitamente.

Busque alternativas pra você no seu dia-a-dia e pare de ficar se lamentando e chorando pelos 4 cantos do Brasil.

Tem um pessoal que vai ler isso e vai saber que eu estou falando diretamente pra eles, que eu vejo diariamente falando asneira e que vai mudar de plataforma. Estamos em um país com livre arbitrio, você fica aonde você quiser e com o que você quiser, escolha a sua plataforma e seja feliz com ela. Além do que hoje temos BBM para todas as plataformas e seu WhatsApp e Facebook vai ficar funcionando independente da plataforma que vai usar.

Porém, não se prenda em apps. Saia desse mundo virtual, vai se divertir, se socializar um pouco. Particularmente utilizo mesmo o WhatsApp para atendimento à clientes, não pude fugir dele por isso e também utilizo o BBM para atendimento a clientes e amigos, assim como alguns parentes.

Também utilizo o Facebook para atendimento a clientes, bem como twitter e principalmente e-mails, e em nenhum momento meu BlackBerry me deixou na mão.

Será que eu sou um caçador de alternativas? NÃO. Eu só uso o que eu preciso. Não fico instalando um monte de tranqueira no aparelho. E utilizo muitos apps e tudo no meu BlackBerry Passport, e o melhor, não trava e não entorta. Ah, e também não tem vírus =).

A BlackBerry sim está de vagar, o foco deles é realmente no Corporativo e no BES e deixaram de lado mesmo nós pessoas comuns.

Mas temos alternativas. AL-TER-NA-TI-VAS. Nós encontramos aparelhos a venda fora das operadoras? Isso é uma alternativa. Quem quer consegue. Saiu o PRIV e tudo o mais, mas estou consciente de que a BlackBerry não vai falir nem morrer, eles ainda continuam e vão lançar mais aparelhos ainda. Dizem que não vão largar o BB10 tão cedo então porque não confiar? Se ainda possuem atualizações é porque não tem a intenção de abrir mão da plataforma, mesmo com o SuperAndroid que eles trabalharam, o BB10 ainda vai continuar.

Portanto, pra você, assim como eu que é fã da marca e está com ela até as últimas conseqüências, tenha fé e busque alternativas. O BlackBerry é uma ferramenta de trabalho diferente de outras plataformas que são brinquedos pra criança. Se você está com BlackBerry e gosta é porque você é prático e não um zé mané qualquer ai.

Eu não conheço ninguém que tenha BlackBerry e que fala mal. Ouço pessoas falando mal do BlackBerry mas sequer usaram um, eu já virei a cabeça de alguns heavy users de iOS e Android mostrando o meu Passport e o pessoal fica doido. Esses dias uma mulher que usava um HTC acabou aderindo um Z30, depois eu ter deixado um de BKP pra ela enquanto o HTC dela estava no reparo. Porque será ???

BlackBerry ainda é TOP e há as más línguas que dizem que não.

Na próxima semana vou fazer um outro teste com uma que usa um Sony Z2 e vou deixa-la com um BlackBerry Z10 e eu vou  voltar aqui pra falar pra vocês qual foi a experiência dessa pessoa.

Bom, mas antes que me digam “não falou nada até agora referente ao título”.

Vamos lá, então.

Porque a BlackBerry está acabando com os aplicativos nativos?

Simples. Eles estão focados no Corporativo como falei e no BES. Apps como Facebook e outros ai, eles perceberam que não vale a pena ficar gastando tempo com desenvolvedor nessa área e prefere focar no que da retorno pra empresa, alias, todas as empresas pensam assim, focar no que dá retorno e não no que é inútil. Viram o Face10 e perceberam que o APP está perfeito e útil e supri as necessidades, assim como perceberam que apps Android estão rodando perfeitamente (pelo menos 80% deles) no BlackBerry via BAR ou APK e abriram mão disso também, portanto, eles estão focando no retorno financeiro e deixando de perder tempo colocando seus desenvolvedores com apps que se encontra por ai como alternativas e que funcionam bem. É isso.

É isso galera, foi mais um desabafo mesmo pro pessoal parar de falar asneira ai referente a apps no BlackBerry.

Mas claro que eu ficarei muito feliz em ler a opinião de todo mundo referente a este assunto e vamos dialogar =)

Forte abraço..

Comentem e desejo Feliz Pascoa a todos =)

Malluco

Super Pai. Profissional de tecnologia há 26 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.