BlackBerry pode vender ferramentas de criptografia após aprovação da NSA

O Secusuite para entidades governamentais do BlackBerry obteve aprovação para criptografia de ponta a ponta de chamada de voz e mensagens de textos em dispositivos móveis no governo federal dos Estados Unidos.

A empresa anunciou na última quinta (20/07) que recebeu a aprovação da Agência Nacional de Segurança (NSA) para vender ferramentas para criptografar chamadas telefônicas e mensagens de textos para agências do governo federal dos EUA.

A National Information Assurance Partnership (NIAP) da SNA analisa os produtos de consumo para uso do governo para garantir padrões de seguranças rigorosos.

Anteriormente, o NIAP deu aprovação às ferramentas de segurança móvel da Apple e Samsung.

As ferramentas do governo do BlackBerry, Secusuite, suportam criptografia em smartphones e tablets iOS, Android e BlackBerry 10, juntamente com todas as redes de operadoras e chamadas por wi-fi.

A BlackBerry não nomeou nenhum potencial parceiro de agências governamentais.

“Chamadas de voz está acontecendo com uma taxa alarmante”, diz Alex Thurber, SVP e GM of Mobility Solutions da BlackBerry. “No mundo conectado de hoje, restringir os funcionários da agência para trocar apenas informações classificadas no telefone de mesa não é mais uma opção viável, mas pode ser a nova realidade se os governos não começarem a garantir chamadas de textos dos dispositivos móveis”.

Secusuite é um produto da Secusmart, uma empresa alemã de segurança móvel que a BlackBerry adquiriu em 2014.

O cartão de segurança Secusmart é a peça central da tecnologia da Secusmart e é um mini-computador integrado no cartão MicroSD. Contém o crypto-controlador NXP SmartMX P5CT072 com um coprocessador PKI para autenticação. Um coprocessador adicional de alta velocidade criptografa comunicação de vóz e dados usando AES de 128 bits. Mensagens de texto, e-mails e comunicação de voz são 100% seguras e protegem de ouvidos e olhos curiosos.

A BlackBerry diz que a Secusuite é usada por 20 governos em todo o mundo – até mesmo pela chanceler alemã Angela Merkel (após a revelação em 2013 que a NSA aproveitou de vários líderes mundiais.

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.