A partir de 1 de Abril de 2018, BlackBerryWorld só terá apps grátis

E não é mentira em…

A partir de 1 de abril deste ano, 2018, a loja BlackBerry World removerá da sua base todos os aplicativos pagos, ou seja, os desenvolvedores, que dependem desta merréca de grana, estão sendo demitidos, na verdade eles estão em um tipo de aviso prévio não indenizado rsrs…

Vamos lá.

Com a compania se preparando para desligar a loja no dia 31 de Dezembro de 2019, a equipe da loja do BBW já iniciou alguns movimentos para facilitar o processo. Infelizmente, isso significa algumas mudanças para os desenvolvedores que possuem apps na loja e os usuários que ainda fazem o uso dos apps.

Sim, eu ainda não falei disso aqui no blog pois o BlackBerryMagazine é muito influenciado e nós acabamos sendo umas das fontes mais confiáveis sobre BlackBerry no Brasil e, algumas matérias nós não destacamos aqui para não assustar o pessoal de primeira viagem. Esta notícia ainda irei postar aqui, mas aproveito pra dizer que não é o fim do mundo e a BlackBerry não vai morrer. Podem continuar usando seus aparelhos normalmente… logo irei falar sobre isso em um artigo mais completo, quem sabe até um videocast sobre esse assunto…

Bem, Um novo e-mail começou a sair destacando essas mudanças da BBW, eu recebi hoje, sei que atrasado, mas chegou:

Prezado BlackBerry World Vendor

Desejamos informa-l de que algumas mudanças na BBW que podem afetá-lo nos próximos meses.

A partir de 1º de abril de 2018, o BlackBerry World se deslocará para uma loja exclusiva. O resultado dessa mudança significa que o BBW deixará de hospedar conteúdo pago e todos os mecanismos de compra serão desativados (como se funcionasse bem isso)

Se você quiser continuar a distribuição no BBW sem nenhum custo, altere o seu conteúdo para “livre” fazendo login no Portal do desenvolvedor.

Qualquer conteúdo pago não mudado para gratúito será removido da loja do BBW em 31 de Março de 2018. Algumas outras coisas a observar são:

  • Para fornecedores com apenas conteúdo gratuito, não há nenhuma ação necessária para as alterações descritas acima. Continuaremos hospedando e distribuindo seu conteúdo gratuito como fazemos hoje.
  • Você pode alterar seu conteúdo pago para gratuito e re-listar o app a qualquer momento.
  • Se você optar por permanecer na loja, você poderá continuar monetizar seus apps, no entanto, o mecanismo de pagamento precisará viver dentro do seu próprio app, isso significa que qualquer suporte para pagamentos, reembolsos e etc… será suportado por você, não haverá divisão de receita exigida para fornecedores que optem por monetizar apps por conta própria.
  • Os reembolsos de conteúdo pago no BBW serão suportados até 30 de abril de 2018.
  • Os clientes ainda poderão acessar o conteúdo que pagaram antes das alterações acima mencionadas

Agradecemos pelo tempo de prestação de serviço como fornecedor de apps para nossa loja e estamos a disposição para quaisquer perguntas.

Obrigado, BlackBerry Storefront Team.

Não vou precisar dizer de que vai ser um problema para alguns desenvolvedores que ainda hospedam conteúdo e apps pagos na loja e apoiam a plataforma, pois precisarão mudar seus apps para continuar tirando dinheiro com eles, e realmente ele vai remover qualquer quantidade restante de desenvolvedores incentivados que tiveram a paciência de permanecer até então como apoiador da causa e tentar manter a marca ativa e o sistema BB10 também ativo.

É uma pena que essa notícia vá afetar muito a plataforma do BB10.

Enfim, vamos levando…

Comente galera !!

Malluco

Profissional de tecnologia há 23 anos, programador e webdeveloper nas horas vagas, técnico em eletrônica fulltime, designer, curioso e meio malluco. Uma boa cerveja faz parte do seu DNA e não nega pra ninguém.

banner-bbmagazine-blackbooster