A reviravolta da BlackBerry está completa

Falae galera…

Bom, mais uma vez venho pedir desculpas pela falta de informação aqui no blog, é muita correria há alguns meses e estou praticamente sozinho ainda tentando levar informações pra todos os amantes da marca, mas as vezes tentamos fazer as coisas e não conseguimos pois temos nossas vidas pessoais e profissionais para cuidar e acabamos não tendo tempo para algumas coisas. Sei que estou devendo muitas informações pra galera aqui, textos, dicas, artigos e tudo mais, mas prometo pra vocês que no ano de 2018 eu irei dar uma atenção mais especial para o blog.

Então vou aproveitar este dia de hoje, sendo pra mim o último dia de trabalho pois pretendo descansar a próxima semana e curtir minha família. Irei aproveitar e colocar aqui neste artigo tudo o que tenho pra falar sobre a BlackBerry.

Então, prestem bastante atenção neste tópico pois irei dar informações, tão boas, quanto algumas informações não tão boas, notícias sobre a BlackBerry e seu sistema operacional BlackBerry 10, que muita gente já deve estar sabendo, mas irei falar aqui. Não informei antes por falta de tempo, mas vamo que vamo… leia atentamente tudo abaixo ok?

Relatório Fiscal 20/12/2017

Bom galera, a BlackBerry, como todo mundo sabe ao longo dos anos teve uma grande mudança, nos últimos anos, conforme já informamos aqui, a BlackBerry parou de fazer aparelhos celulares, ou seja, fecharam seu setor de hardware e terceirizaram para a TCL, a mesma que fabrica os smartphones da Alcatel e outras marcas pelo mundo a fora.

Este não é mais o BlackBerry do Barack Obama ou da Kim Kardashian, mas esta semana, após as notícias dos relatórios fiscais deste semestre, os investidores não poderiam estar mais felizes.

O estoque da BlackBerry subiu 10% na quarta-feira, depois que a empresa reportou a demanda sólida do seu sfotware.

Digo Software, pois hoje é o foco principal da BlackBerry e o seu principal retorno de lucro, conforme já mencionamos em muitos textos anteriores.

A empresa agora gera 85% de suas vendas a partir de software e serviços. Além do software de licenciamento para outros fabricantes de telefones inteligentes, o BlackBerry surgiu como um grande investidor nos carros conectados e a IoT (Internet Of Things), graças a unidade de software QNX.

Estas são linhas de negócios muito mais rentáveis do que o mundo de fabricação de hardware, onde as margens tendem a ser muito rasas. A BlackBerry disse na quarta-feira que suas margens brutas melhoraram para um recorde de 77% no trimestre.

O estoque subiu quase 75% este ano. Alguns duvidaram que o BlackBerry poderia sobreviver quando as coisas pareciam particularmente sombrias, realmente deu até medo.

Mas os ganhos recentes são um sinal claro de que Wall Street adorou o atual plano do CEO John Chen, que assumiu o cargo em Novembro/2013 e pegou a empresa indo pro buraco, as vendas estavam caindo, as perdas estavam crescendo e a empresa estava queimando dinheiro, começou uma onda de demissões em massa em muitos paises, inclusive no Brasil muitos foram afetados por essa fase crítica da BlackBerry e era óbvio que a empresa estava atrasada para o setor que ela mesmo fez crescer, ou seja, o setor de smartphones. Ficaram muito parados no tempo e tomaram uma rasteira da Apple e Android que acabou com sua reputação totalmente, a marca que valia $ 80 bilhões, em menos de semanas ela caiu pra $ 5 bilhões .. veja o quanto perdeu.. Mas continuaram a lutar para não deixar o nome morrer e estão ai hoje mostrando que seu nome tem sim muito valor de mercado e não deixaram a peteca cair.

As pessoas já não acharam os teclados QWERTY da BlackBerry serem tão úteis e a empresa perdeu participação de mercado para empresas como Samsung, que fazia os telefones operando sistema Android do Google e a Apple com seu iPhone.

Mas Chen rapidamente adotou o Android e enfatizou o próprio sistema operacional do BlackBerry. Com tempo escasso, o BlackBerry lançou vários telefones que executam o Android – Priv, DTEKs e KEYone – com a sua própria marca fabricados por outras empresas parceiras.

Enquanto isso, a BlackBerry também se beneficiou com parcerias de empresas de automóveis usando seu próprio software. Ela intensificou seus esforços para fazer da QNX uma parte maior do mercado automotivo sob comando de Chen. O QNX agora alimenta os sistemas inteligentes de entretenimento e navegação da Sync 3 nos carros da Ford.

A BB também está em parceria com o chipmaker Qualcomm em mais tecnologia para carros conecados.

Qualcomm recentemente estabeleceu uma parceria com a BlackBerry em uma disputa de licenciamento e concordou em pagar US$ 940 milhões por isso.

A BlackBerry tem negócios com grandes fornecedores de peças automotivas como a Magna e a Bosch, e anunciou um acordo na semana passada com a Denso, o maior fornecedor da Toyota.

Eles podem estar apemas no começo. Em uma entrevista com a CNNMoney, na manhã da quarta-feira (20/12), Chen disse que quer que a empresa faça parceria com mais empresas de automóveis, particularmente os fornecedores.

O objetivo? “Queremos fazer o BlackBerry ubíquo no setor automotivo”, disse Chen.

Para esse fim, Chen vai até a Exposição Internacional do Automóvel da America do Norte em Detroit, em Janeiro, pela primeira vez e entregará um discurso principal por lá.

Chen disse que a empresa também continua focada em produtos de segurança cibernética para grandes empresas e governos também. O estoque teve um pop no início deste ano após ataque do Ransonware da WannaCry, já que os investidores perceberam que os negócios de segurança da BlackBerry poderiam se beneficiar.

Mas, o BlackBerry não está abandonando o produto que o tornou tão famoso.

Chen disse que a empresa tem cinco fabricantes contratados em todo o mundo, fazendo com que os telefones funcionem em algum tipo de software BlackBerry – e o BlackBerry recebe royalties em todos os telefones que são enviados.

A empresa também está buscando expandir o uso de seu software para fora dos telefones.

Chen observou que o BlackBerry anunciou um contrato de licença de patentes com a Timex em setembro. Timex pagará royalties a BlackBerry e Chen disse que o Timex poderia desenvolver um smartwatch rodando na tecnologia do BlackBerry.

O acordo com a Timex é adequado. Muito parecido com o slogan do anúncio para o famoso relojoeiro, o BlackBerry pegou uma fatia, mas continua a correr. Enquanto o BlackBerry coleta grandes cheques de royalties, suas vendas podem continuar tecendo mais alto.

Enfim, não vim aqui diretamente falar dos relatórios e números que poucos vão entender, vim dizer que os últimos relatórios foram os mais bem vindos de todos e a BlackBerry ta de volta no mercado, isso que importa.

E como vai ficar o BlackBerry 10?

Infelizmente a BlackBerry anunciou há alguns dias que o sistema operacional BlackBerry 10 vai ter seu fim a partir do dia 31 de Dezembro de 2019. Ou seja, a partir desta data, não mais receberá suporte, não receberá mais atualização e nada do tipo, vai virar um Tablet Playbook da vida. Vai chegar um tempo que os navegadores vão estar defasados, o engine vai pro saco, o kernel também, vai ser tão antigo que vai ser usado apenas como peso de papel, ou até mesmo pra segurar aquela porta velha que fica fechando sozinha.

A loja BlackBerryWorld também vai parar de funcionar nesta data, ou seja, também vai fechar as portas. Não que isso vá fazer alguma diferença, pois hoje ela já parece estar fechada porque quase não se acha aplicativo útil ali. Com certeza em breve também não teremos mais nem como usar mais apks e instalar apps do Android, como fazemos hoje… Enfim, não é metendo o pau, mas a BlackBerry cagou no pau e deixou o seu principal – ou seu antigo principal – produto morrer, assim como fez a nokia com o symbian ou palmtop com o palm os. Estamos em um patamar de empresas que estão perdendo seus produtos.

Minha opinião: A BlackBerry focando no software, deveria manter sim um suporte vitalício para seus dispositivos e seu sistema operacional, pois pra mim hoje, o BlackBerry 10, é o melhor de todos atuais, mesmo não tendo atualização ou não tendo muitas novidades, mas eu não vejo um sistema tão sólido e fluído igual este. Infelizmente a BB está indo para onde todos vão, para o Android. Mesmo que ela meta a mão no sistema colocando sua segurança, não é a mesma coisa. Imagino como se eu tivesse dirigindo um fusca com um motor de uma ferrari, não é a mesma coisa, a ergonomia muda totalmente.. Eles não atualizam mais o BBOS10, deixaram de lado faz tempo, o Runtime do Android que eles poderiam atualizar e nem isso o fizeram, infelizmente estou bastante decepcionado com a BlackBerry abandonando seu próprio produto assim e deixando os usuários, fãs da marca, mais frustrados e com uma mão na frente e outra atrás, tendo por única opção, gastar dinheiro e mudar de aparelho e, consequentemente, sistema operacional.

Dizem que vai ser lançado uma promoção de “Troca de Dispositivo”, ou seja, a BlackBerry vai lançar um programa de modelos antigos para os modelos novos, tanto para modelos de BB10 quanto para os modelos anteriores, como BBOS7 e anteriores.. Eu duvido muito, vamos ver.

Alguns serviços também vão parar de funcionar, como o BlackBerry Travel que já para agora em Fevereiro/2018  e video chamadas do Playbook que vai parar em Março/2018. Quem diabos tem playbook ainda hoje? eu que não tenho mais..

O que nos resta é esperar com uma pá na mão e cavar um buraco quando essa data chegar, enterrar o aparelho em algum canto e dizer Adeus haahahah..

Enfim, Eu ainda vou continuar com meu Passport por mais 2 anos então, não pretendo ir para nenhum android por enquanto… e você??

E o que vai acontecer com o WhatsApp? Vai acabar mesmo nesse ano?

Essa é a dúvida de todo mundo, principalmente a minha. Eu não sei dizer se vai haver mais alguma prorrogação. Pelo menos até o  término deste artigo, não tinha nada disponível na loja BBWorld e eu estou acreditando que dessa vez já era mesmo, a prorrogação não vai ter…

Ninguém sabe dizer nada, o que sabemos é que por ora o app vai deixar de ter suporte mesmo. Não sei dizer se vai parar de funcionar, mas por via das dúvidas, faça um backup das conversas ai e deixe guardadinha caso precise. Por ora estamos apenas informando que não temos informação sobre alguma prorrogação, mas caso tenhamos alguma informação, falaremos aqui pra vocês ok?

Galera, por ora é isso.. de antemão eu já desejo a todos boas festas de fim de ano e que o ano de 2018 seja um ano mais vitorioso para todos nós e prometo que vou dar mais atenção aqui no blog. A partir do próximo ano irei também dar uma alterada no foco e, vamos ter que falar de Android aqui né? Então vamos falar de Android, com a marca da BlackBerry e vamos disponibilizar mais dicas, artigos, textos e fontes para downloads e tutoriais mais informativos pra todo mundo que vai adquirir um novo BlackBerry Android ok?

Não deixe de ver nossas reviews acima, temos os reviews dos últimos modelos com Android também, então você não vai perder nenhuma informação.

Caso queiram adquirir aparelhos BlackBerry com Android, entre em contato que podemos lhe ajudar com isso.

Enfim, feliz natal e um próspero ano novo pra todos vocês, e obrigado pela visita de sempre. Nos vemos em 2018.

Deixe aqui seu comentário =)

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.